Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Formação Aplicada em A União Europeia e suas políticas em prol da Democracia e dos Direitos Fundamentais

O presente curso intensivo “A União Europeia e suas políticas em prol da Democracia e dos Direitos Fundamentais” foi delineado como atividade integrante do “Módulo Europeu Jean Monnet: A União Europeia como actor global em prol da Democracia e Direitos Fundamentais” que pretende promover o conhecimento sobre a União Europeia numa vertente jurídica para um público-alvo constituído por licenciados em Direito em universidades brasileiras com interesse em prosseguir estudos de pós-graduação em Portugal.

O projeto educativo da UPT para o Departamento de Direito assenta na qualidade do ensino e da formação contínua, o curso intensivo “A União Europeia e suas políticas em prol da Democracia e dos Direitos Fundamentais” será mais uma aposta nessa formação.

25 vagas totais para candidatura.

duração de 1 mês

Coordenação:

Daniela Serra Castilhos

Porquê escolher este curso?

  • Será entregue um simples certificado de participação a todos os estudantes que obtiverem pelo menos 75% de presenças.
  • Os estudantes que pretendam um certificado com creditação de 8 ECTS, deverão elaborar de um trabalho escrito final, de caráter científico sobre uma das matérias do programa a ser avaliado pelos docentes do curso
  • Os participantes dos cursos, que cumprirem as exigências de presença e avaliação de conhecimentos, receberão um certificado, com atribuição de 8 ECTS, que poderá ser utilizado para equivalência às unidades curriculares do Mestrado em Direito na Universidade Portucalense.
  • É um curso cofinanciado pela União Europeia, portanto, tem um preço muito acessível em relação a qualidade do corpo docente, número de horas lecionadas e creditação.
  • Os melhores trabalhos de investigação poderão ser publicados da Revista Jurídica Portucalense

Saídas Profissionais

O curso pretende promover o conhecimento sobre a União Europeia numa vertente jurídica para um público-alvo constituído por licenciados em Direito em universidades brasileiras com interesse em prosseguir estudos de pós-graduação em Portugal. É possível admitir profissionais formados em outras áreas de conhecimento, bem como estudantes (consoante ao número de vagas disponíveis).

Objetivos

  • Estimular projetos de ensino, investigação e reflexão no campo dos estudos europeus;
  • Reforçar o conhecimento e a sensibilização dos estudantes para as questões relacionadas com a integração europeia, a democracia e os direitos fundamentais.
  • Desenvolver uma compreensão das causas e efeitos dos processos de integração econômica regional no contexto mais amplo da globalização.
  • Compreender a complexidade da integração europeia a partir de diferentes aspetos: históricos, sociais, legais e políticos.
  • Avaliar as práticas positivas da União Europeia e considerar sua aplicação no Brasil e em outros países da América do Sul;

Cursos de continuidade

Mestrado em Direito

Diploma ou certificado conferido

Será entregue um simples certificado de participação a todos os estudantes que obtiverem pelo menos 75% de presenças.

Os estudantes que pretendam um certificado com creditação de 8 ECTS, deverão elaborar de um trabalho escrito final, de caráter científico sobre uma das matérias do programa a ser avaliado pelos docentes do curso.

A elaboração de um trabalho científico permite ao aluno apreender os conhecimentos relevantes e sedimentá-los através da investigação de um ou vários dos conteúdos programáticos.

Investigação

O IJP tem dois grupos de pesquisa nos quais este Módulo Jean Monnet se encaixa, a saber: “Dimensions of Human Rights” e “Democracy and governance for the 21st century”.

Contactos

Para mais informações contactar: Daniela serra Castilhos

( dcastilhos@upt.pt).

Coordenadora do Módulo Jean Monnet The European Union as a global player for Democracy and Fundamental Rights

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Contactos:

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Período de candidaturas: 2018-11-22 a 2018-12-31

O curso terá a duração de 32 horas em regime intensivo (1-2 semanas)

Abertura prevista para janeiro de 2019.

Eventualmente será aberto nova edição em julho de 2019.

Parcerias

 

Plano de Estudos 2018/2019


Unidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
A eficácia interna do Direito da União Europeia
A Europa como ator global na defesa dos Direitos Humanos e Democracia
A União Europeia como ator global
O Direito Constitucional Europeu
O Tribunal de Justiça da União Europeia
Política Marítima Europeia

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Outras informações

25 vagas com a abertura condicionada a um mínimo de 10 participantes.

Requisitos de ingresso:

Em relação às habilitações de acesso, há preferência em Licenciatura ou grau Superior em Direito emitidos por instituições de ensino superior brasileiras.

Entretanto, consoante ao número de vagas disponíveis, é possível admitir profissionais formados em outras áreas de conhecimento, bem como estudantes, nacionais ou estrangeiros.

Plano Financeiro

200€ de Matrícula

200€ de Propina

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)