Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Doutoramento em Psicologia Clínica e Aconselhamento

O Programa Doutoral em Psicologia Clínica e Aconselhamento insere-se no projeto educativo, científico e cultural da Universidade Portucalense. Este Programa Doutoral realiza- se num quadro de referência internacional, com base na centralidade da investigação e da sua estreita articulação com o ensino, e a transferência de conhecimento. 
 
As parcerias que estão na base deste Programa Doutoral destinam-se a criar escala, gerar sinergias e aumentar o desenvolvimento das capacidades de investigação dos alunos, de forma a permitir-lhes contribuir com sucesso para o avanço do conhecimento científico. Este Programa Doutoral assenta numa das áreas de competência que orientam a oferta formativa da Universidade Portucalense, a Psicologia, estando centrado no desenvolvimento de uma investigação original nesta área científica em estreita articulação com projetos de investigação coordenados pelos investigadores do INPP. Assim, este ciclo de estudos pretende garantir aos estudantes a continuidade formativa, ao nível do 3º ciclo, através de trabalho avançado de investigação. Este trabalho incidirá sobre três temas principais - Psicologia Clínica, Aconselhamento e Desenvolvimento Humano e Neurociências Aplicadas – para os quais existe, de forma consolidada, investigação detentora de financiamento competitivo, docentes doutorados com indicadores de mérito científico (em termos de produção científica, participação em projetos financiados e orientação pedagógica) capazes de dar apoio efetivo e técnico na consecução dos trabalhos de investigação dos candidatos.

8 vagas totais para candidatura.

duração de 3 anos

Coordenação:

António Jorge da Costa Leite (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

Natureza orientada para a investigação aplicada, reforçando as competências profissionais dos candidatos, através da utilização dos mais recentes e avançados quadros conceptuais e teóricos.
 
Caráter personalizado do programa, sendo constituída uma Comissão de Acompanhamento própria para cada doutorando, dedicada a apoiar e promover o sucesso de todo o percurso do doutorando desde o ano 1 até ao final;
 
Corpo docente altamente qualificando, combinando excelência académica com sólida experiência em investigação.
 
Potencial inserção nos projetos de investigação da unidade de investigação INPP – Instituto Portucalense de Desenvolvimento Humano.

Objetivos

O Programa Doutoral em Psicologia Clinica e Aconselhamento, com a duração total de 3 anos, tem como objetivos: 1. Proporcionar uma formação avançada em Psicologia Clínica e Aconselhamento, tanto do ponto de vista teórico, como do ponto de vista metodológico, que permita a resolução de problemas críticos, inovadores e relevantes na área científica da proposta; 2. Criar as condições necessárias para a realização de uma investigação original na área da Psicologia em estreita articulação com projetos de investigação desenvolvidos pelos investigadores doutorados e integrados nas áreas de investigação privilegiadas pelo INPP; 3. Desenvolver cooperações científicas e projetos de investigação em rede com outros investigadores e Centros de Investigação nacionais e internacionais, relevantes para a área da Psicologia e áreas afins; 4. Estimular a comunicação e disseminação científica da investigação realizada através dos canais apropriados (p. ex. revistas científicas indexadas, encontros científicos, etc.).

Provas de ingresso

Pode candidatar -se ao presente ciclo de estudos quem satisfaça as condições previstas no DL 74/2006, na redação do DL 176/2016, e no Regulamento do Ciclo de estudos aprovado pela Universidade proponente: a) Titulares de grau de mestre em Psicologia ou equivalente legal; b) Titulares de uma licenciatura em Psicologia (correspondente a um mínimo de 300 ECTS) e detentores de um currículo escolar ou científico, especialmente relevante na área específica do ciclo de estudos, que seja reconhecido pelo Conselho Científico, sob proposta da Direção do Departamento em Psicologia e Educação, como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos; c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, especialmente relevante na área específica do ciclo de estudos ou áreas afins, que seja reconhecido pelo Conselho Científico, sob proposta da Direção do Departamento em Psicologia e Educação, como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.

Diploma ou certificado conferido

Diploma de estudos avançados (mediante conclusão da componente letiva do curso, 1 ano, 60 ECTS)
 
Doutoramento em Psicologia Clínica e Aconselhamento (mediante aprovação no ato público de defesa da Tese de doutoramento- 3 anos, 180 ECTS)
 

Investigação

As atividades de investigação dos doutorandos são enquadradas em projetos de investigação já em desenvolvimento no INPP, organizados num conjunto de áreas temáticas agregadoras dos interesses de investigação: Psicologia Clínica, Aconselhamento e Desenvolvimento Humano e Neurociências Aplicadas. A sua orientação é assegurada por um corpo docente altamente qualificado, formado e desenvolvido dentro dos paradigmas académicos e científicos mais atuais, e coordenado através da ação da comissão de coordenação científica do ciclo de estudos, que garante a monitorização constante das atividades e a resolução de todas as questões emergentes no âmbito da sua implementação.
 
O curso beneficia do suporte de um centro de investigação dotado dos recursos humanos e materiais necessários à implementação dos trabalhos de investigação, bem como dos recursos de outros laboratórios e centros parceiros, com os quais os investigadores do INPP trabalham em colaboração.
 
As teses de doutoramento enquadrar- se- ão em projetos de investigação financiados que se encontram em curso de desenvolvimento por grupos consolidados e integrados em unidades de I&D com um acervo de produção de conhecimento internacionalmente reconhecido na área do programa de estudos.

Projetos em curso

Reverting mild cognitive impairment using transcranial direct current stimulation (tDCS) as add-on for Cognitive Training (CT) - POCI-01-0145-FEDER-030280
 
PI: Jorge Leite Co-PI: Sandra Carvalho
 
 
Changing the course of social anxiety in adolescence: What works, why, and for whom - C492522605-00087032
 
PI: Paula Vago Co-PI: Daniel Rijo

Contactos

Coordenação:  dout.psicologia@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Contactos:

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Laboral e Pós-Laboral

Plano de Estudos 2018/2019


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Análise de Evidência e Metodologia de Investigação Aplicada18
Temas em Psicologia Clinica e Aconselhamento126048108

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Métodos Avançados de Análise de Dados12
Seminário de Escrita Científica105454
Seminário de Projeto85454

2º Ano, AnualUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Desenvolvimento de Tese I60

3º Ano, AnualUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Desenvolvimento de Tese II60

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Corpo docente


DocenteEmail
Alexandra Maria Dantas Castro Araujo Mendesamaraujo@upt.pt
Ana Albertina Fernandes Palheiros Condeanac@upt.pt
Ana Maria de Jesus Xavieraxavier@upt.pt
António Jorge da Costa Leitejorgel@upt.pt
Joana Maria Ribeiro da Silvajoanas@upt.pt
Lara Sofia Nascimento Palmeiralarap@upt.pt
Paula Emanuel Rocha Martins Vagospvagos@upt.pt

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes da UPT): 166,00 Euros
 
Seguro: 29,00 Euros
 
Matrícula: 310,00 Euros
 
Inscrição curricular anual: 305 Euros
 
Propina de frequência por ano (opções):
 
- 11 Prestações mensais: 280 Euros
 
- Pagamento semestral: 1.510 Euros x 2
 
- Pagamento único anual: 3.000 Euros

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)