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Mestrado em Turismo e Hospitalidade

Neste ciclo de estudos abordam-se questões da hospitalidade e das suas dimensões, tendo por base o conhecimento conceptual do pensamento teórico das tendências da área. Hospitalidade, neste contexto, é entendida simultaneamente como uma atividade económica e como um fenómeno cultural, “uma procura intelectual das dimensões sociais, juntamente com as de natureza económica”, que tem como elementos fundamentais da hospitalidade: a satisfação do consumidor, a competitividade e colaboração, o desenho e melhoria dos serviços, a gestão da relação entre cliente-prestador e a gestão dos serviços de hospitalidade.

Conhecendo estas dinâmicas e a sua implementação, a ação do profissional de turismo, nos diversos contextos de trabalho, afirma-se como uma oportunidade diferenciadora, inovadora, implementadora de um sistema de qualidade e incrementadora do aumento da competitividade, quer das empresas, quer dos destinos turísticos. Assim, este mestrado coloca-se no alcance de uma formação que visa:

a) A gestão das operações na ótica da qualidade da prestação dos serviços adequada à diversidade dos consumidores;

b) A gestão do relacionamento e da interação entre a comunidade anfitriã, na defesa e salvaguarda da sua cultura e património e os visitantes;

c) O planeamento estratégico pensado para o acolhimento, refletindo sobre questões sociais e individuais;

d) A informação turística e marketing estratégico diferenciadores no acesso aos consumidores;

e) A autenticidade e originalidade dos espaços sociais e culturais, dos equipamentos, dos recursos turísticos como prioridade;

f) O planeamento e gestão de eventos cultural, social e individualmente diferenciados.

Este 2º ciclo preocupa-se, também, com as dimensões da investigação como suporte fundamental à prática de trabalho como meio de crescimento pessoal e social dos profissionais.

O programa de mestrado irá expandir a oferta de formação pós-graduada na área emergente do turismo e hospitalidade, contribuindo para o sistema económico regional e nacional. Os alunos serão estimulados a produzir com base na forte relação com organizações do sector, as quais serão integradas nos projetos de investigação e convidadas a contribuir no estudo das necessidades do mercado de trabalho.

Pretende-se, com este programa de mestrado, promover a criação de sinergias no âmbito da cooperação com as organizações do sistema turístico, com vista ao desenvolvimento dos territórios e das várias dimensões da hospitalidade a eles associadas.

Pretende-se, ainda, desenvolver o intercâmbio académico com outras instituições nacionais e internacionais de ensino superior. Em suma, os estudantes do ciclo de estudos serão dotados de competências que lhes permitirão contribuir ativamente para o posicionamento do turismo a um nível empreendedor, inovador e imbuído de pensamento dirigido às pessoas, às comunidades e ao seu património e cultura.

20 vagas totais para candidatura.

duração de 2 anos

Coordenação:

Jorge  Marques (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

Este ciclo de estudos veicula uma formação especializada na área do Turismo e Lazer que se apresenta como sequencial e complementar à ministrada nos 1ºs ciclos de estudo em Turismo, Gestão, Gestão Hoteleira, Economia, Marketing, Ciências Sociais, Geografia, áreas do Património, Planeamento Regional e Urbano, e áreas afins. A filosofia que está na base da estrutura curricular do mestrado em Turismo e Hospitalidade promove a compreensão e o domínio da hospitalidade nas áreas do saber do turismo, assentes num espirito de curiosidade, criatividade, inovação e empreendedorismo, em estreita interação com as empresas e organizações. A aprendizagem é centralizada no estudante, promovendo o desenvolvimento de capacidades de trabalho autónomo e de reflexão analítica e crítica, bem como uma forte consciência social e cultural. As metodologias de ensino/ aprendizagem fomentam as competências técnicas e científicas do Turismo, Lazer e Hospitalidade tendo por base as necessidades dos consumidores, o envolvimento das comunidades locais e o desenvolvimento sociocultural do território assente na colaboração com instituições, empresas e organizações parceiras. Desta forma, promove-se uma maior ligação ao mercado do sector, ao nível do ensino, da empregabilidade e da investigação aplicada.

Saídas Profissionais

  • Organizações promotoras do acolhimento, do destino e dos produtos turísticos (organizações nacionais, regionais e municipais do turismo);
  • Gestão de projetos de consultoria e planeamento;
  • Gestão do acolhimento em empresas e organizações turísticas, dos diversos subsectores do Turismo, tais como unidades de alojamento, restauração, empresas e organizações de animação turística, transportes turísticos, atividades culturais, de recreio e lazer;
  • Associações profissionais do sector;
  • Organização e gestão de eventos;
  • Guia-Intérprete Nacional;
  • Guia de Museus, Monumentos e Sítios e Conjuntos do Património Nacional; 
  • Gestão do património;
  • Empresas do setor do Turismo.

Algumas saídas profissionais (Vídeos):

Objetivos

São objetivos do ciclo de estudos que os alunos sejam capazes de:

  1.  Entender o conceito de hospitalidade adquirindo saberes e competências que permitam agir com qualidade e inovação nos domínios dos interesses socioculturais dos consumidores;
  2.  Aplicar técnicas especializadas de investigação e de projeto, nos domínios do turismo e hospitalidade;
  3.  Compreender a importância da colaboração da comunidade e das instituições no desenvolvimento de uma identidade cultural e patrimonial no âmbito do acolhimento, da salvaguarda e da comunicação de valores culturais e patrimoniais;
  4. Conhecer as estratégias de marketing aplicadas aos contextos da hospitalidade em turismo;
  5. Compreender a importância de um planeamento em turismo e lazer apoiado em dinâmicas de observação, monitorização, análise critica a aplicar no desenvolvimento do território e competitividade do sistema turístico;
  6. Conhecer as operações nos domínios da hospitalidade tendo em conta o desenvolvimento pessoal e profissional dos recursos humanos e o acolhimento dos públicos do Turismo.

Diploma ou certificado conferido

Mestre em Turismo e Hospitalidade

Especialização em Turismo e Hospitalidade no final do 1º ano

Investigação

No âmbito das unidades curriculares de dissertação, projeto e estágio, das atividades de investigação desenvolvidas no Departamento de Turismo, Património e Cultura e das parcerias estratégicas estabelecidas em empresas e organizações do sector, serão desenvolvidas as seguintes linhas de investigação:

  • Território e gestão do património
  • Língua, diversidade e identidade
  • Turismo religioso
  • Cultura, gastronomia e enoturismo
  • Inovação em Turismo

Projetos em curso

Existem diversos projetos em curso no âmbito das atividades de investigação do Departamento de Turismo, Património e Cultura nos domínios do Turismo e Hospitalidade, nomeadamente:

  • Análise dos stakeholders do Enoturismo no Douro
  • Análise dos stakeholders do Turismo Religioso no Porto
  • Itinerários no Turismo Religioso
  • Competências do Técnico de Turismo
  • Ameaças do Turismo e Património
  • Turismo Natureza e Desenvolvimento do Território

Contactos

Coordenação:  mest.turismoHospitalidade@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Contactos:

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

6ª feira: 14:00h às 20:00h

Sábado: 09:00h às 13:00h

Nota: O horário poderá sofrer ligeiras alterações, a acordar entre os alunos e os docentes.

Plano de Estudos 2018/2019


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Conceção de Projetos em Turismo e Hospitalidade62510540
Hospitalidade e Turismo: Abordagens Teóricas e Tendências625530
Metodologia de Investigação72015540
Património, Cultura, Turismo e Hospitalidade63535
Interpretação e Valorização do Património Cultural53030

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Inovação em Turismo e Hospitalidade7
Marketing Estratégico63030
Operações em Turismo e Hospitalidade6
Planeamento e Estratégia em Turismo e Lazer6
Práticas em Eventos, Turismo e Hospitalidade5201030

2º Ano, AnualUnidade Curricular (escolher 1 opcional de 3)ECTSTTPPLTCOTSEOTotal
opcional Dissertação60
opcional Estágio60
opcional Projeto60

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Outras informações

Requisitos de ingresso

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Turismo, Gestão, Ciências Sociais, áreas do património, Geografia, Gestão Hoteleira e áreas afins;

Titulares de grau académico superior estrangeiro de um Estado aderente que acorde com princípios do Processo de Bolonha em Turismo, Gestão, Ciências Sociais, áreas do património, Geografia, Gestão Hoteleira e áreas afins;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Cientifico;

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido Conselho Científico.

Corpo docente


DocenteEmail
António Miguel Lopes de Almeidaaalmeida@upt.pt
Cristina Maria Paixão de Sousacristinas@upt.pt
Helena Claudia da Cruz Albuquerquehelenaa@upt.pt
Isabel Maria Marinho Vaz de Freitasimmvdfbc@upt.pt
Isabel Maria Martins Borges Santanaiborges@upt.pt
Joana Alegria Ferreira da Silva Quintelajquintela@upt.pt
Jorge Humberto Soares Marquesjorgem@upt.pt
Jose Manuel Alves Tedimjmat@upt.pt
Maria de Fatima Matos da Silvamfms@upt.pt
Susana Isabel da Silva Ribeirosribeiro@upt.pt

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 166,00 Euros

Seguro: 29,00 Euros

Matrícula: 310,00 Euros

Inscrição curricular anual: 310 Euros (177,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 346,40 Euros

- Pagamento 5 meses: 381 Euros/mês

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.695,70 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%.

Valor do ECTS: 63,50 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

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