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Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Através dos conteúdos a lecionar nesta unidade curricular, pretende-se que alunos adquiram um conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional, gerir a inovação no Turismo.

No final da unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
1. Descrever a importância e a necessidade da inovação no setor do turísmo;
2. Avaliar os diferentes modelos e processos de desenvolvimento de produtos turísticos;
3. Distinguir e explicar as diferentes tipologias de inovação;
4. Avaliar a evolução dos processos de inovação nas empresas e negócios turísticos;
5. Distinguir as características da inovação nos serviços;
6. Debater as dimensões fundamentais da inovação no turismo;
7. Compreender o processo e metodologia de Benchmarking ao serviço da inovação.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, intervenção e reflexão crítica das temáticas abordadas. O método expositivo interativo será útil ao nível das questões conceptuais associadas às temáticas da inovação no setor do turismo e do seu papel na competitividade das organizações e destinos.
O recurso a estudos de caso, pesquisa e análise de dados, análise de textos científicos e à elaboração do trabalho prático permitirá consolidar os conhecimentos apreendidos e promover processos de proatividade na criação e aplicação de conhecimento. Decorrerão, em simultâneo, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos, seguidas de sessões de apresentação oral e debate dos resultados. A avaliação da UC seguirá o método de avaliação contínua e terá em consideração as atividades mencionadas, bem como pontuais fichas de aplicação de conhecimento e outras provas escritas.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | Introdução à inovação e desenvolvimento de novos produtos turísticos
1.1. A importância da inovação para o sector
1.2. Pressupostos
1.3. Abordagem estratégica – a inovação nos negócios e empresas turísticas
1.4. Abordagem territorial – a inovação como fonte de valorização dos destinos

Tema 2 | Concetualização da Inovação e do desenvolvimento de novos produtos
2.1 Tipologias de Inovação (produto, processo, organizacional, marketing, revolucionárias, incrementais)
2.2 A evolução do conceito e das práticas de inovação

Tema 3| Desenvolvimento de novos produtos turísticos
3.1. Metodologias a aplicar
3.2. Potencial de integração de produtos turísticos
3.3. Análise de Caso Prático

Tema 4 | Inovação no Setor do Turismo
4.1. Caraterísticas e modelos
4.2. Determinantes e barreiras

Tema 5 | Benchmarking
5.1. Conceitos e processo de benchmarking ao serviço da inovação
5.2 Caso prático

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Alsos, G., Eide, D. & Madsen, E. (2014). Handbook of Research on Innovation in Tourism Industries. Cheltenham: Edward Elgar.

Brooker, E. and Joppe, M. (2014). Developing a Tourism Innovation Typology. Leveraging Liminal Insights. Journal of Travel Research, Vol. 53(4), 500-508.

Brooker, E., Joppe, M. (2012). “Entrepreneurial Approaches to Rural Tourism in the Netherlands: Distinct Differences.” “Big Ideas in Rural Settings” Conference, Wilfrid Laurier University, September 28-29.

Tejada, P. and Moreno, P. (2013). Patterns of innovation in tourism ‘Small and Medium-size Enterprises’. The Service Industries Journal Vol. 33, 7-8, 749-758.

Rodriguez, I.; Williams, A.M. and Hall, M.C. (2014). Tourism innovation policy: Implementation and outcomes, Annals of Tourism Research, Vol. 49, November, 76-93. DOI: 10.1016/j.annals.2014.08.004

Bibliografia Complementar

Costa, C. (2014). Gestão estratégica do turismo: evolução epistemológica dos modelos e paradigmas, e tendências para o futuro. In Costa, C., Brandão, F., Costa, R. & Breda, Z. (Eds.) Turismo nos países lusófonos. Conhecimento, estratégia e territórios – Volume I. Lisboa: Escolar Editora, pp. 19-40.

Hall, C. M. & Williams, A. M. (2008). Tourism and innovation. New York: Routledge.

Hjalger, A.M. (2010). A review of innovation research in tourism. Tourism Management, 31(1), pp. 1-12.

Hjalger, A. M. (2002). Repairing Innovation Defectiveness in Tourism. Tourism Management 23 (5), pp. 465-474.

Laws, E. (2009). Tourism and innovation. Tourism Management, 30(6), pp. 935-936.

Peters, M. & Pikkemaat, B. (Eds.) (2005). Innovation in hospitality and tourism, New York: The Hayworth Press.

Walder, B., Weiemair, K. & Sancho Pérez, A. (Eds.) (2006). Innovation and product development in tourism: creating sustainable competitive advantage. Berlin: Erich Schimdt Verl

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação dos conteúdos da unidade curricular
Tema 1 | Introdução à inovação e desenvolvimento de novos produtos turísticos

Semana 2
Tema 1 | Introdução à inovação e desenvolvimento de novos produtos turísticos

Semana 3
Tema 1 | Introdução à inovação e desenvolvimento de novos produtos turísticos

Semana 4
Tema 2 | Concetualização da Inovação e do desenvolvimento de novos produtos

Semana 5
Tema 2 | Concetualização da Inovação e do desenvolvimento de novos produtos

Semana 6
Tema 3 | Desenvolvimento de novos produtos turísticos

Semana 7
1º teste de avaliação contínua
Orientação dos trabalhos práticos

Semana 8
Tema 3 | Desenvolvimento de novos produtos turísticos

Semana 9
Tema 3 | Desenvolvimento de novos produtos turísticos

Semana 10
Tema 4 | Inovação no Setor Turismo

Semana 11
Tema 4 | Inovação no Setor Turismo

Semana 12
Tema 5 | Benchmarking

Semana 13
Tema 5 | Benchmarking

Semana 14
2º teste de avaliação contínua
Orientação dos trabalhos práticos

Semana 15
Apresentação dos trabalhos práticos

Coerência do programa para com os objetivos

Para que os alunos compreendam e descrevam a importância e necessidade da inovação (objetivo 1), serão lecionados os conteúdos 1.1 e 1.2.
O cumprimento do objetivo 2 será conseguido através da lecionação dos conteúdos 3.1 e 3.2.
A secção 2.1 - Tipologias de Inovação, permitirá que os alunos distingam e expliquem as diferentes tipologias existentes, atingindo o objetivo 3.
Os conteúdos relativos ao ponto 2.2 - Evolução do conceito e da prática da inovação contribuirão para que os alunos consigam avaliar a evolução dos processos de inovação e assim alcançar o objetivo 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia expositiva interativa será utilizada ao nível de todos os objetivos de aprendizagem permitindo que o aluno apreenda e analise criticamente as dimensões teóricas e concetuais relacionadas com a inovação no turismo. Esta metodologia será complementada com outros métodos, específicos para cada objetivo. Os estudos de caso serão privilegiados para que os alunos avaliem diferentes modelos de planeamento e sua aplicação ao desenvolvimento de produtos turísticos (objetivo 2), para que distingam e as diferentes tipologias de inovação (objetivo 3) e para que avaliem a evolução dos processos de inovação, das empresas para o território (objetivo 4). Ao nível do objetivo 5 (distinguir as características da inovação nos serviços), recorrer-se-á a pesquisa e análise de dados. No sentido de promover o debate das dimensões fundamentais da inovação no turismo (objetivo 6) e a correta aplicação dos modelos de inovação no turismo ao desenvolvimento de produtos e destinos (objetivo 7).
A combinação articulada das diferentes metodologias, estruturadas e em consonância com a natureza dos conteúdos a serem abordados e desenvolvidos durante o período de ensino do C.U., nos permitirá atingir os objetivos previamente determinados para o C.U.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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