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Gestão das Operações e Logística 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de…
Explicar a importância, abrangência e tendências da gestão das operações no contexto das várias funções existentes na organização
Explicar o papel da Gestão das Operações na estratégia da organização e descrever e explicar como é desenvolvida a estratégia das operações
Definir e descrever os processos relativos ao desenvolvimento dos produtos e serviços
Identificar e descrever os diferentes tipos de processos e explicar as suas característic
Descrever os elementos básicos da cadeia de abastecimento e explicar os aspectos que afetam a gestão da cadeia de abastecimento
Explicar o papel das compras e como são tomadas as decisões
Identificar os vários métodos de previsão e as suas características e efetuar previsões
Descrever e explicar a importância da gestão dos stocks para as empresas, bem como os vários custos associados à gestão dos stocks. Aplicar os vários modelos de gestão de stocks a situações reais

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação teórica dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos demonstrativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Resolução orientada de problemas.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Gestão das Operações
2. Estratégia das Operações e competitividade
3. Desenvolvimento de produtos e serviços e seleção do processo
4. Gestão da Cadeia de Abastecimento
5. Sourcing e seleção de fornecedores
6. Previsão
7. Gestão de stocks

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Reid, R. Dan e Sanders, N. A., (2011), Operations Management: An Integrated Approach, 4th Edition, John Wiley & Sons
Chopra Sunil and Meindl Peter (2015) Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation, 6th Edition, Prentice Hall
Carvalho, José Crespo (2010), Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo

Bibliografia Complementar

Makridakis, S. e Wheelwright, S. C., Hyndman, R.J. (1998) Forecasting: Methods and Applications , 3rd Edition, Wiley
Waters, Donald, (2003) Inventory Control and Management, 2nd Edition, Wiley

Planificação Semanal

1 Apresentação: objetivos, programa, regime de avaliação e bibliografia.
Introdução.
2. Introdução à Gestão de Operações.
3. Interação da Gestão de Operações com outras funções da organização
4. Estratégia das Operações e competitividade
5. Definir e descrever o processo de desenvolvimento de produtos; identificar e perceber os diferentes tipos de processo e explicar as suas características.
6. Gestão da Cadeia de Abastecimento
7. Introdução aos métodos de previsão
8. Previsão: método de alisamento exponencial simples
9. Previsão: método de Holt
10. Previsão: método de Holt-Winters
11. Introdução à gestão de stocks
12. Gestão de stocks: Modelos determinísticos
13. Gestão de stocks: Modelo estocásticos
14. Sourcing e seleção de fornecedores
15. Apresentação dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas

Coerência do programa para com os objetivos

Para o primeiro objetivo “Explicar a importância, abrangência e tendências da gestão das operações no contexto das várias funções existentes na organização.” serão lecionados os conteúdos do ponto 1. Para o segundo objetivo “Explicar o papel da Gestão das Operações na estratégia da organização e descrever e explicar como é desenvolvida a estratégia das operações.” será abordado o ponto 2. Para o terceiro objetivo e quarto objetivos, “Definir e descrever os processos relativos ao desenvolvimento dos produtos e serviços e “Identificar e descrever os diferentes tipos de processos e explicar as suas características” serão utilizados os conteúdos do ponto 3. O quinto objetivo será suportado pelos conteúdos do ponto 4. Para o sexto objetivo, será lecionado o conteúdo do ponto 5. Finalmente o sétimo e oitavo objectivos serão conseguidos através dos pontos 6 e 7, respectivamente.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objetivos serão alcançados através da junção entre: a exposição teórica dos conteúdos, a participação e discussão dos alunos, e a resolução de problemas e casos práticos relacionados com esses conteúdos. Este método permite aos alunos a familiarização com os conceitos de gestão das operações e logística, bem como com a sua aplicação no contexto real das empresas.
O método de avaliação adoptado na unidade curricular, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na aula e ao valorizar processos autónomos de resolução de problemas, permite ao aluno melhorar a sua capacidade de análise e de argumentação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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