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Desenvolvimento de Software 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Os conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos alunos são os seguintes:
1 - Compreender as diferenças entre processos de engenharia de software (clássicos vs ágeis) no desenvolvimento completo de um sistema de software real (Web vs Mobile vs Desktop)
2 - Adquirir conhecimentos fundamentais e experiência sobre as práticas de desenvolvimento ágil de software.
3 - Utilizar ferramentas de desenvolvimento de software adequadas e que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida.
4 - Desenvolver as capacidades de gestão de projetos de software, trabalhar em equipa, tomada de decisões, combinado com a pesquisa das necessidades do produto para desenvolver software.
5 - Desenvolver competências nas técnicas de análise de problemas sistemáticos, construção de programas (Linguagens de programação de 3 e 4ª geração) e documentação

Pré-Requisitos Recomendados

- Conhecimentos de sistemas de informação e de modelação de sistemas de informação (UC Técnicas Avançadas de Modelação).
- Conhecimentos de Algoritmia e prática de Programação (linguagens de 3 e 4.ª geração: ex. C, JAVA ou Linguagens Web), nomeadamente: condições lógicas, ciclos e arrays.

Método de Ensino

O método expositivo-ativo será utilizado para a apresentação dos conteúdos programáticos. O método expositivo-ativo será utilizado para a apresentação dos conteúdos programáticos. A utilização de questões-resposta nessas apresentações e a discussão em sala de aula serão utilizados para a interação frequente com os alunos, com vista a interiorizar os conceitos essenciais. A análise e discussão de artigos e casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações concretas e reais.Paralelamente, é esperada a participação ativa dos alunos, através de atividades individuais exploratórias de conceitos, tecnologias e ferramentas, com sentido critico e criativo.
A elaboração do projeto prático servirá para os alunos aplicarem os conceitos de subjacentes às metodologias ágeis de Engenharia de Software, mais especificamente no desenvolvimento de software, e gestão de equipa.

Conteúdos Programáticos

1 Engenharia de Software
- Definição de Software
- Problemas e Desafios
- Impacto da Engenharia de Software na Organização
2 Processos de Desenvolvimento de Software
- Intervenientes e Enquadramento
- Problemas e Desafios
- Clássicos (Waterfall, Espiral, Incremental, Etapas Concorrentes) Vs. Ágeis (XP, RUP, SCRUM)
3 Gestão do Processo de Desenvolvimento de Software
- Planeamento do Projeto
- Métricas (Análise e Desenho, Testes e Manutenção)
- Gestão do Risco e Equipa
- Normalização e Boas Práticas da IEEE
4 Processo de Desenvolvimento de Software
- Etapa da Comunicação: Engenharia de Requisitos
- Etapa Conceptual: Analise e Desenho
- Etapa Tecnológica: Codificação
- Testes
- Manutenção
- Casos de Estudo
5 Codificação do Produto de Software
- Normas e Técnicas de Codificação
- Documentação do Código Fonte
- Gestão das Versões do Código Fonte e IDE’s
6 Paradigmas da Programação e Frameworks
- Orientado a Objetos/Serviços/Agentes

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

P. Bourque and R.E. Fairley, eds., Guide to the Software Engineering Body of Knowledge, Version 3.0, IEEE Computer Society, 2014; www.swebok.org.

Guerreiro, Sérgio (2015), Introdução à engenharia de software, FCA, Lisboa, SBN: 978-972-722-795-2

Palhoto, Tiago (2016), Desenvolvimento Ágil de Software - Guia Prático, FCA, Lisboa, ISBN: 978-972-722-824-9

Sommerville, Ian (2016), Software Engineering (10th Ed.), Pearson Education, England.

Bibliografia Complementar

Ambler, S. W. & Lines, M.( 2012). Disciplined Agile Delivery: A Practitioner's Guide to Agile Software Delivery in the Enterprise, IBM Press.
Beck, K. Extreme Programming Explained: Embrace Change, 2005. 2nd edition, Addison-Wesley. ISBN-13: 978-0321278654

Planificação Semanal

N/A

Coerência do programa para com os objetivos

Os seguintes conteúdos programáticos permitem alcançar os seguintes objectivos da unidade curricular, respectivamente:
- os tópicos 1, 2 e 3 dos conteúdos programáticos permitem alcançar o objectivo 1;
- o tópico 2 e 3 dos conteúdos programáticos permite alcançar o objectivo 2; e
- o tópico 5 dos conteúdos programáticos permite alcançar o objectivo3; e
- o tópico 3, 4 e 5 dos conteúdos programáticos permite alcançar o objectivo4; e
- o tópico 4, 5 e 6 dos conteúdos programáticos permite alcançar o objectivo5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo-ativo a usar nesta unidade curricular permitirá ao aluno um primeiro contacto com as matérias da unidade curricular. As atividades individuais permitirão o acompanhamento assíduo das matérias leccionadas na unidade curricular. Os relatórios permitirão a consolidação de conhecimentos e o desenvolvimento de poder de síntese por parte do aluno. Por sua vez, as apresentações, além das competências já indicadas nos relatórios, permitirão desenvolver competências de comunicação em público. Finalmente, o projeto de grupo incentivará o desenvolvimento de competências de trabalho em grupo (colaborativas), como as capacidades de negociação e argumentação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita Sim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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