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Economia e Politica do Turismo 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1. Compreender a problemática da análise económica do turismo.

2. Adquirir conhecimentos no sentido de aplicar conceitos de microeconomia e macroeconomia ao turismo.

3. Desenvolver competências para identificar e avaliar em termos económicos as componentes do turismo (procura e oferta).

4. Compreender os potenciais impactos económicos do turismo e os potenciais métodos de avaliação.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Os métodos de ensino preconizados na orientação tutorial da UC, baseia-se em sessões teórico-práticas, onde o método expositivo-interativo (metodologia 1) será o principal fio condutor da aprendizagem na explicação dos múltiplos conceitos teóricos inerentes à Economia e Política do Turismo, com o recurso à apresentação e análise de estudos de caso (metodologia 2), bem como à leitura e interpretação de diversos documentos de cariz técnico e científico (relatórios, artigos, dados estatísticos) (metodologia 3).

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | Conceitos económicos aplicados ao turismo
Tema 2 | Conceitos relevantes para a análise económica do turismo
Tema 3 | Política do Turismo em Portugal
Tema 4 | Análise económica da procura turística
Tema 5 | Análise económica da oferta turística
Tema 6 | Conta Satélite do Turismo
Tema 7 | Impactes económicos do turismo
Tema 8 | Importância económica do turismo

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Ardahaey, F. T. (2011). Economic Impacts of Tourism Industry. International Journal of Business and Management Vol. 6, No. 8, 206-215.

Blank, J. and Chiesa, T. (2013). The Travel & Tourism Competitiveness Report 2013. Geneva: Wrold Economic Forum.

Drisakis, N. (2012). Tourism Development and Economic Growth in Seven Mediterranean Countries: A Panel Data Approach. Tourism Economics, 18 (4), 801–816. DOI: 10.5367/te.2012.0140

Eeckels, B., Filis, G. and Leon, C. (2012). Tourism Income and Economic Growth in Greece: Empirical Evidence from Their Cyclical Components. Tourism Economics, 2012, 18 (4), 817–834. DOI: 10.5367/te.2012.0148

Tribe, J. (2011). The economics of recreation, leisure and tourism. Amsterdam : Elsevier.

Bibliografia Complementar

Bull, A. (1996). The economics of travel and tourism. Sydney: Longman.

Cunha, L. (1997). Economia e política do turismo. Lisboa: McGraw-Hill.

Eusébio, M. C. A. (2006). Avaliação dos impactos económicos do turismo a nível regional: o caso da Região Centro de Portugal. Dissertação de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro.

Mathieson, Alister and Wall, Geoffrey (2002) Tourism: economic, Physical and social impacts, Logman Scientific & Technical. Harlow: Longman.

OMT (1999). Conta Satélite do turismo: quadro conceptual. OMT.

Sinclair, M. T. and Stabler, M. (1997). The Economics of Tourism, London: Routledge.

World Tourism Organization (1995). Concepts, definitions and classifications for tourism statistics. WTO.

Planificação Semanal

SEMANA 1 | Apresentação.
SEMANA 2 | Tema 1 – Apresentação, Desenvolvimento e conclusão.
SEMANA 3 | Tema 2 – Introdução, desenvolvimento e conclusão.
SEMANA 4 | Tema 3 – Introdução, desenvolvimento e conclusão.
SEMANA 5 | Tema 4 – Introdução.
SEMANA 6 | Tema 4 – Desenvolvimento e conclusão.
SEMANA 7 | Tema 5 – Introdução e Desenvolvimento e Conclusão.
SEMANA 8 | Tema 6 – Introdução e Desenvolvimento.
SEMANA 9 | Tema 6 – Conclusão.
SEMANA 10 | Tema 7 – Introdução e Desenvolvimento.
SEMANA 11 | Tema 7 – Conclusão.
SEMANA 12 | Tema 8 – Introdução e Desenvolvimento.
SEMANA 13 | Tema 8 – Conclusão.
SEMANA 14 | Revisões dos conteúdos lecionados.
SEMANA 15 | Exame escrito (avaliação final).

Coerência do programa para com os objetivos

Para que os alunos compreendam e descrevam a problemática da análise económica do turismo e adquiram conhecimentos no sentido de aplicar conhecimentos de microeconomia ao turismo (objetivos 1 e 2), serão lecionados os Temas 1 e 2. O cumprimento dos objetivos 3 e 4 serão conseguidos através da lecionação e da abordagem detalhada e aprofundada aos restantes conteúdos da UC (Temas 3 a 9).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia expositiva interativa (metodologia 1) será utilizada ao nível de todos os objetivos de aprendizagem permitindo que o aluno apreenda e analise criticamente as dimensões teóricas e concetuais relacionadas com a Economia e Política do turismo. Esta metodologia será complementada com outros métodos, específicos para cada objetivo, nomeadamente a pesquisa, consulta e interpretação de documentação diversa (metodologias 2 e 3), de acordo com cada uma das temáticas da UC.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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