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Produção de Conteúdos Multimédia 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Inglês
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O aluno deverá ficar apto a desenhar e desenvolver aplicações multimédia 3D, tais como videojogos, simuladores e
outros aplicativos multimédia.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos práticos de programação em Javascript, C++ ou C#, noções de Photoshop e multimédia.

Método de Ensino

Expositivo nas aulas teóricas e Demonstrativo nas aulas práticas.

Conteúdos Programáticos

Aulas teóricas:
1 – Conceitos de Geometria 3D
2 – Introdução ao OPEN-GL e DirectX
3 – Primitivas
4 – Perspectivas
5 – Modelação de objectos
6 – Texturas e cores
7 – Luzes e sombras
8 - Programação Gráfica e Física com Javascript/C#
9 - Programação de GUI com Javascript/C#
10 - Criação de Apps Multimédia em PC, Mobile e Web

Praticas em Laboratório com uso das Ferramentas de desenvolvimento:
1 – Modelação de Objectos e Ambientes em Blender3D
2 – Programação de Aplicações Multimédia em C#, Javascript em Unity3D

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

“Beginning OpenGL Game Programming”, Dave Astle , Kevin Hawkins, Thomson
“Beginning Blender: Open Source 3D Modeling, Animation, and Game Design”, Lance Flavell, Apress
“Blender Foundations: The Essential Guide to Learning Blender”, Roland Hess, Focal Press
“Game Development with Unity”, Michelle Menard, Course Technology.
http://cgcookie.com/blender/get-started-with-blender/
http://cgcookie.com/unity/
http://vimeo.com/user904568
http://www.blender.org/education-help/tutorials/
http://cgcookie.com/blender?s=shipping%20container
http://cgcookie.com/blender/2010/08/09/series-creating-a-jonathan-apple-part-1/
http://cgcookie.com/blender/2010/12/22/modeling-a-building/
http://cgcookie.com/blender/2010/07/14/creating-a-cg-cookie-coffee-cup/
http://cgcookie.com/blender/2010/03/01/tip-creating-insets-with-smooth-and-extrude/
http://cgcookie.com/blender/2010/12/14/creating-a-present/
http://cgcookie.com/blender/2010/12/10/tip-using-the-screw-modifier-2/
http://cgcookie.com/blend

Bibliografia Complementar

“3D Math Primer for Graphics and Game Development”, Fletcher Dunn, Ian Parberry, Wordware Publishing

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
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