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Psicologia da Educação 2 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Pretende-se que os alunos apreendam as virtualidades e potencialidades desta área científica, ou seja, que saibam qual o objeto de estudo, quais os modelos que lhe estão associados, os temas de investigação e de aplicação ou intervenção, bem como os contextos e recursos dos profissionais psicólogos da educação. Objetivo será também que os alunos saibam distinguir esta área de outras que lhe são muito próximas ou que nela estão incluídas (Psicologia Escolar e a Psicologia da Instrução).

São objectivos específicos e competências a adquirir: delimitar a dimensão profissional do Psicólogo da Educação; discutir a instrumentalidade dos conteúdos veiculados na praxis do psicólogo educacional; equacionar o(s) papel(éis) do Psicólogo Educacional nos diversos contextos educativos; desenvolver capacidades de observação, pesquisa e de intervenção no domínio da Psicologia da Educação.

Pré-Requisitos Recomendados

Ter concretizado com êxito as tarefas da disciplina de Psicologia da Educação 1.
Reconhecer os princípios teóricos da intervenção psicológica em contextos educativos.

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. Especificamente serão realizadas aulas expositivas, e atividades de exploração de leitura.
Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

A) Conceptualização da Psicologia da educação: Área científica; Dimensões fundamental e aplicada; Contextos de análise/intervenção ; Perfil do profissional; Metodologias de investigação e de intervenção

B) Psicologia da Educação e Psicologia escolar: delimitação conceptual; funções, modalidades e contextos de intervenção diferenciados e concomitantes

C) Processo ensino-aprendizagem; Agentes e componentes; situações educativas, orientações metodológicas de ensino. Alinhamento construtivista.

D) Observação de situações educativas: questões em torno do processo de observação; instrumentos de observação; aprendizagem escolar

E) Interacção Educativa e Aprendizagem Escolar. Psicopedagogia.

F) Planificação da intervenção psicoeducativa: componentes ; elaboração de planos.

G) Serviços de Psicologia e Orientação; Rede de Serviços da Apoio Psicológico no Ensino Superior; Federações internacionais e linhas editoriais no domínio da Psicologia da Educação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Barros de Oliveira, J. H. (2005). Psicologia da Ed. (vol. I e II). Porto: Livpsic-Psicologia.

Beltrán, Llera, J., &Rosselló, C. G. (Eds.) (1996). Psicología de laInstrucción I. Variables y procesos básicos. Madrid: SíntesisPsicología.

Bidarra, M. G. (1998). Psicologia da educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-118.

Coll, C. (1995). Psicología y educación: Aproximacion a losobjetivos y contenidos de la psicologia de laeducación. In C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.),Desarrollo psicológico y educación: II. Psicologia de laEducación(pp. 15-30). Madrid: Alianza.

Coll, C., et al. (1999). Psicologia da Educação. Porto Alegre: ARTMED.

Coll, C., Marchesi, A., &Palacios, J.(2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação (2ª ed., Vol. 2.). Porto Alegre: ArtMed

Coll, C., Palacios, J. y Marchesi, A. (Coords.) (2001). Desarrollo psicológico y educación. Vol II. Psicología de laeducación escola

Bibliografia Complementar

- Lopes, J. A. (2004). A hiperatividade. Lisboa: Edições Quarteto

- Sternberg, R. J., & Williams, W. M. (2002). Educational Psychology. Boston: Allyn & Bacon.

- Raposo, N. V. (1995). Estudos de psicopedagogia (2ª ed.). Coimbra: Coimbra Editora [1ª ed.: 1983].

- Ruivo, J. B. (1991). Tendências actuais da psicologia educacional. Psicologia. VIII, 1: 5-9.

Planificação Semanal

1-5
Enquadramento epistemológico da Psicologia da Educação: Conceptualização; Área científica; Dimensões fundamental e aplicada; Contextos de análise/intervenção ; Perfil do profissional; Metodologias de investigação e de intervenção

6-7
Psicologia da Educação e Psicologia da escolar: delimitação conceptual; funções, modalidades e contextos de intervenção

8-10
Processo ensino-aprendizagem; Agentes e componentes; situações educativas, orientações metodológicas de ensino

11
Observação de situações educativas: questões em torno do processo de observação; instrumentos de observação; aprendizagem escolar

12-14
Interacção Educativa e Aprendizagem Escolar

15
Planificação da intervenção psicoeducativa: componentes ; elaboração de planos.

Coerência do programa para com os objetivos

os conteúdos serão abordados com o intuito de potenciarem competências de conhecimento, compreensão, aplicação e análise.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A rentabilização de metodologias interrogativas, com recurso a debates, argumentação e diálogos, e a metodologias ativas, sob a forma de trabalho de grupo, apresentação e discussão dos trabalhos com recurso a interrogatório, debate e tempestade de ideias permitirá validar a aquisição dos objetivos propostos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
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