Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Licenciatura em Educação Social

A proposta do 1º ciclo em Educação Social integra-se numa dinâmica alargada decorrente do projecto de formação do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Contando com o apoio de uma equipa de docentes e investigadores de reconhecido mérito académico e científico, este ciclo de estudos pretende, numa lógica de especialização progressiva, dotar os seus estudantes de um conjunto de competências científicas, técnicas e pessoais necessárias ao adequado desempenho da atividade profissional de educadores sociais.

No âmbito deste ciclo de estudos existem várias parcerias com instituições públicas e privadas. Com estas parcerias são desenvolvidos não só estágios, como também projetos de iniciação à investigação no âmbito de algumas unidades curriculares.

 

30 vagas totais para candidatura.

duração de 3 anos

Anúncio n.º 46/2017 in Diário da República, 2.ª série — N.º 64 — 30 de março de 2017

Coordenação:

Marta Abelha (PhD)

 

 

Porquê escolher este curso?

Consagrando uma formação de cariz teórico-prático que congrega saberes disciplinares das áreas educativas e das ciências sociais e do comportamento, o presente ciclo de estudos pretende dar resposta aos anseios de dois grandes grupos de destinatários: os estudantes provindos do ensino secundário que pretendem adquirir uma formação superior especializada que lhes faculte o acesso ao mercado de trabalho, como educadores sociais, e os profissionais que pretendem uma qualificação académica que lhes permita desenvolver uma carreira relacionada com a educação e a intervenção social.

O que dizem os nossos alunos

Ana Rita Fernandes

Escolhi Educação Social na Universidade Portucalense porque este é um curso que alia a teoria e a prática, permitindo-nos ter uma visão abrangente do trabalho que um Educador Social realiza. Ingressei neste curso porque sempre tencionei trabalhar com jovens problemáticos e no meu 2ºano de curso vou já iniciar o meu estágio, trabalhando na área a que sempre aspirei. Temos um excelente corpo docente, sendo que valorizo muito a partilha fantástica que temos com os nossos colegas, e os projetos que realizamos em conjunto, com a ajuda dos professores. Por isso, se queres ser um Educador Social, junta-te a nós. Queremos que esta licenciatura ajude a mudar vidas!

Ana Rita Ferreira

2016 foi um ano repleto de decisões. De facto, não podia ter tomado a melhor decisão! Escolhi a Universidade Portucalense para me formar nos próximos anos. O meu primeiro ano, enquanto aluna da Licenciatura de Educação Social, foi enriquecedor, visto que tive à minha disposição várias ofertas e oportunidades. Uma das oportunidades foi bastante desafiante, uma vez que trabalhei como voluntária num Centro de Acolhimento de Refugiados da Bélgica. Esta experiência foi verdadeiramente motivante em termos pessoais e curriculares, porque pude aplicar diversos conhecimentos adquiridos durante o primeiro ano da Licenciatura. É certo que me canditarei novamente a voluntária e apelo a todos para que participem em iniciativas como esta. No meu segundo ano, irei estagiar num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, onde trabalharei com famílias em situações de vulnerabilidade. Um dos motivos de escolha do curso, nesta Universidade, foi conjugarem a vertente teórica com a vertente prática. A verdade é que me sinto realizada aqui , visto que estou a concretizar o meu sonho. Este curso foi a minha primeira opção e estou ainda mais motivada do que no meu primeiro dia. Se queres ser um agente de mudança social, junta-te a nós! Somos um grupo solidário e que te acolherá da melhor forma possível. Garanto-te que sairás desta Universidade, com bastantes projetos para a vida!

O que dizem os profissionais

    Jorge Pereira

Numa sociedade contemporânea em que vivemos, com muitas famílias vulneráveis socialmente, considero o educador social um profissional de extrema relevância numa equipa pluridisciplinar. Dentro daquilo que é a minha experiência profissional, de cerca de 18 anos, muito ligada à Psicologia do trabalho, social e das organizações, com mestrado na área da gestão das organizações do 3º setor, e conhecedor de muitos contextos socias desafiantes, no âmbito da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Rendimento Social de Inserção, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, etc., reconheço o trabalho do educador social como sendo preponderante para os objetivos que pretendemos alcançar com estas famílias. A intervenção direta que o educador social faz com famílias de risco é fulcral porque trabalha comportamentos sociais inadaptados e procura capacitar as pessoas de competências pessoais, sociais e profissionais, por forma a que estas tenham maior autonomia na realização das suas tarefas diárias. Entendo que este profissional, com o apoio da equipa, vai contribuir de forma clara e evidente para a construção do projeto de vida das pessoas que fazem parte do agregado familiar, promovendo sempre a inclusão social, o bem-estar, a participação e a integração/ reintegração de todos os elementos, numa sociedade mais justa e inclusiva. Comparo o trabalho do educador social com um provérbio chinês “não dê o peixe, ensine a pescar”, isto é, o educador não faz, mas ensina a fazer.
Psicólogo Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações
Mestre em Gestão das Organizações do 3º Setor
Membro do Conselho de Administração da CERCIMARANTE

Verónica da Silva

Quando analisamos a sociedade em que vivemos, é perfeitamente claro, que o T.S. de Educação Social é um profissional no qual o seu exercício é fulcral junto de famílias em risco de exclusão social. É um técnico em que a sua capacidade de diagnóstico das situações é fundamental para detetar problemas da sociedade e por isso a sua integração numa equipa multidisciplinar é indispensável. Cada vez mais, e através das suas estratégias de intervenção educativa, o T. S. de Educação Social consegue promover a mudança, favorecendo a autonomia e o bem estar social. A partir de realidades concretas, conseguimos construir com os indivíduos os seus projetos de vida, e garantir uma sociedade inclusiva e promotora da igualdade. O T. S. de Educação Social valoriza cada indivíduo, cada grupo etário e promove a sua participação e inserção social, dotando cada indivíduo de estratégias que lhe permitem desenvolver as suas competências pessoais, sociais e profissionais.
Departamento Municipal de Educação do Porto

Testemunho de aluna

 

Saídas Profissionais

Atento às novas problemáticas sociais decorrentes de aceleradas transformações que ameaçam enfraquecer a coesão comunitária e fazer entrar em ruptura formas primárias de solidariedade, o educador social age, dentro da pluralidade de padrões normativos e vivenciais que integram o tecido social, para capacitar os sujeitos a recomporem formas cívicas mais participativas de ligação à sociedade. Neste enquadramento, e de forma a promover o desenvolvimento comunitário através da satisfação de necessidades formativas e informativas das populações, o educador social desempenha funções de formação, consultadoria, orientação, gestão e dinamização cultural em vários tipos de serviços. No âmbito destas várias funções, o educador social polariza a sua atividade para o apoio psicossocial e educativo a indivíduos e grupos em situação de risco ou particularmente vulnerabilizados por condições pessoais e sociais deficitárias, designadamente grupos de idosos, membros de minorias étnicas, desempregados com dificuldades de adaptação sócio-laboral, imigrantes, sujeitos portadores de deficiência, mulheres vitimas de violência conjugal, e outros em situação de rutura social. Como contextos de atividade profissional, apontam-se, entre outros, os seguintes:

Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, Ludotecas e ATL, Equipas locais de intervenção, Lares comunitários de crianças e jovens, Lares de idosos, Centros de dia, Centros de acolhimento para vítimas de violência conjugal, Universidades sénior, Serviços de Formação ocupacional e Integração profissional, Estabelecimentos prisionais, Associações de animação cultural, Serviços de apoio familiar e comunitário, Programas comunitários de educação ambiental, Serviços de apoio a sujeitos portadores de deficiência, Serviços de reabilitação de toxicodependentes, Serviços de imigração, ONGS, IPSS, Programas e projetos de promoção da saúde.

Algumas saídas profissionais (Vídeos):

Objetivos

A qualidade formativa institui-se pelo desenvolvimento de um ambiente academicamente estimulante e favorável ao conhecimento e à inovação, que promove a autonomia de aprendizagem e a aquisição de competências, transversais e específicas, ajustadas ao perfil profissional. Para a concretização desse desiderato, e em consonância com as orientações da Direção do Departamento, a organização deste ciclo de estudos rege-se pelo novo paradigma de concepção do ensino superior, projetado para o espaço europeu e enquadrado numa lógica de valorização científica e desenvolvimento de competências que legitimem, nacional e internacionalmente, o perfil de formação adquirido. Nesta perspetiva, o curso estruturou-se segundo um conjunto de critérios e princípios curriculares que possibilitam que o licenciado fique capacitado para:

Objetivo 1: Fundamentar as bases conceptuais da Educação Social

Objetivo 2: Dominar princípios e estratégias de formação e intervenção socioeducativa

Objetivo 3: Aplicar as metodologias de investigação e desenvolver modalidades de avaliação de programas e projetos

Objetivo 4: Planificar e implementar programas de formação e intervenção social em âmbitos específicos

Objetivo 5: Atuar contextualmente e em conformidade com os princípios deontológicos da profissão.

Provas de ingresso

História, Geografia ou Português

Cursos de continuidade

Especializações:

1º ano curricular do Curso de Mestrado de Ciências da Educação - especialidade de Educação e Intervenção Sociocomunitária

Mestrados: Ciências da Educação - especialidade de Educação e Intervenção Sociocomunitária

Diploma ou certificado conferido

Este curso confere um total de 180 ECTS, atribuindo o grau de Licenciatura.

Investigação

Em correspondência com a missão específica do ensino universitário, tem vindo a ser atribuída uma importância crescente à investigação e ao contributo que a mesma pode dar para a inovação, não só no domínio tecnológico, mas também no que à dimensão social diz respeito. Por tal razão, assume-se, como núcleo axial do projeto educativo e científico-cultural da licenciatura em Educação Social, a iniciação progressiva dos estudantes em práticas de investigação e o estabelecimento de parcerias institucionais para fomentar a qualidade e relevância da produção heurística dos docentes afetos ao curso. Pretende-se, em larga medida, criar na comunidade estudantil hábitos e posturas inteletuais que os venham a motivar para a investigação.

Pretende-se, em larga medida, criar na comunidade estudantil hábitos e posturas inteletuais que os venham a motivar para a investigação.

Como linhas gerais de enquadramento das pesquisas promovidas no âmbito do curso, apontam-se as seguintes:

- Educação, Diversidade e Inclusão Psicossocial

- Educação e Promoção do Desenvolvimento

- Formação de Agentes Educativos

Projetos em curso

Os vários projetos desenvolvidos articulam-se com projetos de pesquisa no âmbito da linha de investigação do Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense:

Educação e Aprendizagem ao longo do Desenvolvimento

Linha 1: Educação, Diversidade e Inclusão Psicossocial

Linha 2: Educação e Promoção do Desenvolvimento Comunitário

Linha 3: Formação de Agentes Educativos

Contactos

Coordenação:  l.educacaoSocial@upt.pt

Secretariado do Departamento - Drª Anabela Guimarães, 6º piso

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Contactos:

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Parcerias

Ao abrigo do Programa Erasmus tem-se estabelecido um intercâmbio de estudantes e docentes com as seguintes universidades:

- Universidade Aberta da Catalunha

- Universidade Complutense de Madrid

- Universidade de Santiago de Compostela

- Universidade de Alicante

- Universidade de Granada

Plano de Estudos 2018/2019


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Animação Cultural em Contextos Educativos4301545
Métodos e Técnicas de Investigação I56060
Pedagogia Social54020262
Políticas de Ação Social5402060
Psicologia do Desenvolvimento 156060
Teoria da Educação66060

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Ética e Educação5303060
Métodos e Técnicas de Investigação II5
Modelos de Intervenção Socioeducativa6303060
Psicologia do Desenvolvimento 256060
Sociedade da Informação e do Conhecimento3
Sociologia da Educação6303060

2º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Educação para a Saúde54545
Formação de Adultos5352560
Mediação Educacional5202545
Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais5301545
Psicologia Social44545

2º Ano, 2º SemestreUnidade Curricular (escolher 1 opcional de 2)ECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Educação e Interculturalidade5301545
Educação e Processos de Comunicação5151025
Estratégias de Inclusão Social5451560
Intervenção nos Comportamentos Desviantes5402060
opcional Psicologia Comunitária4
opcional Psicologia do Relacionamento Interpessoal e Dinâmicas de Grupo4

2º Ano, AnualUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Estágio 1129090

3º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Deficiências e Construção de Projetos de Vida5451560
Empreendedorismo54545
Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens4202545
Pedagogia e Intervenção Familiar56060
Pedagogia Penitenciária e de Reinserção Social43015550

3º Ano, 2º SemestreUnidade Curricular (escolher 1 opcional de 2)ECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Intervenção Socioeducativa para o Envelhecimento Ativo6253560
Organização e Gestão das Instituições Educativas4
Processos de Formação e Aquisição de Competências5352560
Psicologia das Organizações44545
opcional Género e Educação4301545
opcional Serviços Culturais, Educação e Lazer4301545

3º Ano, AnualUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Estágio 2149090

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Corpo docente


DocenteEmail
Agostinho Barbosa Vieira Rodrigues Silvestreasilvestre@upt.pt
Alexandra Maria Dantas Castro Araujo Mendesamaraujo@upt.pt
Ana Albertina Fernandes Palheiros Condeanac@upt.pt
Ana Maria de Jesus Xavieraxavier@upt.pt
Ana Silvia Albuquerque de Oliveira Nunes Allegro de Magalhãesanan@upt.pt
Andreia dos Santos Gouveiaagouveia@upt.pt
Casimiro Jorge Ferreira Agueda de Azevedoca@upt.pt
Diana de Vallescar Palancadianap@upt.pt
Evelyn Michelini Fortes dos Santosevelyn@upt.pt
Isabel Cerca Miguelisabelm@upt.pt
Lara Sofia Nascimento Palmeiralarap@upt.pt
Lénia Sofia de Almeida Carvalhaisleniac@upt.pt
Manuel Joaquim de Sousa Pereiramanuelp@upt.pt
Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo Mirandaccostalobo@upt.pt
Maria da Conceição Dias Leite Freitas dos Santoscsantos@upt.pt
Maria das Dores Formosinho Simõesmsimoes@upt.pt
Marta Cristina Lopes Abelhamabelha@upt.pt
Paula Emanuel Rocha Martins Vagospvagos@upt.pt
Sandra Raquel Gonçalves Fernandessandraf@upt.pt
Sara Margarida Soares Ramos Fernandessarab@upt.pt
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)