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Política Internacional Contemporânea 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Identificar elementos de mudança estrutural no sistema internacional assim como os principais debates públicos e académicos por eles suscitados;

2. Distinguir diferentes realidades políticas, sociais, económicas e militares;

3. Descrever a evolução histórico-política do sistema internacional.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos gerais acerca do sistema internacional

Método de Ensino

Sendo aulas teórico-práticas, estas consistirão simultaneamente na apresentação dos diferentes conteúdos programáticos com recurso ao método expositivo e ao debate sobre os mesmos por parte dos alunos, tendo por base material bibliográfico previamente indicado ou outros recursos.

Conteúdos Programáticos

1. A Nova Ordem Mundial

2. Do Fim da História ao Choque de Civilizações

3. O poder nuclear

4. Novos actores e novas ameaças

5. Do Consenso de Washington ao pós-Consenso de Washington

6. PIGS, BRICs e outras hierarquias

7. Justiça e Direito em tempo de globalização

8. Da guerra justa à guerra justificada?

9. O humanitarismo e o intervencionismo: relações perigosas?

10. As Primaveras Árabes

11. A Nova Esquerda na América Latina no pós- Chávez: que futuro?

12. O eixo Ásia-Pacífico: entre cooperação e conflito(s)

13. Os novos (velhos) nacionalismos: a caminho de uma re-definição do sistema internacional

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Art e Jervis, International Politics: Endurin Concepts and Contemporary Issues, NY: Pearson, 2012
Buzan, B. e Little, R., International Systems in World History, Oxford, OUP, 2000
Buzan, B., From International to World Society?, Cambridge: CUP, 2004
Watson, A., The Evolution of International Society, Londres: Routledge, 1992

Bibliografia Complementar

Clark, I., Legitimacy in International Society, Oxford: OUP, 2005
Hurrell, A., On Global Order, Oxford: OUP, 2007
Little, R. e Williams, J., eds., The Anarchical Society in a Globalised World, NY: Palgrave Macmillan, 2006
Navari, C., ed., Theorising International Society, NY: Palgrave MacMillan, 2009
Teschke, B., The Myth of 1648, Londres: Verso, 1992

Planificação Semanal

1ª semana
Apresentação da cadeira e dos conteúdos programáticos

2ª semana
A Nova Ordem Mundial

3ª semana
Do Fim da História ao Choque de Civilizações

4ª semana
O poder nuclear

5ª semana
Novos actores e novas ameaças

6ª semana
Do Consenso de Washington ao pós-Consenso de Washington

7ª semana
PIGS, BRICs e outras hierarquias

8ª semana
Justiça e Direito em tempo de globalização

9ª semana
Da guerra justa à guerra justificada?

10ª semana
O humanitarismo e o intervencionismo: relações perigosas?

11ª semana
As Primaveras Árabes

12ª semana
A Nova Esquerda na América Latina no pós- Chávez: que futuro?

13ª semana
O eixo Ásia-Pacífico: entre cooperação e conflito(s)

14ª semana
Os novos (velhos) nacionalismos: a caminho de uma re-definição do sistema internacional

15ª semana
Revisão para o exame final

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos referidos concretizam os objectivos da UC acima assinalados (1 a 3). Com efeito, verifica-se uma identificação de quatro áreas cruciais em que se vêm afirmando tendências “pesadas” de estruturação do sistema internacional: ordem económica internacional (pontos 5 e 6) , paz e segurança (1 a 4), justiça global (7 a 9) e regionalismo (10 a 13). Os tópicos concretos agora elencados no programa são realidades de primeira importância, neste momento, nas quais se condensam as principais dinâmicas de reconfiguração da ordem internacional e em que as diversas escalas de relacionamento entre centro e periferia têm lugar. A combinação entre tópicos de natureza global com outros de alcance regional visa incluir uma chamada de atenção dos/as estudantes para a importância decisiva de alterações locais (por ex. no mundo árabe ou na América Latina) para a reconfiguração da ordem global.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Com o intuito de alcançar os objectivos 1 a 3, as aulas consistirão simultaneamente na apresentação dos diferentes conteúdos programáticos com recurso ao método expositivo e ao debate sobre os mesmos por parte dos alunos, tendo por base material bibliográfico previamente indicado ou outros recursos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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