Como chegar
|
Contactos
Saiba mais
sobre este curso
×

Licenciatura em Turismo

A Licenciatura em Turismo visa uma formação atualizada e enquadrada nas dinâmicas do Turismo. A estrutura do curso segue uma progressiva especialização estratégica, articulando unidades curriculares necessárias a uma formação multidisciplinar com unidades opcionais que permitem a construção de um plano de estudos próprio. Durante o curso, o estudante é colocado em contacto com a realidade laboral, no âmbito das parcerias estabelecidas entre a Universidade Portucalense e as diversas entidades do setor privado e da administração pública nacional, regional e local.

 

40 vagas totais para candidatura.

duração de 3 anos

Anúncio n.º 159/2017 in Diário da República, 2.ª série

Coordenação:

Isabel Vaz de Freitas (PhD)

 

Porquê escolher este curso?

A importância crescente do Turismo no plano socioeconómico e na empregabilidade exige técnicos com formação superior capazes de responder aos desafios de um setor que procura uma oferta turística inovadora, um planeamento e desenvolvimento turístico sustentáveis e uma construção e operacionalização de projetos empreendedores. O curso dispõe de um corpo docente com uma forte ligação ao "terreno": património e cultura, empresas turísticas e administração do território. Disso decorre uma dinâmica de formação com um caráter prático e realista e que inclui a possibilidade de algumas das aulas serem ministradas nos "hot spots" do turismo.

O que dizem os nossos alunos

    Alexandre Silva

O gosto de viajar e a vontade de descobrir novos lugares são os principais fatores da minha escolha de um curso na área do Turismo. O Turismo tem vindo a crescer cada vez mais na cidade do Porto, logo é grande gerador de emprego e foi sempre um sonho ter a possibilidade de trabalhar como profi ssional de Turismo. Se gostares de interagir com pessoas, viajar e mostrar a tua própria cultura, este é o curso certo na Universidade certa!

    Alexia Silva

Visto que o Turismo é um sector em constante crescimento com previsões positivas para o futuro, e sendo o Porto considerado Património Mundial da Humanidade e eleito, por três vezes, como o melhor destino europeu, percebi que seria uma área a apostar e a Universidade Portucalense tinha todos os requisitos que pretendia para me formar enquanto profissional nesta área. Enquanto finalista tenho ainda mais certezas que fiz a opção certa. Este percurso de aprendizagem só se tornou possível com o corpo docente responsável por este curso, sendo que não os vejo apenas como fonte de transmissão de conhecimento, mas também como um apoio incondicional durante todo o meu trajeto nesta segunda casa. É impossível esquecer tudo o que proporcionam aos alunos para diferenciar excelentes profissionais no mercado de trabalho futuramente.

    Raquel Canas

O meu percurso na Universidade Portucalense ainda é curto mas já conto com alguma experiência para poder falar sobre o que é estudar Turismo nesta instituição. Encontro-me no final do 1º ano da licenciatura e posso dizer que até aqui já pude ter contacto com vários profissionais da área tanto em palestras realizadas como com os próprios professores do curso. Todas estas pessoas têm sido cruciais para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Para além disso, é-nos sempre incentivada a ida para outros exteriores, de forma a que possamos absorver todo o tipo de culturas e entender a diversidade existente, principalmente nesta área. Tenho ambição quanto ao meu futuro, pois com todas as ferramentas que me têm proporcionado nada me poderá faltar para ser capaz de exercer esta profissão na sua plenitude.

    Carolina Costa

Escolhi Turismo por acreditar no grande potencial que o nosso país tem enquanto destino turístico e na tão grande capacidade de acolhimento dos turistas por parte do povo português. O Turismo é o futuro de Portugal e nós, alunos de Turismo da Universidade Portucalense, somos o futuro do Turismo. É preciso trabalhar arduamente e com dedicação para que seja possível adquirir competências no mundo do trabalho. Num setor tão grande como o do Turismo é importante perceber como tudo funciona na prática, e isso foi possível graças ao excelente corpo docente do Departamento de Turismo Património e Cultura da Universidade Portucalense, que nos apoia e motiva. Transmitem-nos da melhor maneira todo o seu conhecimento, partilham experiências e permitem-nos conhecer um pouco do “mundo” do Turismo na primeira pessoa através de visitas educacionais, seminários e sessões técnicas.

Testemunho de aluna

 

Saídas Profissionais

A importância crescente do Turismo no plano socioeconómico e na empregabilidade, exige técnicos com formação superior capazes de responder aos desafios de um setor que procura uma oferta turística inovadora, um planeamento e desenvolvimento turístico sustentáveis e uma construção e operacionalização de projetos empreendedores.

Saída profissional:

Técnico Superior de Turismo em diversas áreas, das quais salientamos:

  • Turismo e Lazer
  • Gestão do Turismo
  • Agentes de Viagens
  • Turismo Cultural e Patrimonial
  • Turismo Rural
  • Informação e Animação Turística
  • Turismo de Natureza
  • Turismo de Saúde e Bem-estar
  • Turismo de Negócios
  • Marketing Turístico
  • Turismo Sustentável

 

Algumas saídas profissionais (vídeos):

Objetivos

Formar profissionais com uma visão sistémica e crítica do fenómeno turístico, que lhes permita desenvolver habilidades de gestão de empresas turísticas e planeamento de destinos turísticos, em empresas públicas ou privadas ou ainda, como um empreendedor, contribuindo sempre para a preservação do património natural e cultural, e para o crescimento da economia e a redução das desigualdades sociais. Como garante deste objetivo geral, a UPT assume:

a) Desenvolver uma gestão suportada nas estratégias da política de turismo, património e cultura ao nível central e local;

b) Recolher informação sobre turismo, património e meios culturais e artísticos para sustentar a ação enquanto gestor da cultura;

c) Decidir sobre as linhas estratégicas de programação cultural;

d) Produzir programas culturais e artísticos tendo em conta os contextos culturais e públicos-alvo;

e) Agir sobre planos orçamentais com sustentabilidade;

f) Coordenar e definir estratégias para o marketing das instituições culturais;

g) Comunicar com sucesso tanto nos domínios internos da organização como nos domínios externos;

h) Agir com ética e com conhecimento profundo da legislação em vigor;

i) Desenvolver parcerias que permitam sustentar projetos, investigação e estágios de acordo com as normas e metodologias instituídas pela universidade.

Objetivos específicos

· Desenvolver práticas curriculares e processos metodológicos que promovam a criatividade e inovação; a capacidade crítica face aos fenómenos históricos e sociais, e às novas exigências turísticas da sociedade.

· Identificar e analisar os aspetos básicos dos players do setor turístico, os seus serviços, a diversidade de empresas e instituições públicas e privadas associadas a este negócio;

· Articular o ensino, a investigação e a aplicação deste conhecimento e competências, no desenvolvimento endógeno da sociedade atual.

· Fortalecer competências e habilidades de planeamento, da gestão administrativa e da comercialização do produto turístico, por meio de práticas curriculares interdisciplinares, que valorizem as singularidades dos territórios.

· Colaborar na definição de políticas de turismo, bem como na elaboração de programas e projetos integrados, que potenciem as sinergias dos players envolvidos.

· Valorizar o fenómeno turístico como objeto de estudo da realidade internacional e nacional, na perspetiva da inserção regional do produto /espaço.

· Promover o desenvolvimento da investigação primária e aplicada, que permita antecipar as futuras tendências do turismo.

· Exercer uma prática de formação continuada que possibilite empreender inovações na área académica.

· Assumir os valores de responsabilidade social por meio de estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento do turismo sustentável.

· Difundir os valores éticos e sociais ligados à preservação dos recursos naturais, do património histórico e artístico das comunidades envolvidas nos diversos processos turísticos.

Provas de ingresso

Português, Geografia ou Economia

Cursos de continuidade

• Mestrado em Património Cultural e Desenvolvimento do Território

• Mestrado em Turismo e Hospitalidade

 

Diploma ou certificado conferido

Licenciatura em Turismo

Investigação

1. Analisar os interesses e satisfação dos visitantes do Património Cultural e Ambiental e definir estratégias para a sua gestão;

2. Inventariar o Património Cultural e Ambiental, tendo em vista a gestão de conteúdos e itinerários;

3. Elaborar e planear percursos culturais e ambientais;

4. Comunicar conteúdos patrimoniais e salvaguardar o património tendo em conta a diversidade dos visitantes e o uso dos monumentos e sítios como produto turístico;

5. Estudar e avaliar o perfil dos técnicos do Património e do Turismo

6. Estudar a tematica da Cultura do Vinho e Enoturismo na perspetiva da Procura, da Oferta, dos stakeholders e do Patrimómio dos territórios vitivinícolas.

Locais de Estágio

Contactos

Coordenação   lic.turismo@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Contactos:

 225 572 222 / 23

  969 773 967

 800 270 201Verde

 ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Diurno

Plano de Estudos 2018/2019


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Animação, Lazer e Tempos Livres567.567.5
Espanhol46060
Geografia do Turismo56060
Métodos e Técnicas de Investigação em Turismo66060
Principios Gerais de Turismo667.567.5
Transportes e Acessibilidades em Turismo46060

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Estatística Aplicada ao Turismo66060
Inglês Técnico I56060
Mercados e Produtos em Turismo46060
Organização e Gestão de Empresas Turísticas56060
Relações Públicas e Comunicação77575
Sociedade da Informação e do Conhecimento3

2º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Francês Técnico I56060
Inglês Técnico II56060
Monumentos e Sítios44545
Organização e Gestão de Eventos68080
Sociologia do Turismo e Comportamento do Consumidor56060
Turismo Natureza56060

2º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Alojamento e Hospitalidade46060
Economia e Politica do Turismo56060
Francês Técnico II56060
Inglês Técnico III56060
Turismo de Negócios56060
Turismo Patrimonial e Cultural67575

3º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Empreendedorismo5
Estágio I64580125
Gestão de Destinos Turísticos46060
Inglês Técnico IV56060
Marketing de Empresas Turísticas56060
Práticas de Agências e Operações Turísticas56060

3º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Desenvolvimento e Operacionalização de Projetos Turísticos56060
Estágio II64580125
Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos56060
Itinerários Turísticos56060
Legislação e Ética do Turismo56060
Turismo Urbano44545

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Corpo docente


DocenteEmail
Alvaro Gonzalez Martinalvarom@upt.pt
Ana Raquel Rodrigues da Costa Aguiaraaguiar@upt.pt
António Miguel Lopes de Almeidaaalmeida@upt.pt
Dino Corbodinoc@upt.pt
Helena Claudia da Cruz Albuquerquehelenaa@upt.pt
Isabel Maria Marinho Vaz de Freitasimmvdfbc@upt.pt
Isabel Maria Martins Borges Santanaiborges@upt.pt
Joana Alegria Ferreira da Silva Quintelajquintela@upt.pt
Jorge Humberto Soares Marquesjorgem@upt.pt
Jose Manuel Alves Tedimjmat@upt.pt
Maria Joao da Silva Costa Ferreiramjoao@upt.pt
Miguel Jorge Rodrigues de Magalhãesmiguelm@upt.pt
Pedro Ricardo da Nova Valentepvalente@upt.pt
Susana Isabel da Silva Ribeirosribeiro@upt.pt
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)