Como chegar
|
Contactos

Sistemas Integrados 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Conhecer diferentes abordagens de integração de sistemas de informação
Identificar a melhor abordagem a usar
Conhecer e caracterizar os seguintes tipos sistemas de informação: ERP, CRM, SCM
Enumerar as vantagens destes sistemas
Saber manusear as principais funcionalidades dos ERPs:SAP e NAv e do Sharepoint

Pré-Requisitos Recomendados

Frequência das unidades curriculares: Organização de Empresas e Sistemas de informação

Método de Ensino

Recorrer-se-á a diferentes estratégicas da aprendizagem ativa (discussão em grupo e inter-grupos, vídeos, casos de estudos e visitas de estudo), método expositivo, pratica guiada e projeto.

Conteúdos Programáticos

1.Integração de sistemas de informação
a.Abordagens para a integração de Sistemas de Informação
2.Enterprise Resource Planning (ERP)
a.Características
b.Evolução histórica
c.Arquitetura
d.Terminologia associada
e.Ciclo de vida de um sistema de ERP
4. Outros sitemas integrados: CRM e SCM
a. Careacteristicas
b. Arquitetura

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kurbel, karl E. Enterprise Resource Planning and Supply Chain Management: Functions, Business Processes and Software for Manufacturing, Springer 2013
Bradford, Marianne. Modern ERP: Select, Implement & Use Today's Advanced Business Systems, 2010

Bibliografia Complementar

Rascão, José. Sistemas de Informação para as Organizações, Edições Sílabo, 2ª edição, 2004
www.erpfans.com
www.erpsupersite.com

Planificação Semanal

Fevereiro, semana de:
5 Apresentação, Teste diagnóstico
12 Integração de Sistema informação; ERP
19 Estudo caso; CRM; SCM
26 ERP NAV
Março, semana de:
5 ERP NAV
12 Estudo caso, TESTE ESCRITO
19 ERP SAP
26 PASCOA
Abril, semana de:
2 ERP SAP
9 Visita de estudo
16 SHAREPOINT
23 SHAREPOINT
30 AVALIAÇÃO TRABALHO SAP
Maio, semana de;
7 QUEIMA DAS FITAS
14 AVALIAÇÃO TRABALHO NAV
21 AVALIAÇÃO TRABALHO SHAREPOINT
28 FERIADO

Coerência do programa para com os objetivos

O conhecimento sobre as diferentes abordagens/ferramentas s de integração de sistemas permitirão aos estudantes conhecer e perceber qual a melhor situação a aplicar em contexto real. A caracterização detalhada sobre ERP, CRM e SCM permitirão aos estudantes perceber melhor o papel dos sistemas integrados « nas organizações e perceber as vantagens destes sistemas.
A caraterização de ferramentas de integração (SharePoint) e de sistemas integrados, ERP, permitirão através da pratica que os alunos fiquem a saber manusear as principais funcionalidades dos ERPs: SAP e NAV e do Sharepoint

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para qualquer um dos quatro primeiros objetivos de aprendizagem recorrer-se-á sempre a diferentes estratégias de aprendizagem ativa e ao método expositivo. A discussão de grupo e inter-grupos os alunos será usada para despertar os alunos para a necessidade de integração de sistemas e as diferentes abordagens à integração dos sistemas. Os estudos de caso, visita e estudo e vídeos contribuirão para que os alunos fiquem a conhecer, caraterizar e enumerara as vantagens dos seguintes sistemas integrados: ERP, CRM e SCM. A pratica guiada e o projeto permitirá que os alunos fiquem a saber manusear as principias funcionalidades dos ERPs: SAP e Microsoft NAV e o SharePoint (ferramenta de integração).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)