Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Licenciatura em Relações Internacionais

O curso de 1º ciclo em Relações Internacionais oferece aos estudantes uma formação inovadora: a possibilidade de uma especialização em Diplomacia e Estudos de Área ou a do desenvolvimento de competências numa outra área científica que não a dominante da sua licenciatura.

Assim, os alunos, ao optarem por um conjunto de unidades curriculares numa área específica, obtêm um dos possíveis minors em Economia, Gestão, Direito ou Turismo. Alternativamente, se a sua seleção se concentrar em unidades da área científica das RI, concluem com uma especialização em Diplomacia e Estudos de Área.

Para além desta cooperação disciplinar, o tronco comum do curso engloba várias UC da área científica das Relações Internacionais, ministradas por um corpo docente altamente qualificado, jovem e dinâmico. 

A mobilidade internacional dos estudantes, nomeadamente no âmbito do Programa Erasmus, é incentivada atendendo à sua relevância para os futuros internacionalistas. Vários workshops e outras formações são regularmente organizadas, tendo em vista o enriquecimento curricular dos licenciados em RI da UPT. Destes eventos, pode destacar-se a organização das semanas culturais que incluem um contacto próximo com diplomatas de carreira e de simulações das Nações Unidas - a título de exemplo.

 

40 vagas totais para candidatura.

duração de 3 anos

Anúncio n.º 155/2016 in Diário da República, 2.ª série — N.º 119 — 23 de junho de 2016

Coordenação:

André Pereira de Matos (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

Com um mundo crescentemente globalizado, o mercado de trabalho internacional contemporâneo exige especialização, mas valoriza simultaneamente a flexibilidade e variedade de competências que tornam o internacionalista especialmente apto para enriquecer a organização onde se insira e a sua projeção internacional.

O curso em Relações Internacionais da Universidade Portucalense tem em consideração este cenário e, através da sua estrutura, corpo docente e atividades complementares, prepara internacionalistas que se apresentem ao mercado de trabalho com um conjunto de competências transversais que tornam o seu perfil mais atrativo para os empregadores.

Um licenciado em RI com conhecimentos de Economia ou Gestão poderá mais facilmente integrar os quadros de uma empresa multinacional, enquanto que um minor em Direito o habilita para um trabalho mais especializado numa Organização Internacional ou em órgãos estatais. Alternativamente, a opção pelos ECTS do minor em Turismo combina conhecimentos nesta área científica com uma dimensão internacional fundamental para aqueles que se interessem pela atividade económica turística em constante crescimento e consolidação ao nível mundial.

A transversalidade desta formação ajudará também aqueles que estejam interessados em prosseguir a sua carreira académica e profissional na área diplomática. O internacionalista conhece a realidade política, social, económica e cultural das várias regiões do mundo e essa sensibilidade é crucial nos dias atuais em que a crescente integração e interdependência a vários níveis promove a negociação e a interação entre diferentes culturas.

Adicionalmente, as parcerias com entidades externas e a organização de eventos, workshops e outras formações complementares enriquecerão o perfil dos nossos licenciados, que ficarão especialmente aptos para integrar o marcado de trabalho internacional.

O que dizem os nossos alunos

    Sara Fernandes

Sou aluna de Relações Internacionais na Universidade Portucalense. Não me arrependo desta decisão de maneira alguma. E, desde já quero referir que a cada dia que passa mais surpreendida fi co com a dedicação que todos os docentes têm no que toca a preparar-nos para mundo do trabalho. São inúmeras as oportunidades extracurriculares que temos ao nosso dispor o que, como é óbvio, enriquece bastante o nosso currículo. A cada dia que passa os meus horizontes vão-se expandindo e tenho muito orgulho quando digo que a UPT se tornou a minha segunda casa!

    Patrícia Caetano

Alguns dos aspectos que me motivaram para escolher o curso de Relações Internacionais, na Universidade Portucalense, foi a vasta abrangência interdisciplinar e a possibilidade de realizar um minor.

     Luca Pinhal

Frequento o curso de Relações Internacionais na Universidade Portucalense. Desde o início da minha licenciatura que estou satisfeito com a prestação da faculdade, pelo motivo que se resume nas suas instalações acolhedoras, e com o curso em si, pois baseia-se no que realmente eu esperava aquando da candidatura. Existem várias cadeiras especializadas para cada uma das saídas profissionais que este curso abrange e as minhas expectativas, tal como as dos meus colegas de curso, são elevadas no que concerne ao ingresso do mercado de trabalho e à vida profissional.

     Inês Duarte

Frequento o 2º ano da licenciatura de Relações Internacionais na Universidade Portucalense e não poderia estar mais satisfeita com o curso e com a universidade. O curso, com as suas vastas área de saídas profissionais, oferece-nos imensas oportunidades para enriquecermos o nosso Curriculum Vitae de experiências e aprendizagens. A preocupação da universidade com a organização de eventos e atividades para o desenvolvimento de Soft Skills tem sido preponderante para a nossa preparação para os novo desafios do mercado de trabalho.

Testemunho de aluna

 

Saídas Profissionais

Possíveis saídas profissionais:

Carreira diplomática

Organizações internacionais (incl. instituições europeias)

Empresas multinacionais

Administração pública

Comunicação social

Investigação

Consultoria

Banca

Ordem dos Despachantes Oficiais

Inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras 

Algumas saídas profissionais (vídeos):

Objetivos

Com o Curso em RI, pretende-se que os alunos adquiram e desenvolvam conhecimentos e competências correspondentes ao nível 6 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao longo da vida que lhes permitam:
 
  • Dominar a implementação dos métodos e técnicas específicos das RI;
  • Compreender, descrever e avaliar criticamente as dinâmicas políticas, económicas e socioculturais regionais e internacionais contemporâneas;
  • Analisar acontecimentos internacionais à luz dos enquadramentos teóricos e conceptuais da disciplina;
  • Desenvolver competências de comunicação intercultural, técnicas de negociação e práticas diplomáticas;
  • Avaliar crítica e comparativamente políticas externas e conhecer as estruturas e o funcionamento das organizações internacionais;
  • Cruzar conhecimentos em RI com outros domínios científicos, como o Direito, a Economia, a Gestão e o Turismo, reforçando as suas competências transversais e valorizando o seu perfil para contextos profissionais internacionais.

Provas de ingresso

Pode candidatar-se o estudante que satisfaça cumulativamente as seguintes condições:

a) Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;

b) Ter aproveitamento a uma das seguintes provas de ingresso: Português ou História ou Inglês.

Estão ainda previstas as situações de candidatura por mudança de par instituição/curso, candidatura para titulares de curso superior, candidaturas ao abrigo do regime dos maiores de 23 anos e pelo regime de estudantes internacionais.

Cursos de continuidade

Mestrado em Direito

Mestrado em Direito Europeu e Comparado

Mestrado em Gestão

Mestrado em Turismo e Hospitalidade

Diploma ou certificado conferido

Um dos seguintes certificados, de acordo com o percurso do aluno:

- Licenciatura em Relações Internacionais com especialização em Diplomacia e Estudos de Área.

- Licenciatura em Relações Internacionais com minor em Direito.

- Licenciatura em Relações Internacionais com minor em Economia.

- Licenciatura em Relações Internacionais com minor em Gestão.

- Licenciatura em Relações Internacionais com minor em Turismo.

Investigação

As linhas de investigação são desenvolvidas no IJP - Instituto Jurídico Portucalense http://www.ijp.upt.pt/, o centro de investigação Científica em Ciências Jurídicas da Universidade Portucalense.

O IJP foi acreditado na avaliação da FCT e da Fundação Europeia para a Ciência (ESF), sendo considerado um pólo dinamizador de desenvolvimento económico e cultural da cidade do Porto.

O IJP privilegia uma abordagem integrada e empírica à investigação científica em vários domínios, incluindo as Ciências Jurídicas, as Relações Internacionais e a Economia, contando com uma equipa internacional e multidisciplinar.

Contactos

Coordenação:  lic.ri@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Diurno

Parcerias

 

 

 

Plano de Estudos 2019/2020


1º Ano, 1º Semestre

Estatística e Análise de Dados
5 ECTS 60 TP 60 Total
Inglês B1.1
5 ECTS 60 TP 60 Total
Introdução à Economia
5 ECTS 60 TP 60 Total
Introdução ao Direito
8 ECTS 45 T 30 PL 75 Total

1º Ano, 2º Semestre

Direito Internacional Público
6 ECTS 30 T 30 PL 60 Total
Inglês B1.2
5 ECTS 60 TP 60 Total

2º Ano, 1º Semestre

Ciência Política
7 ECTS 45 T 30 PL 75 Total
Direito da União Europeia
5 ECTS 30 T 30 PL 60 Total
Inglês B2.1
6 ECTS 60 TP 60 Total

2º Ano, 2º Semestre

Geoestratégia e Recursos
6 ECTS 60 TP 60 Total
Inglês B2.2
6 ECTS 60 TP 60 Total
Organizações Internacionais
6 ECTS 60 TP 60 Total

3º Ano, 1º Semestre

Empreendedorismo
5 ECTS 45 TP 45 Total
Estudos da Paz e da Segurança
6 ECTS 60 TP 60 Total
Inglês C1.1
6 ECTS 60 TP 60 Total
OP Desenvolvimento Económico
5 ECTS 45 TP 45 Total
OP Estudos Europeus
5 ECTS 60 TP 60 Total
OP Gestão de Pessoas
5 ECTS 45 TP 45 Total
OP Psicologia das Organizações
5 ECTS 45 TP 45 Total

3º Ano, 2º Semestre

Análise de Política Externa
6 ECTS 60 TP 60 Total
Inglês C1.2
6 ECTS 60 TP 60 Total
OP Controlo de Gestão
5 ECTS 45 TP 45 Total
OP Estudos Africanos
5 ECTS 60 TP 60 Total
OP Estudos Americanos
5 ECTS 60 TP 60 Total
OP Estudos Asiáticos
5 ECTS 60 TP 60 Total
OP Gestão de Negócios Internacionais
5 ECTS 45 TP 45 Total
OP Planeamento Empresarial
5 ECTS 45 TP 45 Total

T: Ensino Teórico   

TP: Ensino Teórico-Prático   

PL: Ensino Prático ou Laboratorial   

S: Seminário   

OP: Opcional

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Outras informações

O 1º Ciclo de Estudos em Relações Internacionais é bilingue, pelo que algumas das Unidades Curriculares serão lecionadas exclusivamente em Inglês.

No 3º Ano, os estudantes terão que optar por uma área específica, tendo cada uma um conjunto associado de unidades curriculares:

  • Minor em Economia
  • Minor em Gestão
  • Minor em Direito
  • Minor em Turismo
  • Especialização em Diplomacia e Estudos de Área

Por favor consulte a  informação das unidades curriculares associadas a cada ramo.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)