Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Licenciatura em Informática

O curso de Informática tem como objetivo formar profissionais capazes de dominar o processo de conceção, desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas informáticos.

A solução informática é eficiente? É fiável? É fácil de usar? É segura? Tem o melhor desempenho? É suportada pelas mais modernas tecnologias? É a estas questões que os nossos licenciados em Informática sabem dar resposta, pois a licenciatura preocupa-se com o desenvolvimento de sistemas tecnológicos capazes de satisfazer as necessidades da sociedade.

 

40 vagas totais para candidatura.

duração de 3 anos

Anúncio n.º 209/2014 in Diário da República, 2.ª série — N.º 153 — 11 de agosto de 2014

Coordenação:

Isabel Seruca (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

Pretendes adquirir conhecimentos na área das tecnologias e desenvolver as tuas competências técnicas e humanas de modo a assegurares uma função de responsabilidade nas organizações do séc. XXI? És technology-oriented, tens gosto por aprender e explorar as novas tecnologias e de as aplicar em situações concretas? Então este é o teu curso. É ainda importante saberes que:

• O curso de Informática do DCT tem uma elevada taxa de empregabilidade, potenciada pela forte articulação do curso com o tecido empresarial e a inclusão de um estágio curricular;

• O nosso plano de curso segue as orientações de entidades de referência internacional em desenho curricular na área e está alinhado com as necessidades do mercado;

• Acreditamos que a Informática não é só tecnologia; valorizamos também as competências comportamentais, nomeadamente a comunicação, o trabalho em equipa, a responsabilidade social e as competências empreendedoras, desde o 1º dia em que chegas à UPT;

• Disponibilizamos uma oferta complementar ao plano de curso, e que inclui ciclos de seminários e workshops, participação em eventos tecnológicos e projetos internacionais;

• Fomentamos um relacionamento de proximidade com o aluno, de forma a entender as suas necessidades e aspirações de carreira;

• Ministramos ensino e formação reconhecidos há 30 anos, sendo os nossos licenciados e a sua colocação no mercado o melhor testemunho da nossa qualidade.

 

O que dizem os nossos alunos

    Vitor Silva

Como aluno do 3º ano do curso de Informática na UPT, desde o início pude sentir a relação de proximidade e de colaboração que existe entre os professores e os alunos num curso exigente e que tem a preocupação de desde cedo nos preparar para a realidade do mundo do trabalho, e onde as actividades como visitas a empresas e palestras de especialistas reconhecidos sobre os assuntos mais relevantes da actualidade são constantes.
Sendo um apaixonado pelo mundo dos computadores e das suas aplicações a quase todos os aspectos da vida do dia-a-dia, na UPT tive a oportunidade de, através das aulas e de diversos projetos, expandir imenso os conhecimentos acerca de áreas do saber e conceitos como a algoritmia e a programação em várias linguagens, estruturas e bases de dados, desenvolvimento para a web, sistemas operativos, redes e segurança informática, entre muitos outros.
Embora a vida na UPT não seja só estudar, a sua localização e instalações da qual destaco a biblioteca rodeada de espaços abertos tornam produtivas as sessões de trabalho e são propícias ao convívio entre todos os membros da comunidade.

    João Pereira

Durante o meu percurso no ensino secundário sempre tive certezas que queria a área de Informática. Após consulta de várias Universidades optei pela Portucalense, pois foi aquela que me deu a certeza de ser a melhor opção, quer nos conteúdos formativos, quer nas saídas profissionais.
Encontrei aqui um corpo docente fantástico, interessado e motivador, sempre com uma exigência formativa que prima pelo rigor, competência e inovação, com o objetivo de capacitar os estudantes com elevados conhecimentos nesta área.
A Portucalense promove também a apresentação dos alunos ao mercado de trabalho através das Empresas Parceiras. Verifiquei que, através deste processo, a Portucalense compreende melhor as suas necessidades e orienta o curso e os estudantes neste sentido facilitando a sua entrada no ecossistema profissional.
Estou muito satisfeito com a minha escolha!

Testemunho de aluno

 

Summer School "Low Code"

Summer School "Low Code"
OutSystems

O principal objetivo da Summer School foi fornecer formação nos diferentes aspetos de software “low code” que permite agilizar o processo de desenvolvimento de aplicações web e mobile, com apresentação de conceitos e da resolução de exercícios para uma melhor compreensão das temáticas. Das várias temáticas abordadas destaca-se a modelação de dados, o ciclo de vida de um ecrã, AJAX, Web Services, entre outras.

Depoimento de Aluno

“A OutSystems já se apresenta no mundo informático com o rótulo de unicórnio e tem vindo a evoluir de forma rápida e consistente. O core do produto consiste no desenvolvimento de Aplicações em formato web e mobile em low-code e tem captado a atenção de várias multinacionais que necessitam de plataformas eficientes e de rápida implementação.
De 25 a 28 de junho de 2019 a Universidade Portucalense teve a oportunidade de receber uma formação de iniciação na utilização da plataforma de desenvolvimento (OutSystems Studio). A formação teve uma trilha bastante lógica e o material fornecido foi extremamente intuitivo possibilitando a participação de elementos de várias áreas distintas, excluindo a perceção de conceitos informático mais específicos.
A alta capacidade e o poderoso motor por detrás da plataforma OutSystems permite a criação de várias funções complexas com meros cliques, conseguindo assim uma enorme vantagem sobre a programação convencional. Outra grande vantagem que sobressaiu é a utilidade desta forma inovada de desenvolvimento eficiente para a criação de protótipos."

 

José Rodrigues

Depoimento do Profissional Externo

"A formação OutSystems na UPT excedeu as minhas melhores expectativas. Como Formando profissional externo, focado no Fator Humano da Transformação Digital, acho da maior importância que a Universidade promova ações que chamem a participação de profissionais.
Qualquer interação entre indivíduos imersos nos mundos académico e profissional resulta em benefícios para todos.
Durante a interação com os alunos da UPT fiquei positivamente surpreendido com um perfil relativamente maduro, interessado, capaz de adquirir e criar novos conhecimentos e desafios para além da dimensão estritamente tecnológica.
O Formador Bruno Fonte teve um desempenho excelente, conseguindo adequar o conteúdo e equilibrar a dinâmica do grupo, dentro de um quadro de conteúdo de elevada exigência dirigido a um grupo de perfis diverso.
O conteúdo OutSystems é uma aposta adequada no ensino de Sistemas de Informação, permitindo focar mais a atenção na solução de problemas de negócio e reduzindo o esforço de codificação de baixo nível."

 

Vítor Mendes

Saídas Profissionais

Os profissionais em Informática ocupam cargos em departamentos de Sistemas e Tecnologias de Informação de grandes empresas e em empresas de desenvolvimento de software, podendo, no início de carreira, exercer funções de:

• Programador(a) de aplicações;

• Engenheiro(a) de software;

• Programador(a) de web sites e soluções multimédia;

• Administrador(a) de sistemas informáticos;

• Administrador(a) de base de dados.

 

Algumas saídas profissionais (vídeos):

Objetivos

O 1º ciclo de estudos em Informática visa formar profissionais capazes de dominar o processo de conceção, desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas informáticos. Os estudantes são preparados para desenvolver sistemas tecnológicos capazes de satisfazer as necessidades da sociedade atual e das organizações, com recurso às mais modernas tecnologias. Assegura-se, assim, que os estudantes dominem em simultâneo as áreas de modelação de sistemas informáticos, de programação e de base de dados, de redes e de segurança.

Provas de ingresso

Matemática A ou Matemática A e Física e Química

Cursos de continuidade

Mestrado em Informática, especializações:

Sistemas de Informação e Engenharia de Software

Contactos

Coordenação:  lic.informatica@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Plano de Estudos 2019/2020


1º Ano, 1º Semestre

Algoritmia e Programação
8 ECTS 30 TP 60 PL 90 Total
Matemática Discreta
6 ECTS 60 TP 60 Total
Oficina de Língua Portuguesa
3 ECTS 30 TP 15 S 45 Total
Organização de Empresas
5 ECTS 45 TP 45 Total

1º Ano, 2º Semestre

Álgebra Linear
6 ECTS 60 TP 60 Total
Análise Matemática
6 ECTS 60 TP 60 Total
Programação Orientada a Objetos
7 ECTS 30 TP 45 PL 75 Total
Redes de Computadores
4 ECTS 45 TP 45 Total
Sistemas de Informação
6 ECTS 30 TP 30 PL 60 Total

2º Ano, 1º Semestre

Estruturas de Dados
6 ECTS 30 TP 45 PL 75 Total
Laboratórios de Programação
6 ECTS 60 PL 60 Total
Linguagens e Tecnologias Web
6 ECTS 30 TP 30 PL 60 Total
Modelos Estatísticos
6 ECTS 30 TP 30 PL 60 Total

2º Ano, 2º Semestre

Algoritmia Aplicada
6 ECTS 30 TP 30 PL 60 Total
Fundamentos de Bases de Dados
6 ECTS 30 T 45 PL 75 Total
Sistemas Multimédia
6 ECTS 15 T 15 TP 30 PL 60 Total
Sistemas Operativos
6 ECTS 30 T 30 PL 60 Total
Sistemas Web
6 ECTS 30 TP 30 PL 60 Total

3º Ano, 1º Semestre

Empreendedorismo
5 ECTS 45 TP 45 Total
Engenharia de Software
7 ECTS 30 TP 30 PL 60 Total
Produção de Conteúdos Multimédia
6 ECTS 15 T 15 TP 30 PL 60 Total
Sistemas Distribuídos
6 ECTS 30 T 30 TP 60 Total
Tecnologias de Base de Dados
6 ECTS 30 T 30 PL 60 Total

3º Ano, 2º Semestre

Inteligência Artificial
5 ECTS 30 TP 30 PL 60 Total
Opção I
5 ECTS
Projeto
9 ECTS 30 TP 30 OT 60 Total
Segurança em Sistemas Informáticos
6 ECTS 30 TP 30 PL 60 Total
OP Internet das Coisas
5 ECTS 45 TP 45 Total
OP Visão por Computador
5 ECTS 45 TP 45 Total

T: Ensino Teórico   

TP: Ensino Teórico-Prático   

PL: Ensino Prático ou Laboratorial   

OT: Orientação Tutorial   

S: Seminário   

OP: Opcional

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Corpo docente


DocenteEmail
Abílio Fernando Costa Cardosoabilioc@upt.pt
Ana Maria da Silva Rebeloarebelo@upt.pt
Bruno Miguel Delindro Velosobrunov@upt.pt
Carla Mónica Santos Dias Pereiracarlasantos@upt.pt
Catarina Félix de Oliveiracatarina@upt.pt
Celestino Manuel Baptista de Macedo Alvescel@upt.pt
Fernando Joaquim Lopes Moreirafmoreira@upt.pt
João Manuel da Silva Carvalhojoao.carvalho@upt.pt
Joaquim Moreira da Silva Torresjmst@upt.pt
Julio Manuel Faceira Guedesfaceira@upt.pt
Manuel Joaquim de Sousa Pereiramanuelp@upt.pt
Maria Filomena Cerqueira Castro Lopesflopes@upt.pt
Maria Isabel Calapez Cabrita Leal Serucaiseruca@upt.pt
Maria Joao da Silva Costa Ferreiramjoao@upt.pt
Maria Paula Coutinho Dias Moraispmorais@upt.pt
Miguel Jorge Rodrigues de Magalhãesmiguelm@upt.pt
Natércia Felgueiras Seabra Durãonatercia@upt.pt
Paulo Jorge Gonçalves Gomespaulog@upt.pt
Pedro Jorge Nunes Ferreirapferreira@upt.pt
Sónia Rolland Sobralscrls@upt.pt
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)