Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Short Master Coaching Afetivo, Psicossexual e Conjugal

O «Short-Master em Coaching Afetivo, Psicossexual e Conjugal» tem como fundamento científico o princípio segundo o qual a elevada satisfação relacional e conjugal depende de um investimento permanente e criativo na qualidade comunicacional, ao nível afetivo e psicossexual. Esse investimento é suscetível de aprendizagem e de treino, tendo um impacto positivo no bem-estar dos indivíduos, seja físico, psíquico ou social.

«Coaching afetivo, psicossexual e conjugal» consiste sobretudo numa atitude positiva de estimulação estruturada do desenvolvimento permanente na área das relações amorosas e conjugais. Neste curso, a visão otimista, motivadora e construtiva do coaching é aplicada às relações afetivas íntimas, a fim de propor a implementação prática de conceitos e instrumentos eficazes na compreensão e otimização do funcionamento das relações amorosas e conjugais.

Assim, o curso apresenta-se como uma oportunidade de desenvolvimento, aberta a todas as pessoas com interesse pessoal e/ou profissional em questões relacionadas com a construção, a mudança e o desenvolvimento das relações íntimas. O objetivo fundamental deste curso de formação especializada visa a aquisição de competências e de estratégias para que cada participante aprenda a reconhecer e a contribuir para a realização plena do seu potencial afetivo, psicossexual e conjugal.

O caráter eminentemente prático desta formação tem uma base científica sólida, ancorada na biopsicologia humana, cuja concretização implicará o treino específico e orientado de diversas técnicas, sobretudo comunicativas e expressivas, que respondem ao desafio existencial de criar e viver a sua própria «Arte de amar». Esta «Arte» inclui a capacidade complexa de: 1) analisar a estrutura e o funcionamento emocional das suas relações, 2) avaliar a necessidade de mudança qualitativa, 3) planificar e implementar estratégias de (re)construção e (re)investimento nas relações, 4) reforçar a motivação para uma atitude proactiva e criativa de desenvolvimento relacional contínuo.

Descarregar Brochura

24 vagas totais para candidatura.

duração de 4 meses

Coordenação:

Paulo Renato Cardoso de Jesus

Olivia da Conceição Andrade de Carvalho

Maria Xavier Araujo

Porquê escolher este curso?

Este curso proporciona uma experiência significativa de aprendizagem para todas as pessoas com interesse científico, profissional e pessoal nos processos de desenvolvimento das relações afetivas, psicossexuais e conjugais.

Portanto, todas as pessoas que sentem necessidade de auto-desenvolvimento nestes domínios ou as que intervêm profissionalmente nas áreas da Educação, Psicologia e Saúde podem beneficiar de um acréscimo qualitativo da sua competência para compreender e promover o desenvolvimento afetivo, psicossexual e conjugal.

Saídas Profissionais

Este curso dota os formandos de competências teórico-práticas de estimulação do desenvolvimento afetivo, psicossexual e conjugal em indivíduos e casais, sendo sensível não somente às múltiplas fases do ciclo vital, mas também às múltiplas identidades de género e orientações sexuais (havendo um módulo especificamente dedicado à população LGBTI). Deste modo, o curso contribui para o enriquecimento das competências de Educadores/Professores, Psicólogos, Psicoterapeutas, Mediadores/Conselheiros familiares e outros perfis profissionais relacionados com educação e saúde que tenham como responsabilidade promover e estimular a melhoria do desenvolvimento de indivíduos e de grupos na dimensão afetiva, psicossexual e relacional/conjugal.

Objetivos

O curso visa dotar os formandos de competências teóricas e práticas para que estes possam:

  1. Compreender e analisar os processos de desenvolvimento e de funcionamento biopsicológico da sexualidade ao longo do ciclo vital, tanto em pessoas heterossexuais como LGBTI;
  2. Caracterizar e interpretar as dinâmicas afetivas da (des)vinculação amorosa e do (des)investimento romântico na formação de relações íntimas e conjugais;
  3. Distinguir e relacionar a dimensão afetiva, psicossexual, relacional, conjugal e sociofamiliar que determina a qualidade do desenvolvimento e da saúde socioemocional de indivíduos e grupos;
  4. Estimular o desenvolvimento e a otimização permanente do bem-estar de indivíduos e casais ou grupos, no domínio afetivo, psicossexual e relacional/conjugal;
  5. Adotar uma atitude de coaching positivo e criativo no domínio afetivo, psicossexual e relacional/conjugal, tanto numa perspetiva de autodesenvolvimento como de heterodesenvolvimento;
  6. Planificar, implementar e avaliar estratégias de promoção do desenvolvimento afetivo, psicossexual e relacional/conjugal, adaptadas a diferentes grupos etários, identidades de género, orientações sexuais e estilos relacionais/conjugais.

Cursos de continuidade

Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.

Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Intervenção Sociocomunitária.

Diploma ou certificado conferido

Os formandos licenciados podem obter um Certificado de aproveitamento em formação pós-graduada («Short-Master em Coaching Afetivo, Psicossexual e Conjugal»), enquanto os formandos não-licenciados têm direito a um Certificado de frequência e/ou aproveitamento nos diversos módulos ou unidades curriculares.

Os formandos podem inscrever-se na totalidade do Curso ou em módulos livres ou soltos, dando direito a distintos certificados de aproveitamento e de frequência.

Investigação

Desenvolvimento afetivo e psicossexual ao longo do ciclo vital.

Psicologia do desenvolvimento, saúde e bem-estar.

Projetos em curso

Desenvolvimento afetivo e psicossexual de jovens adultos.

Amor e (des)investimento romântico: comparação entre casais liberais e não-liberais.

Contactos

1. Informações sobre o processo de inscrição: Gabinete de Ingresso da UPT (ingresso@upt.pt)

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Contactos:

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

2. Informações científicas e pedagógicas sobre o curso

Coordenação:

Prof. Doutora Olívia Carvalho ( olivia@upt.pt)

Prof. Doutora Maria X. Araújo ( maraujo@upt.pt)

Prof. Doutor Paulo Jesus ( pauloj@upt.pt).

Coordenação:  sm.CoachingAfetivoPsicoConjugal@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Horário pós-laboral:

sábados das 10.00 às 17.30 e algumas 6as das 19h às 22h (datas a determinar com os estudantes).

Período de candidaturas: 01.07.2018 a 12.10.2018.

Período letivo: 26 de outubro de 2018  até 1 de março de 2019.

Plano de Estudos 2018/2019


Unidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Biopsicologia da Sexualidade Humana3
Coaching Afetivo e Psicossexual3
Coaching para Desenvolvimento Relacional e Conjugal3
Coaching Relacional LGBTI2
Psicologia da Conjugalidade e da Família3
Seminário: Arte de Amar4
Workshop: Gestão de Crises Conjugais1
Workshop: Sexualidade Liberal e Bem-Estar1

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Outras informações

Requisitos de ingresso

Os candidatos podem ser:

  1. Licenciados nas áreas da Educação, Psicologia e Saúde com interesse numa especialização na área do desenvolvimento afetivo, psicossexual e relacional/conjugal;
  2. Licenciados em outras áreas com experiência profissional na área do curso;
  3. Estudantes ou profissionais que demonstrem interesse na área do curso.

Corpo Docente externo à UPT

 Ana Durão
 Joana Estrela
 Maria Xavier

 

Plano Financeiro

A candidatura para o Short-Master em Coaching Afetivo, Psicossexual e Conjugal custa 120,00 euros.

A frequência do curso, compreendendo 120 horas letivas e outras horas extra de orientação tutorial personalizada, entre outubro de 2018 e março de 2019, tem o valor de 680,00 euros que se divide em quatro mensalidades (170,00 X 4) ou pagamento único de 650,00 euros.

Os estudantes podem inscrever-se em Módulos avulsos, com um custo de 35,00 euros por ECTS (com avaliação) ou de 30,00 euros por ECTS (sem avaliação).

Seguro escolar: 28,00 euros.

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)