Como chegar
|
Contactos

Gestão de Alojamento 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de identificar e distinguir as características dos diferentes empreendimentos turísticos; analisar a viabilidade, segmentação de negócio e estratégia de Marketing de uma unidade hoteleira; orçamentação de um ano de actividade do hotel; análise e implementação de qualidade em hotelaria.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimento de excel.

Método de Ensino

Método expositivo – Apresentação em powerpoint;
Método activo com recurso a trabalho e apresentações em grupo.

Conteúdos Programáticos

1 - O Alojamento
1.1 Tipos de estabelecimentos
1.2 Estrutura organizacional
1.3 Tipologia de quartos
1.4 Regimes de alojamento
2 - Receção – Operações e procedimentos
2.1 Funções, responsabilidades e perfis profissionais dos recursos humanos
2.2 Atendimento telefónico e presencial
2.3 Comunicação interpessoal
2.4 Procedimentos, documentação e organização de Receção
2.5 Check-in
2.6 Check-out
3 - Procedimentos, documentação e organização de Housekeeping
4 - O preço na hotelaria
5 - Revenue Management
6 - Orçamentação em unidades hoteleiras
7 - Programa de Gestão de Alojamento - software e simulação em receção

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Decreto-Lei nº 39/2008 - Regime Jurídico de Instalação, Exploração e Funcionamento
dos Empreendimentos Turísticos

- Portaria nº 327/2008 - Requisitos específicos de Instalação, Exploração e Funcionamento
dos Empreendimentos Turísticos.
- www.turismodeportugal.pt
- www.hospitality-school.com

Bibliografia Complementar

- Moreira, Isabel; A Excelência no Atendimento, Lidel, Lisboa 2010
- Rodrigues Costa; Introdução à Gestão Hoteleira, Lidel, Lisboa 2008
- Marques, J. Albano; Introdução à Hotelaria, , Civilização Editora, Porto 2007
- Knowles, Tim; Hospitality Management, Prentice Hall, Essex UK, 1998
- Rutherford, Denney G, and others; Hotel Management and Operations, Wiley, New Jersey USA, 2007
- James A. Bardi, Ed.D., CHA, CHE; Hotel Front Office Management, John Wiley & Sons, Inc., 2007

Planificação Semanal

Semana 1 - Apresentação da UC; O Alojamento; Tipos de estabelecimentos; Estrutura organizacional; Tipologia de quartos; Regimes de alojamento.
Semana 2- Apresentação de mini trabalho; Receção – Operações e procedimentos, Funções, responsabilidades e perfis profissionais dos recursos humanos; Atendimento telefónico e presencia; Comunicação interpessoal.
Semana 3 - Procedimentos, documentação e organização de Receção; Check-in; Check-out. Simulação de check-in e check-out.
Semana 4 - Apresentação de mini-trabalhos. Procedimentos, documentação e organização de Housekeeping.
Semana 5 - O preço na hotelaria.
Semana 6 - Revenue Management.
Semana 7 - Teste de Avaliação.
Semana 7 - Orçamentação de Unidade Hoteleira. Plano de Marketing.
Semana 8 - Orçamento em excel - Custos de Front-office
Semana 9 - Orçamento em excel - Receitas gerais, conta de exploração. Análise da conta de Exploração e Interpretação de resultados.
Semana 10 - Apresentação dos trabalhos de Grupo
Semana 11 - Introdução ao programa ICG
Semana 12 - Exercícios no ICG
Semana 13 - Exercícios no ICG. Revisões para o teste.
Semana 14 - Teste de Avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

É fornecida informação básica a fim de permitir a leitura do mercado e as necessidades dos clientes de um hotel. Os grupos de trabalho são levados a desenvolver o hotel, e, simultaneamente, os temas são discutidos em sala de aula para assegurar a aplicação nos trabalhos. Apresentação de um projeto abrangente de um hotel, desde o projeto até a operação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A aplicação do conhecimento teórico adquirido nas aulas associado à informação constante na legislação estudada são a base para um projecto de aplicação prática, com expressão espacial, temporal e com impacto económico. A metodologia propõe um trabalho elaborado parcialmente em aula, parcialmente em grupo, e apresentado de forma profissional.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade de investigação Sim
Comportamento ético e responsável Sim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.