Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Mestrado em Administração e Gestão da Educação

Nos últimos anos, a formação especializada tem vindo a ser reconhecida não só como um fator fundamental de construção da profissionalidade docente, mas também como um requisito necessário para o exercício de funções particularmente exigentes e complexas, como é o caso, entre outras, das funções de Diretor e de Coordenador de Departamento.

Neste processo de reconhecimento profissional e normativo da formação especializada, a administração educacional têm sido recorrentemente privilegiada, tendo em conta a relevância indiscutível para o exercício competente e sustentado das múltiplas funções que a profissão docente reclama – hoje mais do que nunca.

O curso está preliminarmente acreditado pela A3ES.

Para efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o presente curso releva como curso de formação especializada para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham pelo menos cinco anos de serviço docente.

Destaca-se a acreditação do curso de formação especializada em Administração e Gestão Educacional pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo de acreditação: CCPFC/CFE-3130/17), conferindo a parte curricular de mestrado 12 créditos para efeitos de formação contínua.

30 vagas totais para candidatura.

duração de 2 anos

Anúncio nº 164/2018, Diário da Républica, 2ª série nº 184, 24 de setembro de 2018

Coordenação:

 

Sandra Fernandes (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

No sentido de promover, nos seus alunos, as competências pessoais e profissionais necessárias ao desenvolvimento de respostas eficazes perante as crescentes e mais complexas solicitações do mercado de trabalho (quer em termos de investigação quer de práticas de intervenção), este ciclo de estudos oferece uma formação que alia a transmissão de conhecimentos científicos sólidos a situações práticas e reais dos contextos de trabalho. É dada uma especial atenção à gestão em contexto educacional e em todos os procedimentos que se encontram adstritos a essa prática.

Destaca-se a acreditação do curso de formação especializada em Administração e Gestão Educacional pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo de acreditação: CCPFC/CFE-3130/17), conferindo a parte curricular de mestrado 12 créditos para efeitos de formação contínua.

O que dizem os nossos alunos

    Cidália Correia

Atualmente encontro-me a frequentar o Mestrado em Administração e Gestão Escolar (MAGE). Admito que é com satisfação que, como ex-aluna de licenciatura em Matemática Educacional, da Universidade Portucalense, frequento novamente esta instituição de ensino superior, onde prevalece a exigência, o rigor, a par de um ensino de proximidade. Acrescento ainda que, enquanto docente, encaro este Mestrado como sendo uma mais-valia, quer a nível de realização pessoal como a nível profissional, seja na aquisição de conhecimentos ou a nível da investigação, já que me desafia para atingir novos objetivos.

    Paula Asnes

O Mestrado em Administração e Gestão da Educação permite aos seus alunos aprofundar os seus conhecimentos na área da administração escolar. É uma mais valia para professores que exercem cargos nas estruturas intermédias e nas direções das escolas. A dinâmica deste mestrado está muito bem organizada. Aqui, os alunos sentem que os seus trabalhos são valorizados! Há uma grande proximidade na relação professor-aluno e um excelente acompanhamento nos trabalhos.

    Ezequiel Tavares

Nos tempos que correm, à docência é exigida qualidade científica, pedagógica, didática e, também, conhecimentos e capacidade de gestão e administração da educação. Ser professor é também partilhar a gestão e administração da organização escolar. O professor atual tem que pensar a educação, partilhar e negociar com os seus pares sendo que, para isso, tem que ter competências de liderança. O MAGE é uma excelente oportunidade para a formação de lideranças intermédias e de topo porque se afigura como um "tempo" útil e oportuno para "pensar" a educação e suas formas de gestão. O aluno do MAGE tem uma magnifica oportunidade para construir um saber fundamentado, aprender a refletir, a investigar, a conceber e implementar projetos de investigação.

     Manuela Unas

O curso de Mestrado em Administração e Gestão da Educação é uma excelente oportunidade de formação especializada para os professores, agregados aos diferentes agrupamentos escolares, sobretudo aqueles que exercem funções de liderança seja ela, enquanto direção de um agrupamento de escolas, ou enquanto coordenação intermédia. Este curso tem um formato de ensino e aprendizagem muito personalizado e permeável aos diferentes contextos profissionais nas escolas promovendo a possibilidade de realizar um estudo motivante, espontâneo / natural e de acordo com o interesse de investigação do aluno. Acresce às qualidades apontadas, a oportunidade dos alunos aprenderem com docentes experientes, motivadores e disponíveis permitindo ao aluno uma maior segurança e à vontade na prossecução dos seus trabalhos.
Professora e Coordenadora do Departamento de Educação Especial, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I – Vila Nova de Famalicão.
Coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)

O que dizem os nossos docentes

    Andreia Gouveia

O nosso Mestrado de Administração e Gestão da Educação forma quadros especializados capazes de desempenhar funções administrativas e pedagógicas que promovam a melhoria da qualidade e eficiência das instituições educacionais a que pertencem. O conhecimento é partilhado num ambiente descontraído e de grande proximidade que permite aos alunos adquirir aprendizagens no domínio da teoria organizacional escolar e da administração dos sistemas educativos, a partir das suas próprias experiências e vivências. Tendo por base a investigação mais recente na área da Administração e da Gestão da Educação, as aulas são organizadas para que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam analisar as estruturas organizativas educacionais e desenvolvam estratégias de concretização de objectivos, comunicação e aplicação de diferentes instrumentos de gestão escolar capazes de fazer face aos mais diversos desafios da profissão. Os nossos estudantes procuram-nos porque querem ser melhores profissionais com conhecimentos mais atualizados, querem progredir na carreira ou têm ambições de administrar ou gerir uma instituição. Aqui formamos profissionais competentes e audazes, capazes de liderar equipas, concretizar projetos, fazer mais, melhor e diferente.

    Eusébio Machado

O nosso Mestrado em Administração e Gestão da Educação tem sido uma excelente oportunidade para capacitar diversos agentes educativos, em particular professores, para o exercício das mais variadas funções numa área cada vez mais complexa. A "administração e a gestão" da educação exige um perfil com elevado grau de especificidade, porque um gestor nesta área deve ser um líder pedagógico, um líder de projetos, um líder de pessoas. É este o principal cunho que conferimos ao nosso Mestrado. Eu, enquanto docente, procuro sempre partir das realidades concretas e motivar os nossos alunos para olhar para educação a partir das ferramentas teóricas que fornecemos. A minha experiência, ao longo dos anos, mostra que os nossos estudantes ficam mais capacitados para refletir e investigar nos seus próprios contextos de trabalho - e essa será, seguramente, a mais-valia que qualquer formação pretende, na medida em que é a base da autonomia, da iniciativa e da capacidade de visão.

Após a UPT

    José Ascenso

A qualidade do MAGE - Mestrado em Administração e Gestão da Educação - da Universidade Portucalense é de primeira grandeza em Portugal. Não tenho quaisquer dúvidas em afirmar que, neste segmento do saber, é a melhor e a mais qualificada oferta do País. A aproveitar positivamente, quer pelos graduados pós-Bolonha, quer pelos graduados pré-Bolonha. E em benefício de mais e melhor Educação em Portugal. Com o MAGE da Universidade Portucalense teremos novas gerações em melhores Escolas”.
Sindicalista. Ex-Diretor Pedagógico da Escola da Criança "Fernando Sylvan", Díli, Timor-Leste

 

 

Saídas Profissionais

Direção, coordenação, avaliação de desempenho e gestão da formação e educação.

Objetivos

São objetivos do 2º Ciclo de estudos em Administração e Gestão da Educação:

- Qualificar para o exercício das de administração e de gestão em educação no que respeita às funções de direção e de gestão pedagógica, administrativa e financeira dos estabelecimentos de educação e de ensino.

- Compreender as dinâmicas organizacionais das escolas segundo uma perspetiva científica e em função dos principais modelos e teorias de análise da organização escolar.

- Aplicar as metodologias de investigação científica com vista ao estudo dos processos e práticas de organização, liderança e gestão administrativa e pedagógica dos estabelecimentos de educação e de ensino.

- Desenvolver capacidades de inovação educacional e de intervenção em contexto educativo e escolar, tendo em conta os contributos da investigação em educação.

- Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, segundo uma perspetiva de desenvolvimento profissional. 

 

Diploma ou certificado conferido

O Mestrado releva para efeitos de progressão na carreira, nos termos do art.º 54 do Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário).

Investigação

Linha 1 - Gestão e inovação no contexto escolar

Nesta linha, a investigação está orientada para a relação entre a gestão e a inovação, dando particular destaque a temáticas como os modelos de gestão escolar, estratégias de combate ao insucesso escolar e formação de professores.

Linha 2 - Avaliação em contexto educativo

Nesta linha, a temática aglutinadora é a avaliação, considerando três vertentes: avaliação de escola/institucional, avaliação de aprendizagens e avaliação de desempenho docente.

Linha 3 - Autonomia, gestão e liderança

Nesta linha são desenvolvidos projetos orientados para as temáticas da liderança, gestão de conflitos e relações escola/família.

A investigação científica produzida no âmbito do 2º ciclo de estudos em Administração e Gestão da Educação está associado ao Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense (INPP) da Universidade Portucalense, que apresenta duas unidades de investigação – Cognitive Development Lab e o Therapeutic Innovation Lab.

Mais informação disponível em: https://inpp.upt.pt

Projetos em curso

  • "Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos"(PTDC/CED-DG/28570/2017). Investigadora Principal: Maria Assunção Flores (Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, Universidade do Minho). Membros da Equipa de Investigação da UPT: Sandra Fernandes (INPP, Universidade Portucalense).
  • "Aprendizagem profissional colaborativa de Professores" (Proyecto Fondecyt 1150596). Investigadora Principal: Beatrice Avalos (Universidade do Chile, Chile) & Maria Assunção Flores (Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, Universidade do Minho). Membros da Equipa de Investigação da UPT: Sandra Fernandes (INPP, Universidade Portucalense) e Eusébio André Machado (CIEC, Universidade do Minho).

Outros projetos no âmbito do centro de investigação INPP (Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense): http://inpp.upt.pt

Contactos

Os candidatos podem obter informações relativas ao curso através:

Coordenação:  mest.AdminGestEdu@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

6º feira das 18h00-22h00 e sábado das 9h00-13h00

Parcerias

A UPT tem vários Protocolos estabelecidos com Centros de Formação de Associação de Escolas da Região Norte do país, nomeadamente:

  • Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel
  • Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia
  • Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente
  • Centro de Formação de Basto
  • Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos
  • Centro de Formação de Associação de Escolas MarcoCinfães
  • Centro de Formação de Associação de Escolas Sebastião da Gama
  • Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente
  • Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul

Plano de Estudos 2019/2020


1º Ano, 1º Semestre

1º Ano, 2º Semestre

2º Ano, Anual

Seminário de Orientação
10 ECTS 45 S 45 Total
OP Dissertação
50 ECTS 75 OT 75 Total
OP Estágio
50 ECTS 75 OT 75 Total
OP Projeto
50 ECTS 75 OT 75 Total

TP: Ensino Teórico-Prático   

TC: Trabalho de Campo   

OT: Orientação Tutorial   

S: Seminário   

OP: Opcional

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Outras informações

Destaca-se a acreditação do curso de formação especializada em Administração e Gestão Educacional pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo de acreditação: CCPFC/CFE-3130/17), conferindo a parte curricular de mestrado 12 créditos para efeitos de formação contínua.

Requisitos de ingresso

No ingresso à candidatura ao curso de Administração e Gestão da Educação rege-se pelas condições previstas no n.º1 do artigo 17 D.L. .º 74/2006 de 24 de março alterado pelo D.L n.º 107/2008 de 25 de junho e pelo D.L. n.º 115/2013 de 7 de agosto.

Corpo docente


DocenteEmail
Andreia dos Santos Gouveiaagouveia@upt.pt
Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo Mirandaccostalobo@upt.pt
Maria das Dores Formosinho Simõesmsimoes@upt.pt
Marta Cristina Lopes Abelhamabelha@upt.pt
Sandra Raquel Gonçalves Fernandessandraf@upt.pt

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 169,00 Euros

Seguro: 30,00 Euros

Matrícula: 315,00 Euros

Inscrição curricular anual: 315 Euros (180,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 354,60 Euros

- Pagamento 5 + 5 meses: 390 Euros/mês

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.783,00 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%.

Valor do ECTS: 65,00 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)