Como chegar
|
Contactos

Psicologia Social 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
• Reconhecer a importância da psicologia social para o estudo e análise do comportamento humano em contextos particulares de interação;
• Conhecer as principais áreas de conhecimento em psicologia social, nomeadamente as perspetivas de estudo ao nível dos processos grupais e intergrupais, bem como intraindividuais e interindividuai;
• Desenvolver competências de análise psicossocial a vários níveis nas sociedades contemporâneas.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica.

Método de Ensino

Serão utilizados métodos expositivos e métodos ativos. Os primeiros assentarão grandemente no recurso a suporte multimédia. Os segundos irão basear-se na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente brainstormings, análise e discussão de textos e artigos científicos e trabalhos de grupo, com apresentação e discussão em contexto de aula.

Conteúdos Programáticos

1. O domínio da psicologia social
1.1. Definição e objeto
1.2. Contexto e evolução histórica
1.3. Paradigmas na Psicologia Social
1.4. Níveis de análise
1.5. Relações interdisciplinares

2. Cognição e pensamento social
2.1. Representações sociais: Conceito, funções e perspetivas teóricas
2.2. Atitudes, mudança de atitudes e persuasão
2.3. Perceção das pessoas e processos de atribuição causal

3. Estrutura e dinâmica de grupos
3.1. Normas, estatutos e papéis
3.2. Processos e efeitos do grupo: a presença dos outros
3.3. Influência social em grupos: influência social maioritária e influência social minoritária

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Leyens, J.P. (1994). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70.
Myers, D. G. (2009). Exploring Social Psychology. New York: McGraw-Hill.
Neto, F. (2000). Psicologia Social. Lisboa: Universidade Aberta.
Vala, J. & Monteiro, M. B. (Eds.). (2013). Psicologia Social (9ª edição revista e actualizada). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Bibliografia Complementar

Aronson, E., Wilson, T. D., e Akert, R. M. (2005). Social psychology (5ª ed). New York: Pearson
Castro, P. (2006). Applying social psychology to the study of environmental concern and environmental worldviews: Contributions from the social representations approach. Journal of Community and Applied Social Psychology, 16, 247-266.
Doise, W. (2002). Da psicologia social à psicologia societal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 18(1), 27-35.
Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K. (2008). Introduction to social psychology: A European perspective. New York: Blackwell.
Valentim, J. P. (2008). Identidade pessoal e social: Entre a semelhança e a diferença. Psychologica, 47, 109-123.
Valentim, J. P. (2011). Societal approaches in social psychology. Bern: Peter Lang.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação da UC; Psicologia Social: Contexto, evolução histórica, paradigmas, níveis de análise e relações interdisciplinares

Semana 2: Representações sociais: Conceito, origens e processos sociocognitivos

Semana 3: Representações sociais: Abordagens ao estudo das representações sociais

Semana 4: Atitudes: Conceitos, medição e funções

Semana 5: Atitudes: Formação, mudança e sua relação com os comportamentos

Semana 6: Atribuição causal

Semana 7: Revisões e esclarecimento de dúvidas; Mini-teste 1

Semana 8: Estrutura, processos e efeitos do grupo

Semana 9: Influência social maioritária (experiências da normalização de Sherif; experiências do conformismo de Asch)

Semana 10: Influência social maioritária: obediência e autoridade (experiências de Milgram e Zimbardo)

Semana 11: Influência social minoritária

Semana 12: Visualização e análise crítica de documentários/filmes que ilustram temas relevantes na psicologia social

Semana 13: Preparação dos trabalhos de grupo para apresentação

Semana 14: Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo

Semana 15: Mini-teste 2

Coerência do programa para com os objetivos

Ao adquirir os conhecimentos relativos às áreas de estudo fundamentais da psicologia social, os presentes conteúdos programáticos contribuem para a construção de um quadro de leitura da realidade social, ajudando a compreender o indivíduo enquanto ser psicossocial que, como tal, simultaneamente influencia e é influenciado pelo contexto social no qual se insere, considerando a conduta individual em contexto social e grupal. Adicionalmente, os conteúdos propostos permitem iniciar os alunos na compreensão dos principais processos e fatores psicossociais aos níveis grupal e intergrupal (e.g., processos grupais, modelos de relações entre grupos e tipos e efeitos da influência social), bem como aos níveis intraindividual e interindividual (e.g., valores, representações sociais, atitudes e mudança de atitudes).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização do método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos constitui um processo basilar para a aquisição de conhecimentos e competências de base acerca dos vários processos e fatores psicossociais no domínio da psicologia social.
Por outro lado, o recurso aos métodos ativos, nomeadamente à discussão, reflexão e debate de exemplos e casos práticos, bem como a elaboração e apresentação de trabalhos em grupo, permitirão aos alunos desenvolver competências de análise psicossocial, quer das sociedades contemporâneas em geral, quer de contextos particulares de interação. A conjugação das diferentes metodologias permitirá, deste modo, a prossecução dos objetivos propostos para a Unidade Curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.