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Opção de Especialização – Gestão de Unidades de Saúde e Bem-estar 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Descrever os vários conceitos que compõem o Turismo de Saúde e Bem-estar nas suas diferentes vertentes e tipologias.
2. Reconhecer a importância do Turismo de Saúde e Bem-estar no contexto turístico nacional e internacional, identificando as suas etapas de evolução.
3. Identificar os diferentes subprodutos do turismo de saúde e bem-estar.
4. Compreender a estrutura organizativa e operacional das unidades de saúde e bem-estar.
5. Caracterizar as diferentes funções e categorias que compõem a estrutura organizativa e operacional das unidades de saúde e bem-estar.
6. Desenvolver competências científicas e técnicas no domínio da gestão de unidades de saúde e bem-estar, fundamentais a um desempenho profissional eficiente, criativo e inovador.
7. Adquirir competências, comportamentos e técnicas que permitam gerir, de forma integrada, as atividades no domínio da gestão de unidades de saúde e bem-estar.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

As aulas terão um caráter teórico-prático (T/P), combinando o método expositivo interativo com a análise e discussão das temáticas lecionadas relativas ao Turismo de Saúde e Bem-estar.
A avaliação de conhecimentos e competências da UC será feita segundo o método de avaliação contínua, onde será valorizado e obrigatório o regime presencial em 65% da totalidade das aulas. A distribuição das horas de trabalho independente por semestre será dividido em trabalhos práticos, mini-testes e outras provas escritas. Será igualmente feito o acompanhamento da elaboração dos trabalhos práticos, com apresentação oral e discussão dos resultados em contexto de aula.
Através do recurso a estas metodologias, tornar-se-á possível desenvolver as competências genéricas relevantes, durante a lecionação da UC.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | Introdução ao Turismo de Saúde e Bem-estar
1.1. Contextualização: origens e evolução histórica
1.2. Abordagem concetual: conceitos fundamentais
1.2.2. Modalidades de Turismo de Saúde
1.3. A simbologia da água: Termalismo, Talassoterapia e Spas
Tema 2 | Produtos de Saúde e Bem-estar
2.1 Contextualização
2.2 Técnicas de Hidroterapia
2.3 Tipos de Massoterapias e tratamentos termais
2.4.1. Equipamentos e Instalações Termais
2.5 Terapias complementares
2.6 Análise de legislação aplicável
Tema 3 | Turismo Médico e Hotelaria Hospitalar
3.1 História do Turismo Médico
3.2 Ética no Turismo Médico
3.3 Hotelaria Hospitalar
3.3.1 Gestão de operações
Tema 4 | Gestão Operacional no Turismo de Saúde e Bem-estar
4.1 Estrutura organizacional
4.2 GRH e Liderança
4.3. Qualidade de Serviços - Princípios e Procedimentos
Tema 5 | Marketing no Turismo de Saúde e Bem-estar
5.1 Caracterização da Oferta e da Procura
5.2 Fatores críticos de sucesso
5.3 Marketing mix

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bodeker, G. and Cohen, M. (Eds.) (2008). Understanding the Global Spa Industry. Oxford: Butterworth-Heinemann. (em aquisição)

Bushell, R. and Sheldon, J. (Eds.) (2009). Wellness and Tourism – Mind, Body, Spirit, Place. New York: Cognizant Communication Corporation. (em aquisição)

Coelho, M. M. M. S. e Portela, A. J. S. G. (2010). Turismo de saúde e bem-estar: um modelo de empreendedorismo e inovação. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.

Kimes, S. E., & Singh, S. (2009). Spa revenue management [Electronic version]. Cornell Hospitality Quarterly, 50(1), 82-95. Retrieved [10th October 2017], from Cornell University, School of Hospitality Administration site: http://scholarship.sha.cornell.edu/articles/259/

Smith, M. and Puczkó, L. (2014). Health, Tourism and Hospitality – Spas, wellness and medical travel.
New York: Routledge. (em aquisição)

Bibliografia Complementar

D’ Angelo, Janet M. (2009). Spa Business Strategies (2nd Edtition). Miami: Murray Media.

Leavy, H. R. and Bergel, Reinhard R. (2003). The SPA Encyclopedia – A guide to treatments & their benefits for Health & Healing. New York: Thompson Learning.

Rawlinson, S. and Heap, T. (2017). International SPA Management – Principles & Practices. Oxford: Goodfellow Publishers, Ltd.

Soukup, D. (2014). Spa Business Secrets to increase Profits. Orlando: InSPAration Management.

Williams, Skip (2003). The Reluctant Spa Director and the Mission Dream. Haverford: Infinity Publishing.

Planificação Semanal

SEMANA 1: AULAS 1 e 2 | 05.02.2018 e 06.02.2018
Sessão de apresentação.
Tema 1 – Introdução.
SEMANA 2: AULAS 3 e 4 | 19.02.2018 e 20.02.2018
Tema 1 – Desenvolvimento e conclusão.
SEMANA 3: AULAS 5 e 6 | 26.02.2018 e 27.02.2018
Tema 2 – Introdução, desenvolvimento e conclusão.
SEMANA 4: AULAS 7 e 8 | 05.03.2018 e 06.03.2018
Tema 3 – Introdução, desenvolvimento e conclusão.
SEMANA 5: AULAS 9 e 10 | 12.03.2018 e 13.03.2018
Tema 4 – Introdução, desenvolvimento e conclusão.
SEMANA 6: AULAS 11 e 12 | 19.03.2018 e 20.03.2018
1.º Teste de Avaliação Contínua.
Correção do teste de avaliação.
SEMANA 7: AULAS 13 e 14 | 09.04.2018 e 10.04.2018
Tema 5 – Introdução e Desenvolvimento
SEMANA 8: AULAS 15 e 16 | 16.04.2018 e 17.04.2018
Tema 5 – Conclusão.
SEMANA 9: AULAS 17 e 18 | 23.04.2018 e 24.04.2018
Realização de Visita Técnica – Visita guiada a SPA urbano
Elaboração de Relatório de Visita
SEMANA 10: AULA 19 | 30.04.2018
Tema 6 – Introdução e Desenvolvimento.
SEMANA 11: AULAS 20 e 21 | 14.05.2018 e 15.05.2018
Conclusão do Tema 6.
Revisão dos conteúdos programáticos lecionados.
SEMANA 12: AULAS 22 e 23 | 21.05.2018 e 22.05.2018
2.º Teste de Avaliação Contínua. Correção.
Orientação final dos Trabalhos práticos.
SEMANA 13: AULAS 24 e 25 | 28.05.2018 e 29.05.2018
Apresentação dos Trabalhos Práticos.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos abordados ao longo da UC dotarão os alunos de conhecimentos específicos no âmbito do Turismo de Saúde e Bem-Estar (objectivos 1, 2 e 3), que vão ao encontro das necessidades do mercado, permitindo desenvolver competências que têm como objetivo final a integração adequada no contexto laboral, nomeadamente em funções de liderança no âmbito da gestão e supervisão das operações em unidades dedicadas a esta atividade em múltiplos contextos (objetivos 4, 5, 6 e 7).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia expositiva interativa será utilizada ao nível de todos os objetivos de aprendizagem permitindo que o aluno compreenda os vários conceitos inerentes ao turismo de saúde e bem-estar (objectivo 1), compreendendo a sua evolução no contexto nacional e internacional, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento do setor (objetivo 2), bem. Esta metodologia será complementada com outros métodos, específicos para cada objetivo, como a realização de exercícios práticos e com o recurso/utilização de software de gestão hoteleira – módulo de Spa, e visita técnica a unidade de saúde e bem-estar (objetivos 3, 4, 5, 6 e 7).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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