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Estágio 2017/2018

  • 50 ECTS
  • Lecionada em Português

Objetivos

A UC tem como objetivo implementar um plano de atividades de estágio que comporte a realização de 600 horas de prática numa instituição, repartidas de forma equivalente nos dois semestres. Em particular, o estudante deverá ser capaz de elaborar e defender um Relatório final que pressupõe a capacitação para:
a) proceder a uma análise diagnóstica das necessidades educativas e formativas de um dado grupo, população ou organização, com explicitação das grelhas concetuais de leitura e dos instrumentos metodológicos utilizados para recolha e análise de dados;
b) propor um projeto ou programa de intervenção, acordado com a instituição de acolhimento que cumpra com a missão da mesma e evidencie capacidades estratégicas de planeamento e previsão do impacto da ação interventiva;
c) desenvolver trabalho de campo que corresponda à implementação do projeto de intervenção ou pesquisa-ação;
d) instituir modalidades de avaliação da intervenção que tornem operacional a validação dos critérios

Pré-Requisitos Recomendados

Unidades curriculares do 1º ano

Método de Ensino

Cada estudante tem um Orientador na Universidade e um Orientador Cooperante na instituição de acolhimento que, preferencialmente, deve ser detentor do grau de Mestre. O Estágio será conduzido em conformidade com o acordado entre o estudante, o Coordenador do curso e os referidos orientadores, e prosseguido consoante a natureza e a orgânica da instituição de acolhimento.
Para concretizar esta cooperação, torna-se desejável contactos regulares entre o Orientador UPT e o Orientador na instituição A avaliação do Estágio é mista e a nota final quantitativa (0-20 valores) é o resultado da média ponderada dos seguintes elementos: a) Prática do Estágio (30%), a atribuir pelo orientador da UPT mediante o parecer do orientador cooperante; b) Relatório Preliminar de Estágio (20%), a atribuir pelo orientador UPT; c) Relatório Final de Estágio (30%), a atribuir por um júri; d) Defesa Oral ((20%), a atribuir por um júri.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos principais desta UC dizem respeito às diferentes atividades implicadas num Estágio de âmbito educacional. Um conjunto de sessões para supervisão será devidamente planificado e agendado entre o Orientador/UPT e o estudante no início de cada semestre, proporcionando assim um apoio adequado para a o desenvolvimento do plano de atividades correspondente à prática de Estágio e à pesquisa que o suporta.
Em relação ao processo de estágio, existe um documento geral com as normas procedimentais que figura, em anexo, às Normas Regulamentares do ciclo de estudos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

A bibliografia será recomendada de acordo com cada Estágio particular. Cada mestrando, sob supervisão do orientador, deverá pesquisar e consultar bibliografia adequada ao seu contexto e às suas atividades de Estágio.

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

As metodologias adequam-se aos objetivos de um Estágio e procuram adequar-se ao campo de intervenção.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias adequam-se aos objetivos de um Estágio e procuram adequar-se ao campo de intervenção.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Trabalho em contexto internacional  
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