Como chegar
|
Contactos

Psicologia da Cognição 1 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Compreender e analisar criticamente os contributos da psicologia cognitiva nos domínios da percepção, da atenção e da memória humanas;

- Dominar a metodologia experimental;
- Desenvolver a capacidade de trabalho laboratorial no âmbito da Psicologia Cognitiva.

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem

Método de Ensino

-Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos.
- Participação em experiências no âmbito da psicologia experimental e respectiva análise e discussão dos resultados obtidos.

Conteúdos Programáticos

I. Introdução à Psicologia Cognitiva
1. A Psicologia Cognitiva como ciência
2.Ciência Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva

II. Percepção
1.Teorias da percepção.
2.Métodos psicofísicos e teoria da detecção do sinal.
3.Organização perceptiva.
4.Percepção do tamanho e da profundidade
5.Percepção da cor
6.Sistemas neurofisiológicos da percepção
7.Bases neuroanatómicas da percepão

III. Atenção
1.Tipos de atenção: focada (auditiva e visual) e dividida.
2.Modelos de atenção
3.Limites da capacidade de atenção
4. Bases neuroanatómicas da atenção

IV. Memória
1.Bases neuroanatómicas da memória
2.Processos de memória
3. Tipos de memória

V. Funções Executivas
1.Bases neuroanatómicas das funções executivas
2. Componentes das funções executivas
3.Modelos das funções executivas

VI. Linguagem
1.Bases neuroanatómicas da linguagem
2. Componentes da linguagem
3. Modelos da linguagem

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baddeley, A.D. (2009). Memory. London: Psychology Press.
Baddeley, A. D. (2002). Human memory: Theory and practice. Revised Edition. Hove, UK: Psychology Press.
Eysenck, M., & Keane, M. T. (2005). Cognitive Psychology: a student´s handbook (5ª Ed.). Reino Unido: Psychology Press.

Bibliografia Complementar

Goldstein, E.B. (2006). Sensación y percepción (6ª ed.). Madrid: Thomson Editores.
Pinto, A. C. (1991). Psicologia experimental: Temas e experiências. Porto: Edição do autor.
Pinto, A.C. (2011). Psicologia da Aprendizagem e da memória. Porto: LivPsic.

Planificação Semanal

1 – Apresentação dos conteúdos programáticos, bibliografia e metodologia de avaliação
2 - Introdução à Psicologia Cognitiva: A Psicologia Cognitiva como ciência; Ciência Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva.

3 – Percepção: Teorias da percepção. Métodos psicofísicos e teoria da detecção do sinal. Organização perceptiva.
4 – Perceção: Percepção do tamanho e da profundidade. Percepção da cor. Sistemas neurofisiológicos da percepção.
5 – Prática laboratorial
6 – Prática laboratorial
7 – Atenção: Tipos de atenção: focada (auditiva e visual) e dividida. Modelos de atenção. Limites da capacidade de atenção. Provas de atenção
8 – Prática laboratorial
9 – Prática laboratorial
10 – Memória: Estruturas da memória; Processos de memória.
11 – Memória: Teorias do esquecimento.Teorias de recordação e reconhecimento
12 - Prática laboratorial
13 - Prática laboratorial
14 – Revisões da prática laboratorial
15 – Revisões da matéria leccionada ao longo do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

Uma vez que os objectivos da unidade curricular passam pela compreensão e análise crítica dos contributos da psicologia cognitiva nos domínios da percepção, da atenção e da memória humanas, revisitando as experiências clássicas, desenvolvendo a capacidade de condução de experiências com recurso à metodologia experimental, os conteúdos programáticos exploram as diferentes contribuições teóricas e as experiências que lhe dão suporte.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objectivos da unidade curricular de compreensão e análise crítica dos contributos da psicologia cognitiva nos domínios da percepção, da atenção e da memória humanas, revisitando as experiências clássicas, são concretizados através da exposição oral do docente e debate em grupo turma. Por outro lado, o objectivo do desenvolvimento da capacidade de condução de experiências com recurso à metodologia experimental é concretizada pela participação em experiências no âmbito da psicologia experimental e respectiva análise e discussão dos resultados obtidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)