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Ciência Política 2017/2018

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final do semestre, os alunos deverão ter a capacidade de:

1. Definir o conceito de Política;

2. Descrever a evolução histórica do Estado;

3. Identificar regimes políticos e sistemas de governo;

4. Distinguir os elementos constitutivos do processo democrático

5. Identificar vectores de continuidade e ruptura no exercício político

Pré-Requisitos Recomendados

Nenhum pré-requisito.

Método de Ensino

O processo de aprendizagem nesta unidade passa por uma diferenciação entre aulas teóricas e aulas práticas.

As aulas teóricas privilegiam a definição de quadros conceptuais, com recurso ao método expositivo.
As aulas práticas consistem em debates acerca de conceitos analisados nas aulas teóricas, com base na leitura antecipada de textos problematizadores desses conceitos.

Conteúdos Programáticos

1. Poder, política, autoridade e legitimidade
a. Política e políticas
b. Política e tecnocracia
c. Compreensões teóricas da política: funcionalismo, marxismo e public choice

2. O Estado moderno e as suas transformações
a. A ruptura operada pela modernidade
b. O Estado liberal
c. As reações à falência do liberalismo: comunismo, fascismo, welfare state

3. A representação organizada através dos partidos políticos
a. Partidos de quadros, de massas e de integração
b. Sistemas de partidos

4. Sistemas de governo
a. Colaboração ou separação de poderes
b. Parlamentarismo clássico e racionalizado
c. Regime presidencial e adulterações presidencialistas

5. Os limites da democracia representativa e a democracia representativa

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Canas, V. (1992) Preliminares do estudo da Ciência Política. Macau: Publicações O Direito.

Pasquino, G. (2002) Curso de Ciência Política. Cascais: Principia. 1ª ed. ISBN: 9728500637

Porta, D. (2003) Introdução à Ciência Política. Lisboa: Estampa. ISBN: 9723318393

Bibliografia Complementar

Hansen, Mogens H. (1992) The Athenian Democracy in the Age of Demosthenes: Structure, Principles and Ideology. Oxford: Blackwell. ISBN: 1631180176

Santos, B. e Nunes, J. A. (2004) “Introduction: Democracy, Participation and Grassroots Movements in Contemporary Portugal”, South European Society and Politics, 9:2, pp. 1-15

Outros artigos a definir

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação dos objectivos e conteúdos programáticos. Indicações metodológicas.

Semana 2
O que é a política?

Semana 3
O Estado moderno e as suas transformações

Semana 5
Teorias do Estado moderno

Semana 6
As principais matrizes ideológicas da política

Semana 7
A democracia e os seus conteúdos atuais

Semana 8
Teste

Semana 9
A representação organizada através dos partidos políticos

Semana 10
Continuação do tópico da aula teórica anterior

Semana 11
Sistemas de governo – parlamentarismo, presidencialismo e suas variantes

Semana 12
Continuação do tópico da aula teórica anterior

Semana 13
Os limites da democracia representativa e a democracia participativa

Semana 14
A política na idade da globalização

Semana 15
Teste

Coerência do programa para com os objetivos

A estruturação dos conteúdos programáticos pretende dotar os alunos dos conhecimentos e competências enunciadas.

Desta forma, o objectivo 1 (definir o conceito de Política) será atingido através do estudo do ponto 1 dos conteúdos programáticos. O objectivo 2 (descrever a evolução histórica do Estado) passa pelo ponto 2. O objectivo 3 (identificar regimes políticos e sistemas de governo) será alcançado com o estudo dos pontos 3 e 4, tal como o objetivo 4 (distinguir os elementos constitutivos do processo democrático). Finalmente, o objectivo 5 (identificar vectores de continuidade e ruptura no exercício político) será atingido com o ponto 5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A diferenciação entre aulas expositivas e aulas de debate visa potenciar a aquisição das competências anteriormente referidas. Por um lado, ambas as metodologias têm em vista a aquisição das competências cognitivas indicadas. Já o método de debate, nas aulas práticas, de textos previamente distribuídos facilita a aquisição de competências de argumentação e de pesquisa bibliográfica e seleção de informação relevante, bem como de sustentação de uma linha argumentativa.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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