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Organização e Gestão de Empresas Turísticas 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Após completar esta UC o aluno deverá capaz de:
1- Compreender e saber identificar o papel e importância da gestão no contexto da oferta turística;
2- Compreender e saber diferenciar as organizações, empresas turísticas e o papel e funções do gestor;
3- Compreender e desenvolver capacidades de planeamento empresarial;
4- Compreender e desenvolver capacidades de organização;
5- Compreender e desenvolver capacidades de direção;
6- Compreender e desenvolver capacidades de controlo de gestão.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Aulas expositivas; debate estruturado; estudo de casos
Estimulo à consulta de fontes bibliográficas
Consulta de fontes primárias (empresa) - trabalho prático

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento da gestão no setor do turismo
Importância económica e a dinâmica empresarial no setor do turismo;
Oferta turística: Organizações e as diversas tipologias de empresas turísticas.
2. Organização, empresa turística e o papel do gestor
Conceito de gestão e de ciclo da gestão;
Níveis da gestão;
As tarefas e aptidões do gestor;
Evolução da filosofia de gestão.
3. Planeamento
Empresa turística e seu ambiente externo;
Missão, visão e valores;
Definição de objetivos, tipos de objetivos e a gestão por objetivos;
Processo de tomada de decisão.
4. Organização
Funções, departamentalização e diferenciação;
Responsabilidade, autoridade e delegação;
Princípios de organização e estruturas organizacionais;
Autoridade, influência e poder.
5. Direcção;
Teorias da Natureza Humana;
Teorias da Motivação;
Liderança nas Organizações;
Cultura Organizacional.
6. Controlo
Definição e importância da função controlo;
Métricas de controlo aplicadas às empresas

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Teixeira, Sebastião (2013), “Gestão das Organizações”, Escolar Editora;

Holloway, J. C., Humphreys C. (2012). The business of tourism, Harlow, Pearson.

Bibliografia Complementar

- Carvalho, Luísa Cagica, Bernardo, Maria do Rosário Matos
Sousa, Ivo Dias de, Negas, Mário Carrilho (2016), “Gestão das Organizações – Uma abordagem integrada e prospectiva”, 2ª edição, Ed. Sílabo, ISBN: 978-972-618-814-8;

Planificação Semanal

Semana 1. Apresentação: objetivos, programa, regime de avaliação e bibliografia. Definição dos grupos de trabalho; Enquadramento da gestão na oferta turística.
Semana 2. Organização e gestão da empresa turística: O conceito de Gestão. O Ciclo da Gestão.
Semana 3. Níveis de Gestão. Tarefas e aptidões do gestor. Evolução da filosofia de Gestão.
Semana 4. Função Planeamento; A Empresa e o seu ambiente.
Semana 5. Função Planeamento.
Semana 6. Função Planeamento.
Semana 7. Função Planeamento. Avaliação.
Semana 8. Função Organização.
Semana 9. Função Organização.
Semana 10. Função Direção.
Semana 11. Função Direção.
Semana 12. Função Direção.
Semana 13. Função Controlo.
Semana 14. Apresentação de trabalhos.
Semana 15. Apresentação de trabalhos e Avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos - Importância económica e a dinâmica empresarial no setor do turismo; e Oferta turística vão ao encontro do 1º objetivo de aprendizagem. Os conteúdos - Conceito de gestão e o ciclo da gestão; Níveis da gestão; As tarefas e aptidões do gestor; e a Evolução da filosofia de gestão, vão ao encontro do 2º objetivo. Os conteúdos - Empresa turística e seu ambiente externo; Missão, visão e valores; Definição de objetivos, tipos de objetivos e a gestão por objetivos; e o Processo de tomada de decisões; vão ao encontro do 3º objetivo. Os conteúdos - Funções, departamentalização e diferenciação; Responsabilidade, autoridade e delegação; Princípios de organização e estruturas organizacionais; e Autoridade; vão ao encontro do 4º objetivo. Os conteúdos: Teorias da Natureza Humana; Teorias da Motivação; Liderança nas Organizações; e Cultura Organizacional; vão ao encontro do 5º objetivo. Os conteúdos - Definição da função controlo; e Métricas vão ao encontro do 6º objetivo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo, a aplicação de métodos ativos nomeadamente a promoção de debates estruturados e a análise de casos de estudo, permitem compreender o papel e importância da gestão no contexto da oferta turística e compreender as organizações, empresas turísticas e o papel e funções do gestor (Objetivos de aprendizagem 1 e 2); estes mesmos métodos complementados pelo estímulo à consulta de fontes bibliográficas e fontes primárias (empresa - trabalho prático) permite compreender e desenvolver capacidades nas 4 funções do ciclo de gestão (Objetivos de aprendizagem 3 a 6). O 6º objetivo de aprendizagem é reforçado pela metodologia da realização de exercícios práticos de aplicação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipa  
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