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Transportes e Acessibilidades em Turismo 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

corpo docente

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos adquiram um conhecimento teórico sólido, bem como um conjunto de metodologias e técnicas de análise que lhes permita atingir os seguintes objetivos:

1.Conhecer os processos de dos transportes e do acessibilidade em turísmo
2.Compreender a relação entre os transportes e o turismo
Identificar e caracterizar os modos de transporte e o conceito de intermodalidade
3.Compreender e analisar as relações entre a oferta e a procura no setor dos transportes
4.Conhecer como os tecnologias ‘smart’ funcionam nos transportes.
5.Compreender o que é acessibilidade em turismo e porque é importante
6.Intender os estereótipos ligados com acessibilidade em turismo
7.Identificar os organizações que promovam o turismo acessível em Europa.
8.Analisar os transportes e acessibilidade em vivo com visitas do campo
9.Perceber a praticar algumas técnicas de investigação no área do turismo e acessibilidade

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com métodos interativos que estimulem a participação dos alunos, através de debates, análise de estudos de caso, “role-playing”, brainstorming, etc.
Atividades de pesquisa e análise de documentos para desenvolvimento de tarefas propostas, nomeadamente a realização de um projeto em grupo, que será acompanhado pelo docente.Tambem visitas do campo e apresentacoes.
Pretende-se ainda a realização de visitas de estudo técnicas e/ou palestras com oradores convidados, que permitam a consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Conteúdos Programáticos

Tema 1| Transportes e Turismo 1.1. Introdução nos conceitos 1.2. Os modos de transporte e a intermodalidade1.3. Procura e oferta dos transportes1.4. Tecnologias ‘smart’ e transportes em turismo1.5. Os impactos ambientais dos transportes


Tema 2| Acessibilidade em Turismo
2.1. Introdução nos conceitos2.2. Politicas e designo do acessibilidade em turismo2.3. E-acesso e training no turismo acessível 2.4. Métodos do investigação do acessibilidade em turismo

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Transportes
Hensher, D. e Brewer, A., 2004. Transport: an economics and management perspective. Oxford: University Press.
Holloway, J., 2006. The Business of Tourism. Harlow. Pearson Education Limited.
Rodrigues, J. et al.(2006). The geography of transport systems. Oxon: Routledge.
Cunha, Licínio (1997) Economia e Política do Turismo, Lisboa, McGraw Hill de Portugal.

Acessibilidade em Turismo

Darcy, S. & Buhalis., D. (2010) Accessible Tourism: Concepts and Issues. Channel View Publications.
European Commission (2014) Economic Impact and travel patterns of accessible tourism in Europe. Download here: http://ec.europa.eu/DocsRoom/documents/5566/attachments/1/translations
European Commission (2014) Mapping skills and training needs to improve accessibility in tourism services. Download here: http://ec.europa.eu/DocsRoom/documents/5568/attachments/1/translations

Bibliografia Complementar

Domínguez Vila, T., Darcy, S. & Alén González, E., (2015). Competing for the disability tourism market – A comparative exploration of the factors of accessible tourism competitiveness in Spain and Australia. Tourism Management, 47, pp.261–272.

Turismo Portugal (2017). Manual de Gestão de Destinos Turísticos Acessíveis http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/all-for-all/Documents/manual-de-gestao-de-destinos-turisticos-acessiveis-pt.pdf

Planificação Semanal

Semana 1
1. Transportes e Acessibilidade em Turismo – Overview of Course
1.1 Datas importantes
1.2 Estrutura das aulas
1.3 Métodos da avaliação
1.4 Transportes – Introdução
1.5 Acessibilidade – Introdução

Semana 2
2. Transportes e turismo – Meios dos transportes
2.1. Os modos de transporte
2.1.1. Transportes rodoviários
2.1.2. Transportes ferroviários
2.1.3. Transportes aquáticos
2.1.4. Transportes aéreos

Semana 3 - nao estou aqui

Semana 4
4. Oferta e procura no setor dos transportes
4.1 Oferta no sector dos transportes
4.2 Procura no sector dos transportes
4.2.1 Previsão da procura por transporte turístico
4.3 Fontes de informação sobre as viagens de turismo internacional
4.5. Intermodalidade

Semana 5
5. Transportes e turismo – Os impactos ambientais e humanos
5.1 O emissão dos transportes
5.2 O impacto dos transportes no ‘climate change’.
5.3 Transportes alternativas
5.4 Métodos que usam os transportes no turismo para evitar o ‘climate change’

Semana 6
Transportes e turismo – Tecnologias ‘smart’
6.1 Cidades ‘smart’
6.2 Transportes ‘smart’
6.3 O papel dos cidadãos na criação da informação ‘smart’.

6.4 Preparação para visita do campo
6.5 Preparação para Apresentações ‘PetchaKutcha’

Semana 7
Visita do campo (Nov 3- Sexta?? Or could get students to meet me at airport)


Semana 8
8. Acessibilidade em turismo – Introdução
8.1 Quem precisa acessibilidade?
8.1.2 Desafia os estereótipos do acessibilidade!
8.2 Viajantes e acessibilidade
8.2.1 Transportes
8.2.2 Alojamento
8.2.3 Sítios do Turismo

Semana 9
Apresentações ‘PetchaKutcha’
9. Accessibilidade em turismo- mais
9.1 Planeamento da viagem
9.2 Customer services
9.3 Casos do ‘best practice’.
9.4 O turismo acessível é uma vantagem competitiva
9.4.1 Recursos Tangíveis e Intangíveis e a
Vantagem Competitiva

Semana 10
10. Acessibilidade em turismo – Politicas e designo
10.1 Os organismos que promovem a acessibilidade em turismo
10.2 Politicas para acessibilidade em turismo
10.3 O designo acessível
10.3 1 Acessibilidade em centros históricos
10.3 2 Acessibilidade em praias

Semana 11
11. Acessibilidade em Turismo – E-acesso e training
11.1 E-Info sobre acessibilidade em turismo
11.1.1 Designo dos websites acessíveis
11.2 Training dos pessoas no turismo acessível
11.3 Best case estudos no área do turismo acessível
11.4 Preparação para o trabalho do campo


Semana 12
Trabalho do campo (acessibilidade e transportes) – So um dia (4hrs)

Semana 13
Guest lecture (Ciclaaveiro, Paulo Viega, Bernado, Jose Mota?) (11th Dec)

Apresentações dos grupos (12th Dec)

Semana 14
Mini- revisão dos Transportes e Acessibilidade (18th Dec)
Teste escrito (19th Dec)

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da UC, tal como é possível constatar através da análise comparativa destes dois parâmetros. Os objetivos relacionados com o tema Transportes e turismo serão concretizados através do conteúdo programático 2, pela compreensão da geografia da rede de transportes, pela caracterização dos diferentes modos de transporte e da intermodalidade, e pela compreensão da oferta e procura nos transportes. Os objetivos 5 a 7 referem-se à temática do acessibilidade e serão concretizados através do conteúdo programático 3, onde serão explicitados os principais conceitos gerais sobre turismo acessível, as novas tendências em esta área e as principais operações envolvidas na indústria hoteleira.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos da unidade curricular, integrando um conjunto de atividades que permitem aos alunos possuir as ferramentas necessárias para consolidar os conhecimentos adquiridos. Em primeiro lugar, a utilização do método expositivo, associado ao método interativo permitirá ao aluno compreender os conceitos fundamentais dos sistemas de transporte e accessibilidade em turismo expressos nos diversos objetivos da UC. As atividades de pesquisa e análise de documentos, bem como a realização de trabalho de grupo, permitirão consolidar os conhecimentos adquiridos e aplicar esse conhecimento a casos concretos. Por fim, a realização de visitas de estudo e/ou a realização de palestras com oradores convidados permitirá aos alunos tomar conhecimento de realidades próximas, potenciando o processo de ensino-aprendizagem da UC.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigação  
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Comportamento ético e responsável  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipa  
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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