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Fundamentos da Avaliação Psicológica 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O1: Compreender os fundamentos e a evolução histórica da avaliação psicológica.
O2: Conhecer e compreender o processo de avaliação psicológica.
O3: Conhecer as técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação psicológica.
O4: Conhecer as características psicométricas subjacentes aos instrumentos de avaliação psicológica
O5: Conhecer os componentes de relatórios de avaliação psicológica.
O6: Conhecer e aplicar os princípios éticos e deontológicos, subjacentes à avaliação psicológica.
O7: Reconhecer os diferentes contextos de avaliação em psicologia.

Pré-Requisitos Recomendados

Os alunos poderão beneficiar da aquisição prévia de conhecimentos no âmbito da UC Teorias do Raciocínio Ético, que serão aqui reforçados enquanto aplicáveis em concreto à avaliação psicológica.

Método de Ensino

As aulas serão de natureza teórico-prática, alternando-se entre o enquadramento conceptual das temáticas e a sua aplicação prática, recorrendo à análise de materiais ou artigos relacionados com os conteúdos programáticos. Será sempre privilegiada a discussão orientada, a reflexão crítica e criativa e a aprendizagem cooperativa, a partir da realização de exercícios e tarefas de grupo em contexto de aula. Será disponibilizada aos alunos a recomendação de bibliografia especifica aos conteúdos de cada aula.
O método de avaliação da UC será de natureza contínua.

Conteúdos Programáticos

1. História e conceitos fundamentais em avaliação psicológica
2. O processo de avaliação psicológica
2.1 Pedido e objetivos
2.2. Seleção de métodos, procedimentos e instrumentos
2.2.1. Entrevista clínica
2.2.2. Observação
2.2.3. Instrumentos de estandardizados de avaliação psicológica
3. Psicometria em avaliação psicológica
4. Relatórios de avaliação psicológica
5. Ética na avaliação psicológica
5.1. Cuidados da aplicação dos testes
5.2. Cuidados na interpretação e cotação dos testes
5.3. Cuidados na comunicação de resultados
6. Contextos de avaliação psicológica
6.1. Avaliação psicológica com crianças e adolescentes
6.2. Avaliação psicológica em contexto forense
6.3. Avaliação psicológica em contexto clínico
6.4. Avaliação psicológica em contexto escolar
6.5. Avaliação psicológica em neuropsicologia

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Coaley, K. (2014). An introduction to psychological assessment and psychometrics (2nd ed). London: Sage Publications.
- Cohen, R.J., Swerdlik, M.E., & Sturman, E. (2013). Psychological testing and assessment – An introduction to tests and measurement. New York: McGraw-Hill
- Leal, I, (2011). A entrevista psicológica: Técnica, teoria e clínica. Lisboa: Fim de Século
- Goldfinger, K. & Pomerantz, A. M. (2014). Psychological assessment and report writing (2nd ed.). Los Angeles, USA: Sage Publications Inc.
- Murphy, K.R. & Davidshofer, C.O. (2014). Psychological testing: Principles and applications (6th ed.). New Jersey: Prentice Hall.
- http://www.apa.org/ethics/code/

Bibliografia Complementar

- Almeida, L., & Freire, T. (2007). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (4º edição). Braga: Psiquilibrios.
- Gonçalves, M.M., Simões, M.R., Almeida, L.S., & Machado, C. (2008). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa – Volume I. Coimbra: Quarteto Editora.
- Gonçalves, M.M., Simões, M.R., Almeida, L.S., & Machado, C. (2008). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa – Volume II. Coimbra: Quarteto Editora.
- Gonçalves, M.M., Simões, M.R., Almeida, L.S., & Machado, C. (2008). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa – Volume III. Coimbra: Quarteto Editora.

Planificação Semanal

S1: Apresentação da UC & História e conceitos fundamentais em avaliação psicológica
S2: O processo de avaliação psicológica: pedido e objetivos & seleção de métodos, procedimentos e instrumentos
S3: Métodos e instrumentos – entrevista clínica
S4: Métodos e instrumentos – observação
S5: Métodos e instrumentos – observação & autorrelato
S6: Métodos e instrumentos – avaliação pelo clínico
S7: Características psicométricas de instrumentos estandardizados – sensibilidade & confiabilidade
S8: Características psicométricas de instrumentos estandardizados – validade
S9: Relatórios de avaliação psicológica
S10: Ética na avaliação psicológica
S11: Apresentação de trabalhos de grupo
S12: Apresentação de trabalhos de grupo & Contextos de avaliação psicológica – crianças e adolescentes
S13: Contextos de avaliação psicológica – forense & clinico
S14: Contextos de avaliação psicológica – escolar & neuropsicologia
S15: Revisão de conteúdos/apoio ao estudo & Teste

Coerência do programa para com os objetivos

O primeiro objetivo (i.e., Compreender os fundamentos e a evolução histórica da avaliação psicológica) está em linha com o primeiro conteúdo a abordar. O segundo e terceiro objetivos (i.e., Conhecer e compreender o processo de avaliação psicológica e Conhecer as técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação psicológica) serão trabalhados no âmbito do conteúdo 2. O quarto objetivo (i.e., Conhecer as características psicométricas subjacentes aos instrumentos de avaliação psicológica) será consubstanciado no conteúdo programático 3. O quinto objetivo (i.e., Conhecer os componentes de relatórios de avaliação psicológica) será abordado no conteúdo programático 4. O sexto objetivo (i.e., Conhecer e aplicar os princípios éticos e deontológicos, subjacentes à avaliação psicológica) está em linha com o conteúdo programático 5. Por fim, o sétimo e ultimo objetivo (i.e., Reconhecer os diferentes contextos de avaliação em psicologia) será operacionalizado pelo conteúdo programático 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objetivos desta UC prendem-se com a aquisição de conhecimentos fundamentais à posterior aplicação competente e responsável de todo o processo de avaliação psicológica. Os métodos de ensino teórico-práticos, baseados numa aprendizagem ativa e cooperativa são profícuos à esta aquisição e consolidação conhecimentos. De igual modo, a permanente abertura ao contacto com os alunos e à clarificação de dúvidas permitirá a aquisição de conhecimentos de forma atempada, oportuna e correta. Por fim, a modalidade de avaliação contínua coaduna-se com objetivos de aprendizagem sucessivos e interligados, em que se pressupõe que uma nova aprendizagem possa ser facilitada por uma aprendizagem anteriormente realizada.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
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