Como chegar
|
Contactos

Tese 2017/2018

Objetivos

A Unidade Tese tem como objetivo principal orientar o candidato na aquisição das competências necessárias para a organização e execução de um projeto de investigação científica que no seu termo consubstanciará uma contribuição original e útil para o conhecimento, suscetível de publicação internacional arbitrada no domínio científico em que se insere.
Designadamente, o candidato terá adquirido conhecimento sobre o domínio científico, relações com outras áreas, métodos e técnicas de investigação, fontes de informação, tecnologias de informação necessárias, bem como um comportamento adequado para o desempenho científico de alto nível. O candidato terá adquirido competências de
efetividade pessoal, designadamente em termos de qualidades pessoais, auto gestão e de desenvolvimento pessoal e profissional, capacidades de gestão e organização da investigação científica. Em termos sociais, o candidato terá desenvolvido o empenho para a utilização do conhecimento em prol da sociedade.

Pré-Requisitos Recomendados

Conclusão da parte curricular com sucesso.

Método de Ensino

Sessões individuais de orientação científica e metodológica.
Sessões individuais de preparação e execução do Plano de Desenvolvimento Pessoal.
Avaliação sumativa da Tese em provas públicas nos termos do Regulamento.

Conteúdos Programáticos

Realização simultânea de um projeto de investigação e de um plano de desenvolvimento pessoal. As duas atividades serão coordenadas pelo orientador.
O Plano de desenvolvimento pessoal segue o Researcher Development Framework desenvolvido pela VITAE. Para o efeito será cumprida uma avaliação inicial de diagnóstico, com termos de referência no Researcher Development Statement.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

A bibliografia é definida em função do projeto de investigação individual de cada doutorando.

Planificação Semanal

A preencher

Coerência do programa para com os objetivos

A aquisição de competências para investigação científica de alto nível será obtida através do plano individual de desenvolvimento preparado nos termos do Researcher Development Framework da VITAE, em conjunto pelo candidato e pelo orientador.
A contribuição para conhecimento será o resultado da execução de um projeto de investigação dirigido pelo orientador.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objetivos da Unidade Tese são essencialmente: o desenvolvimento de capacidades de investigação (incluindo conhecimento e competências várias ao nível cognitivo, comportamental e social) ao mesmo tempo que se realiza um projeto de investigação que no seu termo consubstanciará uma contribuição para o conhecimento suscetível de publicação internacional arbitrada.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)