Gestão de Processos de Negócio 2017/2018
- 4 ECTS
- Lecionada em Português
- Avaliação Contínua
corpo docente
- apresentação
- conteúdos
- competências relevantes
Objetivos
Identificar oportunidades de SI para as organizações.
Analisar os requisitos de negócio de uma organização.
Aprender a desenhar processos de negócio orientados a tecnologias BPM (workflow), utilizando o standard BPMN
(Business Process Modelling Notation).
Conhecer e utilizar ferramentas de modelação, integração e monitorização de processos
Enumerar as vantagens da utilização das arquitecturas de SI.
Pré-Requisitos Recomendados
nenhum
Método de Ensino
Método Aprendizagem Colaborativa
Método Aprendizagem por Projectos
Método Aprendizagem pela resolução de problemas e exercícios
Conteúdos Programáticos
1- Processos de negócio
conceito
tipos de processos
exemplos de processos de negócio
Classificação dos processos organizacionais (APQC / Porter)
Visão dos processos de negócio
Análise Funcional vs. abordagem por processos
Gestão de Processos de negócio
Melhoria de Processos
Modelação de Processos de Negócio
2.Gestão de Processos de Negócio (BPM)
Generalidades de BPM
Benefícios e impacto no negócio com BPM
BPMN - conceitos básicos, estrutura de processos
Diagrama de processos
Elementos Básicos de um Diagrama de Processos de Negócio BPD
Figuras BPMN
Actividades Repetitivas
Gateways
Eventos
3.Ferramentas de modelação, integração e monitorização de processos: BIZAGI
conceitos básicos
principais funcionalidades
desenho e modelação de processos
automatização de processos
4. Arquiteturas de SI:
Diferentes arquiteturas: conceito.
Vantagens/Desvantagens das arquiteturas de SI
Bibliografia e Webgrafia Recomendada
Rascão, José. Sistemas de Informação para as Organizações, Edições Sílabo, 2ª edição, 2004.
Amaral, Luís e outros, Sistemas de Informação Organizacionais, Edições Sílabo, 2005.
Fischer, Layna. BPM Excellence In Practice 2008: Using Bpm For Competitive Advantage, 2008.
.Zachman, John. The Zachman Framework for Enterprise Architecture : A Primer on Enterprise Engineering and
Manufacturing, 2002.
The Open Group. TOGAF Version 9, Van Haren Publishing, 2009
Planificação Semanal
1 Apresentação
2 Organização
3 Processos de Negócio
3 Teste
4 Modelação de Processos de Negócio
5 Modelação de Processos de Negócio
6 Desenho de Processos de negócio
7 Desenho de Processos de negócio
7 Bizagi
8 Bizagi
9 Bizagi
10 Bizagi
11 Bizagi
12 Arquiteturas de SI
13 Arquiteturas de SI
13 Teste final
14 Apresentação do projeto Bizagi
15 Avaliação/conclusão da unidade curricular
Coerência do programa para com os objetivos
Os conteúdos programáticos lecionados permitem aos alunos adquirir conhecimentos relevantes nas área de
modelação de processos de negócio, gestão e melhoria de processos e sua implementação no Bizagi. A abordagem às arquiteturas de SI permitem ainda que os alunos possuam um conhecimento alargado das diversas arquiteturas existentes e percebam as suas vantagens e desvantagens.
Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos
A combinação da Aprendizagem Colaborativa, a resolução de problemas da vida real, a realização de exercícios e
de um trabalho prático permitem aos alunos familiarizarem-se com problemas reais da modelação de processos de negócio nas empresas que encontrarão na vida profissional. A realização de um projeto final permitirá também avaliar a capacidade de investigação e o espírito crítico dos alunos.
competência genérica relevante | desenvolvida? | avaliada? |
---|---|---|
Análise e síntese | Sim | Sim |
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos | Sim | Sim |
Capacidade crítica e de avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de adaptação a novas situações | Sim | Sim |
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação | Sim | Sim |
Capacidade de decisão | Sim | Sim |
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor | Sim | Sim |
Capacidade de investigação | Sim | Sim |
Competência em informática e uso de novas tecnologias | Sim | Sim |
Comunicação oral e escrita | Sim | Sim |
Criatividade | Sim | Sim |
Gestão da informação e da aprendizagem | Sim | Sim |
Preocupação com a eficácia | Sim | Sim |
Preocupação com a qualidade | Sim | Sim |
Resolução de problemas | Sim | Sim |
Saber organizar, planear e gerir | Sim | Sim |
Trabalho em equipa | Sim | Sim |