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Gestão de Projetos 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1 - Aplicar conhecimentos e competências na gestão de projetos que lhe irão permitir um enquadramento na vida profissional mais habilitado;
2 - Explicar os princípios e técnicas fundamentais subjacentes ao planeamento e à gestão de projetos;
3 - Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos;
4 - Desenvolver competências para realizar um trabalho individual de pesquisa, redação e estudo de caso, analisando, revendo a literatura, bem como a respetiva apresentação e discussão.

Pré-Requisitos Recomendados

NA

Método de Ensino

A. Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
B. Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
C. Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1 Enquadramento da gestão de projetos
2 Gestão de projetos: guião para a inovação e empreendedorismo
3 Gestão do risco do projeto
4 Estrutura organizacional e gestão por projetos
5 Planificação e controlo do tempo do projeto
6 Planificação e controlo dos custos do projeto
7 Normalização da Gestão de Projetos
8 Casos práticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

António Miguel (2013), “Gestão Moderna de Projectos”, 7a edição atualizada, Editora FCA?
Barceló Miquel, Guillot Sergi (2013), “Gestión de proyectos complejos”, Ediciones Pirámide.
Guia PMBOK (2013), Project Management Body of Knowledge, 5ª edição
Kerzner Harold (2014), “Project Management: Best Practices: Achieving Global Excellence”, 3rd Edition, Wiley.
Mantel S. Meredith J., Shafer S. e Sutton M. (2004), “Core Concepts: Project Management in Practice”, 2nd, Ed., John Wiley & Sons
Roberts Alexander, Wallace William (2016), “Project Management”, Edinburgh Business School.
Roldão Víctor (2010), "Gestão de Projectos: abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo", Monitor?
http://www.pmi.org, Project Management Institute

Planificação Semanal

1 Enquadramento da gestão de projetos
2 a 3 Gestão de projetos: guião para a inovação e empreendedorismo
4 Gestão do risco do projeto
5 Estrutura organizacional e gestão por projetos
6 a 10 Planificação e controlo do tempo do projeto (avaliação pré-projeto individual)
11 a 14 Jogo didático em sala - PM BOX (avaliação caso prático em grupo)
15 a 18 Planificação e controlo do tempo do projeto
19 Normalização da Gestão de Projetos
20 Pitch Gestão de Projetos (avaliação caso prático em grupo)

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos partem de um enquadramento teórico que visa enquadrar a importância da gestão de projetos (conteúdos 1 a 20), permitindo alcançar o objetivo 2. Os conteúdos seguintes (1 a 20) desenvolvem os princípios e técnicas fundamentais subjacentes ao planeamento e gestão de projetos (objetivo 4) desenvolvendo competências para realizar um trabalho individual de pesquisa, redação e estudo de caso, analisando, revendo a literatura, bem como a respetiva apresentação e discussão. Os conteúdos mostram-se bem estruturados, permitindo a sua compreensão e incentivando processos autónomos de aprendizagem e investigação (objetivo 1) garantindo a aplicação dos conhecimentos e competências na gestão de projetos que irão permitir um enquadramento na vida profissional mais habilitado. Cada um dos capítulos está estruturado de forma a permitir a sua compreensão individual e o relacionamento entre si, atingindo-se assim os objetivos propostos (1 a 20).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A união entre a exposição teórica da matéria (metodologia A), com a participação dos alunos e a análise de exemplos práticos sobre as matérias tratadas nas aulas (metodologia B) permitirão ao aluno a familiarização com conceitos de gestão de projetos e o contacto com os problemas reais com que poderão deparar-se na sua vida profissional, garantindo-lhe obter adequados conhecimentos na gestão de projetos e competências para uma vida profissional mais habilitada (objetivos 1 e 3). O sistema de avaliação adotado na unidade curricular, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na sala aula e valorizar a investigação e a pesquisa, em trabalho individual, incrementa a capacidade de análise e de argumentação do aluno (metodologia C). Garante aferir se os princípios e técnicas fundamentais subjacentes ao planeamento e à gestão de projetos foram consolidados (objetivos 2) e constatar o nível de desenvolvimento de competências para realizar um trabalho individual de pesquisa, redação e estudo de caso, analisando, revendo a literatura, bem como a respetiva apresentação e discussão.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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