Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

O 2º ciclo de estudos em Psicologia Clínica e da Saúde pretende contribuir para o desenvolvimento profissional dos Psicólogos, de acordo com as diretrizes internacionais da EuroPsy, Certificação Europeia em Psicologia, e da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com vista à normalização da formação e da entrada no mercado de trabalho, tanto a nível nacional quanto europeu.

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Psicologia Clínica e da Saúde compreende 120 ECTS e uma duração de 2 anos divididos por 4 semestres, correspondendo 60 ECTS a cada ano e 30 ECTS a cada semestre. Nos termos do plano de estudos definido, o 2º ciclo de estudos em Psicologia Clínica e da Saúde integra:

a) um conjunto organizado de doze unidades curriculares, distribuídas pelas diferentes áreas científicas, a que corresponde 60 ECTS, distribuídos equitativamente pelos 1º e 2º semestres;

b) Uma dissertação de natureza científica que corresponde a um total de 30 ECTS, que será desenvolvido nos 3º e 4º semestres;

c) Um estágio a que corresponde uma totalidade de 30 ECTS, que terá lugar nos 3º e 4º semestres.

30 vagas totais para candidatura.

duração de 2 anos

Coordenação:

Ana Conde (PhD)

 

 

Porquê escolher este curso?

O Mestrado em Psicologia pretende garantir: a continuidade de formação aos licenciados em Psicologia; o cumprimento das diretrizes emanadas do espaço europeu; competências que habilitem para a prática profissional e favorecer a mobilidade dos Psicólogos em espaço europeu. No sentido de promover as competências necessárias ao desenvolvimento de respostas eficazes perante as solicitações do mercado de trabalho, este ciclo de estudos oferece uma formação que alia a transmissão de conhecimentos científicos sólidos a situações práticas e reais dos contextos de trabalho.

O que dizem os nossos estudantes

     Pedro Martins

Escolhi o mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Portucalense e não poderia estar mais seguro da minha decisão. Após uma excelente experiência letiva no primeiro ano, com turmas reduzidas e uma metodologia de ensino direcionada para o aluno e lecionada de forma dinâmica, encontro-me agora a realizar o estágio curricular e a dissertação final de mestrado. O apoio prestado pelos docentes é de regime semanal e satisfaz qualquer dúvida ou necessidade que o estudante possa ter. Desta forma, a sensação de suporto é constante e a perspetiva de sucesso é elevada.

     Inês Ferreira

Optei por psicologia, porque, desde cedo, tinha essa ambição e acho um curso bastante interessante e completo. Escolhi, para a minha formação, a Universidade Portucalense devido ao seu rigor de ensino e docentes de excelência e, neste momento, encontro-me no mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde, com a certeza de que foi a melhor escolha que poderia ter feito. A proximidade entre docentes e alunos é enorme, o que nos possibilita uma ótima experiência académica e maior facilidade na aquisição de conhecimentos, aumentando, assim, a motivação para o alcance de melhores resultados.
Toda a minha experiência académica tem sido positiva e cada vez com melhores resultados, pelo que me sinto cada vez mais próxima de me realizar como profissional da psicologia, algo que já há muito tempo idealizava, tendo sido fundamental todo o suporte que aqui encontrei. Neste sentido, faço um balanço bastante positivo do meu trajeto académico, não tendo qualquer tipo de arrependimento e, com toda a certeza, que não poderia ter escolhido melhor área e melhor Universidade para a minha formação!

     Catarina Mendonça

Sou a Catarina Mendonça, e frequento o primeiro ano do mestrado de psicologia clínica e da saúde.
Fiz a licenciatura nesta instituição e devido à qualidade de ensino, às unidades curriculares do mestrado e à disponibilidade de apoio e exigência dos docentes para connosco decidir tomar a decisão de ingressar no mestrado e continuar na universidade. Sem dúvida que recomendo o mestrado, pois prepara-nos para sermos ótimos profissionais, potencia a exploração dos nossos interesses e permite um desenvolvimento completo na área da psicologia clínica e da saúde.

Paula Catarina Fernandes

Estar a frequentar o Mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde na Universidade Portucalense e tem sido fantástico. Aliás, terminei a minha licenciatura nesta mesma instituição e logo decidi que era nela que queria continuar. Os docentes são dedicados aos alunos e exigem dos alunos essa mesma dedicação, o que é ótimo pois motiva-nos a tentar fazer sempre melhor. Tenho aprendido bastante ao longo destes anos e orgulho-me de poder fazer parte desta instituição, que não só, tem ótimos docentes como funcionários.
 

O que dizem os nossos ex-estudantes

     Márcia Silva

Ingressar no Mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde na Universidade Portucalense, tem sido uma experiência excelente. Considero estar a adquirir todas as competências necessárias para entrar no mundo do trabalho, podendo sempre contar com o apoio de um corpo docente de excelência. Desde o início deste meu percurso, que tenho encontrado docentes dedicados, exigentes e competentes. Encontrando-me, agora, na fase final deste percurso, considero ter feito a escolha certa, quer no que diz respeito ao curso, quer no que se refere ao estabelecimento de ensino.

   Stéphanie Silva

A paixão pela área da Psicologia Clínica e da Saúde foi o que me levou a eleger este Mestrado na Portucalense, privilegiando a variedade e versatilidade de conteúdos programáticos, cuja sua credibilidade e mensagens transmitidas pelos docentes, ao longo do mesmo proporcionaram-me ver o futuro de uma outra forma e com outra intensidade.

 

Saídas Profissionais

O Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde permite a prática profissional, nomeadamente em:

  • Agrupamentos de escolas
  • Associações científicas
  • Associações recreativas, culturais e sociais
  • Câmaras municipais
  • Centros reabilitação
  • Comissões de Protecção de Crianças e Jovens
  • IPSS
  • Gabinetes de apoio psicoterapêutico
  • Hospitais, clínicas e centros de saúde
  • Projetos de intervenção comunitária

Algumas saídas profissionais (vídeos):

Objetivos

São objetivos de aprendizagem do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, o estudante ser capaz de:

- Planear e construir um projeto de investigação, selecionando de acordo com os objetivos de estudo a metodologia de recolha e análise de dados, quantitativa e/ou qualitativa, mais ajustada e aplicando procedimentos de análise de dados, nomeadamente testes estatísticos ou análise de conteúdo, em função das características dos dados

- Avaliar as propriedades psicométricos dos instrumentos de avaliação psicológica

- Realizar um processo de validação de um instrumento psicométrico

- Aprofundar os principais contrutos teóricos inerentes aos modelos cognitivo-comportamentais, humanistas, psicodinâmicos e sistémicos, bem como conhecer diferentes qualidades, atitudes e estratégias de intervenção usadas pelos terapeutas destas diferentes orientações teóricas

- Saber aplicar os princípios teóricos inerentes a cada modelo na análise de casos e no planeamento de objetivos e estratégias de intervenção

- Desenvolver um raciocínio ético adequado, fazendo uso do código deontológico do Psicólogo

- Dominar os procedimentos de avaliação psicológica e as competências de entrevista de avaliação em diferentes quadros de perturbação psicopatológica e diferentes quadros de saúde, tendo em consideração a sua especificidade de utilização com crianças, adultos e em contextos geriátricos

- Elaborar relatórios psicológicos

- Planear intervenções psicológicas no âmbito da saúde, stress e coping, no âmbito da doença e da dor e no âmbito da promoção do bem-estar e da qualidade de vida

- Avaliar eficácia e eficiência das intervenções

Cursos de continuidade

Doutoramento em Psicologia Clínica e Aconselhamento.

Diploma ou certificado conferido

O grau de mestre em Psicologia é conferido aos que obtiverem aprovação em todas as unidades curriculares do plano de estudos, num total de 120 ECTS.

Investigação

O Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde ancora o seu trabalho científico e pedagógico nas linhas de investigação desenvolvidas pelos diferentes docentes e investigadores, e integradas no INPP - Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense. O INPP inclui dois laboratórios, o Cognitive Development Lab (CDL) e o Therapeutic Innovation Lab (TIL).

Este ciclo de estudos enquadra-se particularmente no TIL, que suporta os trabalhos de desenvolvimento de novos instrumentos para avaliar novas realidades e para desenvolver novas intervenções. Este laboratório apresenta duas estruturas de suporte: o Serviço de Psicologia Clínica e Aconselhamento e o Gabinete de Apoio ao Aluno. Ambas as estruturas partilham um objetivo comum: promoção da saúde e bem-estar, relativamente à comunidade interna ou externa (i.e., comunidade) à UPT.

As linhas de investigação desenvolvidas representam um contributo para a análise crítica e a compreensão de qualquer matéria situada na respetiva área de especialização, e não uma mera descrição de factos ou instituições.

Projetos em curso

Uma descrição detalhada dos projetos realizados ou em curso encontra-se na página de coordenação do mestrado em psicologia (via moodle) e na página online do INPP (https://inpp.upt.pt/).

A título de exemplo, poderão referir-se:

1) Reverting mild cognitive impairment using transcranial direct current stimulation (tDCS) as add-on for Cognitive Training (CT) - POCI-01-0145-FEDER-030280

2) Changing the course of social anxiety in adolescence: What works, why, and for whom - C492522605-00087032

Contactos

Coordenação:  mest.Psicologia@upt.pt)

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

A estabelecer, tendo em consideração a sua concentração em dois dias consecutivos semanais.

Parcerias

Uma descrição detalhada das parcerias institucionais externas que interagem com o curso encontra-se na página de coordenação do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, no moodle.

Plano de Estudos 2019/2020


1º Ano, 1º Semestre

1º Ano, 2º Semestre

2º Ano, Anual

Dissertação
30 ECTS 120 OT 120 Total
Estágio Supervisionado
30 ECTS 120 OT 120 Total

TP: Ensino Teórico-Prático   

OT: Orientação Tutorial   

S: Seminário   

Outras informações

Requisitos de ingresso

O acesso à candidatura ao curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde obriga a que apenas sejam aceites como candidatos ao 2º ciclo de estudos em Psicologia os detentores de um 1º ciclo em Psicologia, ou equivalente legal definido nos pontos b), c) e d) do Art. 12.º do Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre, de acordo com as diretrizes propostas pelo Europsy com vista à normalização da formação e da entrada no mercado de trabalho, tanto a nível nacional quanto europeu, assim como a Lei Nº 57/2008, de 4 de setembro - Ordem dos Psicólogos.

Corpo docente


DocenteEmail
Alexandra Maria Dantas Castro Araujo Mendesamaraujo@upt.pt
Ana Albertina Fernandes Palheiros Condeanac@upt.pt
Ana Maria de Jesus Xavieraxavier@upt.pt
Isabel Cerca Miguelisabelm@upt.pt
Joana Maria Ribeiro da Silvajoanas@upt.pt
Lara Sofia Nascimento Palmeiralarap@upt.pt
Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo Mirandaccostalobo@upt.pt
Maria Francisca Farinhas de Rebocho Lopesfrancisca@upt.pt
Maria Xavier Araujomaraujo@upt.pt
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedomricou@upt.pt
Paula Emanuel Rocha Martins Vagospvagos@upt.pt
Paulo Renato Cardoso de Jesuspauloj@upt.pt
Sara Margarida Soares Ramos Fernandessarab@upt.pt

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 169,00 Euros

Seguro: 30,00 Euros

Matrícula: 315,00 Euros

Inscrição curricular anual: 315 Euros (180,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 354,60 Euros

- Pagamento 5 + 5 meses: 390 Euros/mês

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.783,00 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%.

Valor do ECTS: 65,00 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)