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Dissertação 2017/2018

Objetivos

No final da unidade curricular os estudantes deverão ter redigido uma dissertação ou um relatório de atividade profissional na área científica do 2º ciclo de estudos em direito. Deverão demonstrar competências de elaboração e implementação de um plano de investigação, de recolha bibliográfica pertinente à área de estudo, de seleção e implementação dos métodos adequados recolha e análise de dados, e de discussão dos dados, demonstrando capacidades de integração de conhecimentos, gestão de questões complexas, e desenvolvimento de soluções ou emissão de juízos. Deverão ainda ser capazes de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, de forma clara e sem ambiguidades.

Pré-Requisitos Recomendados

A conclusão do período curricular do Mestrado.

Método de Ensino

As aulas de orientação tutorial dominam a presente unidade curricular:Sessões individuais de orientação científica e metodológica;Sessões individuais de preparação e execução do projeto de investigação.

O processo de avaliação implica a defesa da dissertação/relatório de atividade profissional, em provas públicas, onde será avaliada a componente técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública, nos termos do regulamento da UPT.

A dissertação/relatório deve ser apresentada de acordo com os requisitos formais e nos prazos estabelecidos pela UPT.

Conteúdos Programáticos

Realização simultânea de um projeto de investigação e do correspondente trabalho escrito.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Depende do tema da dissertação/relatório, mas o orientador aconselhará o estudante sobre a bibliografia a consultar.

Bibliografia Complementar

Depende do tema da dissertação/relatório, mas o orientador aconselhará o estudante sobre a bibliografia a consultar.

Planificação Semanal

Corresponde a pelo menos 30 horas de orientação tutorial a serem divididas pelo ano letivo.
Fica ao critério de cada orientador, de acordo com as necessidades dos orientandos.

Coerência do programa para com os objetivos

Em geral, os conteúdos programáticos procuram ir ao encontro dos objetivos da unidade curricular, sobretudo no que respeita à concretização do projeto de investigação. A possibilidade dos estudantes participarem em projetos de investigação a desenvolver e implementar no Instituto Jurídico Portucalense, permite o desenvolvimento de competências de integração de saberes, numa lógica de investigação-ação. A aquisição de competências para investigação científica de alto nível será obtida através do projeto de investigação e da orientação tutorial A contribuição para conhecimento será o resultado da execução do trabalho escrito.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A orientação tutorial (OT) domina a unidade curricular, destinando-se ao acompanhamento individualizado do desenvolvimento dos trabalhos de dissertação/relatório, embora se recorram também a metodologias ativas e participativas de ensino-aprendizagem manifestas na apresentação e discussão regular do trabalho de investigação. A metodologia de ensino usada permite que o estudante apresente e justifique as suas ideias, discutindo-as com o orientador, sendo desta forma a investigação desenvolvida de uma forma profunda, lógica e metódica, demonstrando a consistência e solidez dos conhecimentos. Assim, os objetivos são essencialmente no desenvolvimento de capacidades de investigação(incluindo conhecimento e competências várias ao nível cognitivo, comportamental e social) ao mesmo tempo que se realiza um projeto de investigação que no seu termo consubstanciará uma contribuição para o conhecimento. Estes objetivos serão atingidos através do trabalho individual e a respetiva orientação tutorial.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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