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Psicologia da Personalidade 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Conhecer o conceito de personalidade e a forma como as diferentes definições do conceito têm variado ao longo do tempo;
2. Reconhecer os principais modelos teóricos da personalidade, comparando e analisando criticamente a sua evidência empírica e identificando os métodos de avaliação e de intervenção psicológica privilegiados por cada um deles;
3. Identificar algumas perspetivas desenvolvimentais sobre a personalidade;
4. Reconhecer algumas perspetivas críticas sobre o corpo teórico e empírico de conhecimento da Psicologia da Personalidade;

Pré-Requisitos Recomendados

Não há

Método de Ensino

A metodologia de ensino central inclui a exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, através de suporte multimédia, sobre os quais se fomentará o debate crítico com os alunos. Serão igualmente desenvolvidas atividades de pesquisa e discussão de artigos científicos de referência.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Introdução à teoria da personalidade : revisão histórica de diferentes abordagens ao estudo da personalidade
1.2. Definições de personalidade e conceitos associados

2. Modelos teóricos de personalidade
2.1. Modelo Psicométrico
2.2. Modelo Psicodinâmico
2.3. Modelo Humanista
2.4. Modelo Cognitivo
2.5. Modelo Narrativo

3. Perspetivas desenvolvimentais sobre a personalidade

4. Abordagens críticas sobre a teoria e investigação em personalidade

5. Perturbações de Personalidade

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Carducci, B. J. (2009). The Psychology of Personality (2nd ed.). New York: Wiley.
Hansenne, M. (2003). Psicologia da personalidade. Lisboa: Climepsi.
McAdams, D. P. (2009). The person : an introduction to the science of personality psychology. New Jersey : Wiley.
Pervin, L. A. (2003). The science of personality. Oxford: Oxford University Press.
Pervin, L. A. (2004). Personalidade: Teoria e pesquisa. Porto Alegre: ArtMed.
Rogers, C. (2009). Tornar-se pessoa. Lisboa: Climepsi.
Sroufe, L. A., Egeland, B., Carlson, E. & Collins, A. (2005). The development of the person: the Minnesota study of risk and adaptation from birth to adulthood. N. Y.: Guilford Press.

Bibliografia Complementar

Cloninger, S. (2003). Teorias da personalidade. São Paulo: Martins Fontes.
Friedman, H.S. & Schustack, M.W. (2004) Teorias da Personalidade. S. Paulo: Prentice-Hall.
Hall, C. S.; Lindzay, G. & Campbell, J.B. (2000). Teorias da Personalidade. Porto Alegre: Artmed.
Michel, G., & Purper-Ouakil, D. (2009). Personalidade e desenvolvimento : do normal ao patológico. Lisboa: Instituto Piaget.
Piers, C. (2011). Personality and psychopathology. New York: Springer.
Rappaport, C. (1984). Teorias da Personalidade em Freud, Reich e Jung. S. Paulo: EPU.

Planificação Semanal

1ª semana
1. Apresentação dos conteúdos programáticos, critérios de avaliação e organização dos trabalhos teórico-práticos.
2. Introdução
2.1. Introdução à teoria da personalidade – aspectos históricos

2ª semana
2.2. Definições de personalidade e conceitos associados
3. Modelos teóricos de personalidade
3.1. O modelo psicométrico

3ª semana
3. Modelos teóricos de personalidade
3.1. O modelo psicométrico

4ª semana
3. Modelos teóricos de personalidade
5.2. O modelo psicodinâmico

5ª semana
3. Modelos teóricos de personalidade
3.2. O modelo psicodinâmico

6ª semana
3. Modelos teóricos de personalidade
3.3 . O modelo humanista

7ª semana
3. Modelos teóricos de personalidade
3.3. O modelo humanista
3.4. O modelo cognitivo

8ª semana
3. Modelos teóricos de personalidade
3.4. O modelo cognitivo

Mini-teste

9ª semana
3. Modelos teóricos de personalidade
3.4. O modelo cognitivo
3.5. O modelo narrativo


10ª semana
3. Modelos teóricos de personalidade
3.5. O modelo narrativo

11ª semana
4. Perspetivas desenvolvimentais sobre a personalidade


12ª semana
5. Perturbações de personalidade

13ª semana
5. Perturbações de personalidade
2º Mini-teste

14ª semana
Apresentação de trabalhos

15ª semana
Conclusão: abordagens críticas sobre a teoria e investigação em personalidade
Avaliação da unidade curricular

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos propostos para a presente unidade curricular polarizam-se em torno da aquisição de conhecimentos teóricos em Psicologia da Personalidade, com o intuito de desenvolver a capacidade de análise, comparação e avaliação crítica dos diversos modelos descritivos e explicativos do funcionamento da personalidade. Deste modo, a seleção e sequenciação dos conteúdos programáticos pretende percorrer os marcos mais significativos da história da psicologia da personalidade, no sentido de promover a identificação dos contributos e limitações de cada uma das abordagens e modelos atualmente dominantes na investigação e na intervenção psicológica. No que concerne a avaliação da relevância prática de cada modelo, adota-se como princípio basilar a articulação do estudo teórico com a análise das técnicas e instrumentos de avaliação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino propiciam a aquisição estruturada de conhecimentos teóricos através de estilo didático de tipo direto, expositivo, com materiais multimédia, articulado com a participação ativa dos estudantes nas discussões orais em sala de aula que visam a análise crítica dos sistemas teóricos e a aplicação de conhecimentos em trabalhos de reflexão crítica. Assim, adopta-se um equilíbrio metodológico que conjuga estilo direto e indireto de ensino.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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