Como chegar
|
Contactos

Metodologia e Investigação em Relações Internacionais 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final desta unidade, os alunos deverão ser capazes de:
1. Definir os conceitos de Ontologia, Epistemologia e Metodologia;
2. Caraterizar a investigação em Ciências Sociais
3. Distinguir conhecimento científico de conhecimento popular;
4. Identificar os métodos utilizados pelas Relações Internacionais
5. Desenhar um projeto de investigação individual;
6. Recolher dados e tratá-los cientificamente;
7. Implementar e apresentar um trabalho de investigação individual.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável dado que é uma Unidade Curricular do 1º Semestre do 1º ano.

Método de Ensino

As questões teóricas serão trabalhadas privilegiando o método expositivo. No entanto, e atendendo à natureza da disciplina, será proporcionada a necessária autonomia para, em aula e em grupo, os alunos discutirem os conteúdos e avançarem com os seus projetos de investigação. Sempre que possível, a matéria teórica será acompanhada por exercícios práticos.

Conteúdos Programáticos

1. O conhecimento científico
1.1. Ontologia
1.2. Epistemologia
1.3. Metodologia
2. A investigação em ciências sociais
2.1. A ética e integridade
2.2. O método científico e as ciências sociais
2.3. Provas e argumentos
3. A investigação em Relações Internacionais: teorias e conceitos
3.1. Investigar pessoas, populações, sítios e sistemas
3.2. Os documentos oficiais
4. A planificação da investigação
4.1. As etapas
5. Os métodos científicos
5.1. Modelos causais e testes à hipótese
5.2. Estatística e métodos quantitativos
5.3. A teoria dos jogos
5.4. O estudo de caso
5.5. O método comparativo
5.6. Etnometodologia
5.7. Linguagem e análise de discurso
6. A concretização da investigação
6.1. A investigação interpretativa
7. As conclusões e a apresentação dos resultados finais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Freixo, M. (2012) Metodologia Científica, Fundamentos, Métodos e Técnicas. Lisboa: Instituto Piaget
Lamont, C. (2015) Research Methods in International Relations. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage.

Bibliografia Complementar

Effingham, N. (2013) An Introduction to Ontology. Cambridge: Polity.
Harvey, F.; Brecher, M. (eds.) (2002) Evaluating Methodology in International Studies. Michigan: The University f Michigan Press.
Lamont, C. (2015) Research Methods in International Relations. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage.
Pocinho, M. (2012) Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lisboa: Lidel.
Quivy, R.; Champenhoudt, L. (2008) Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Sprinz, D.; WolinskyNahmias,
Y. (eds.) (2004) Models, Numbers & Cases. Methods for Studying International Relations. Michigan: The University of Michigan Press
Williams, C. (2015) Doing International Research: Global and Local Methods. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage.

Planificação Semanal

1ª Semana
Apresentação: Conteúdos, Metodologia, Bibliografia e Avaliação.
Contextualização, conceptualização e problematização metodológica da investigação adentro das RI.

2ª Semana
As RI e a Investigação: Metodologia(s).
Ciência e conhecimento: Conceitos, Estruturas, Formas e Classificação.
Razão e Racionalidade Humana: Interpretações.

3ª Semana
Contextualização da Investigação e Metodologias: Verdade(s); Evidência(s); Certeza; Fundamentação e Interpretação.
Exercício / Debate.

4ª Semana
Conhecimento Científico: Ontologia; Espitemologia e Metodologia.
Debate.

5ª Semana
A investigação em ciências sociais:
- A ética e integridade;
- O método científico e as ciências sociais
- Provas e argumentos
Exercício.

6ª Semana
A investigação em Relações Internacionais: teorias e conceitos
- Investigar pessoas, populações, sítios e sistemas
- Os documentos oficiais
Exercício de análise.



7ª Semana
A planificação da investigação: Etapas.
Exercícios.

8ª Semana
Os métodos científicos:
- Modelos causais e testes à hipótese
- Estatística e métodos quantitativos
Estudo de caso de RI.

9ª Semana
- A teoria dos jogos
- O estudo de caso
Exercícios.

10ª Semana
- O método comparativo
- Etnometodologia

11ª Semana
- Linguagem e análise de discurso;
- Entrega dos trabalhos de avaliação

12ª Semana
- A concretização da investigação
- A investigação interpretativa


13ª Semana
Apresentação Oral dos Trabalhos de Avaliação.

14ª Semana
As conclusões e a apresentação dos resultados finais.
Exercícios.


15ª Semana
Finalização temática da UC.
Preparação para a Prova Escrita.

Coerência do programa para com os objetivos

A UC desenvolverá os conteúdos programáticos (CP) visando a concretização dos objetivos de aprendizagem da seguinte forma: O objetivo "Definir os conceitos de Ontologia, Epistemologia e Metodologia" será alcançado pelo estudo do ponto 1 dos CP: "O conhecimento científico". No que se refere à "caraterização da investigação em Ciências Sociais" alcançar-se-á pelo ensino-aprendizagem do ponto 2 dos CP, "A investigação em ciências sociais", estando na génese da aprendizagem e concretização do objetivo 3. Quanto aos objetivos 4 "Identificar os métodos utilizados pelas RI" e 5 "Recolher dados e tratá-los cientificamente", serão desenvolvidos e alcançados pelo ponto 3 e 4 dos CP. Objetivando "desenhar um projeto de investigação individual" promover-se-á a aprendizagem pelo ponto 5 dos CP: "Os métodos científicos". Os objetivos 6 e 7 da UC serão trabalhados pedagogicamente e concretizados pelos CP 6 e 7.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Considerando que a metodologia e a investigação são a génese adentro das RI, a Unidade Curricular será lecionada visando concretizar e alcançar todos os objetivos definidos de aprendizagem. As questões teóricas serão expostas recorrendo ao método expositivo. Mas considerando a natureza da disciplina, e as exigências e necessidades de lecionação e aprendizagem, visando uma estruturada preparação para a investigação em RI, será utilizado o método interrogativo e demonstrativo, tal como a realização de exercícios práticos, leitura e análise de textos científicos (corretos e incorretos), uso das TIC para exposição de casos práticos, entre outros. Finalmente, os alunos desenvolverão um trabalho de investigação individual escrito, e apresentá-lo-ão, para que haja a consolidação dos objetivos de aprendizagem.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.