Como chegar
|
Contactos

Estatística e Análise de Dados 2 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:
• Compreender o racional subjacente aos procedimentos de estatística e análise de dados, com recurso ao software IBM SPSS;
• Conhecer diferentes técnicas de análise estatística, perceber a sua utilidade, e saber quando aplicar estas técnicas, com recurso ao software IBM SPSS;
• Avaliar a relação entre variáveis e testar modelos de predição;
• Analisar diferenças entre grupos e entre diferentes momentos de avaliação;
• Reconhecer pressupostos e resultados básicos de análise fatorial exploratória
• Interpretar de forma crítica resultados de análises de dados e reportar esses resultados em relatórios de investigação, de acordo com normas da APA;
• Desenvolver autonomia na utilização de procedimentos estatísticos para o apoio a projetos de investigação, bem como na leitura e interpretação de estudos apresentados em publicações científicas.

Pré-Requisitos Recomendados

Recomenda-se o domínio dos conteúdos teórico-práticos lecionados na unidade curricular Estatística e Análise de Dados 1.

Método de Ensino

No conjunto de aulas teórico-práticas procurar-se-á uma conciliação entre metodologias expositivas e metodologias ativas e participativas. Os métodos expositivos assentarão no recurso a suportes multimédia, utilizando-se para o efeito diapositivos em suporte powerpoint e a partilha e análise crítica de documentos de leitura. Os métodos ativos basear-se-ão na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente na exploração de bases de dados e condução de análises estatísticas com recurso ao IBM SPSS. Estas atividades práticas procurarão a resolução ativa de problemas de investigação em psicologia, bem como o seu relato sob a forma de relatórios, individualmente, em grupo e com a tutoria da docente.

A metodologia de avaliação será de natureza contínua, com três momentos/ componentes de avaliação a realizar ao longo do semestre: um teste escrito de avaliação de conhecimento (vale 40% da nota final) e duas provas práticas em grupo (cada uma vale 30% da nota final).

Conteúdos Programáticos

1. Revisão de conceitos estatísticos de base e de estatística descritiva
2. Estatística correlacional
2.1. Análises de correlação
2.2. Comparação de contagens e proporções
2.3. Análise de regressão linear simples e múltipla
3. Estatística inferencial para comparação de médias
3.1. Análise de diferenças entre duas condições: testes paramétricos e não paramétricos
3.2. Análise de diferença em uma amostra e dois momentos: testes paramétricos e não paramétricos
3.3. Análise de variância (ANOVA) com fatores inter-sujeitos, intra-sujeitos e de design misto
4. Introdução à análise fatorial exploratória
5. Interpretação e redação de resultados de investigação segundo normas APA: descrição, tabelas e figuras (conteúdo transversal)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS (3rd ed.). London: Sage Publications Ltd.
- Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª ed.). Pêro Pinheiro: Report Number.
- Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilíbrios.
- Pereira, A. (2008). SPSS – Guia Prático de Utilização Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia (7ª edição). Edições Sílabo.

Bibliografia Complementar

- American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: American Psychological Association.
- Cohen, B. (2008). Explaining Psychological Statistics. Hoboken, NJ: Wiley.
- Dancey, C.P. & Reidy, J. (2011). Statistics without maths for psychology (5ª ed.). Essex: Pearson Education.
- Greene, J. & D’Oliveira, M. (2006). Learning to use statistical tests in psychology. Berkshire: Open University Press.
- Pallant, J. (2016). SPSS Survival manual – a step by step guide to data analysis using IBM SPSS (6ª ed.). Berkshire: McGraw Hill Education.

Planificação Semanal

S1: Apresentação da UC & Revisão de conceitos estatísticos e estatística descritiva
S2: Revisão de correlação e analise do qui-quadrado
S3: Regressão linear
S4: Regressão múltipla
S5: Design de estudos intra e inter-sujeitos
S6: Testes de comparação de médias para duas amostras – paramétricos e não paramétricos
S7: Testes de comparação de uma amostra em dois momentos – paramétricos e não paramétricos
S8: Exercícios práticos & Prova prática em grupo 1
S9: Testes de comparação de medidas para mais do que duas amostras (i.e., variância inter-sujeitos)
S10: Teste de comparação de médias para mais do que dois momentos (i.e., variância intra-sujeitos)
S11: Exercícios de revisão e apoio ao estudo
S12: Testes de comparação de médias para amostras e momentos (i.e., design misto)
S13: Teste escrito & Prova prática em grupo 2
S14: Introdução à análise fatorial exploratória
S15: Exercícios de revisão e apoio ao estudo & Balanço do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

De modo a proporcionar aos alunos/as a aquisição de competências de raciocínio crítico acerca da usabilidade e seleção de procedimentos de análise estatística como suporte à investigação, os conteúdos programáticos incluem uma diversidade de análises inferenciais de dados, desde os testes de associação entre variáveis até aos testes de diferenças. De modo a que os/as alunos/as associem estes procedimentos estatísticos à investigação em psicologia, os conteúdos programáticos incluem a análise e reflexão de resultados de análises de dados e a testagem de hipóteses empíricas. Finalmente, de modo a desenvolver competências de interpretação e relato de resultados de investigação, inclui-se a análise de outputs de análises estatísticas e a redação de relatórios científicos de acordo com normas da APA..

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização de métodos expositivos permite a transmissão e análise de novos conteúdos relativamente às técnicas de análise de dados com recurso ao IBM SPSS. Estes métodos apoiam a aquisição de conhecimentos básicos, por parte dos/as alunos/as. O recurso a métodos que impliquem a participação ativa dos/as alunos/as faz-se através da análise e interpretação de resultados de investigação publicados em artigos científicos, bem como da resolução de problemas aplicados à psicologia com seleção e implementação de técnicas de análise de dados. A realização de exercícios em grupo contribuirá para a aquisição de competências de reflexão crítica acerca da utilização de procedimentos de análise de dados, interpretação de dados e relato de resultados. A conjugação destas diferentes metodologias permitirá, deste modo, a prossecução dos objetivos propostos para a Unidade Curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSim 
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)