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Comércio Internacional 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular visa fornecer aos estudantes um instrumental analítico necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial, assim como a capacidade de avaliar o impacto da política comercial externa na economia e nos seus diversos agentes.

No final da mesma, os alunos deverão ser capazes de:
i) Reconhecer a importância do comércio internacional e do IDE na economia mundial;
ii) Interpretar dados estatísticos do comércio internacional;
iii) Identificar os principais instrumentos de política comercial e os seus efeitos económicos;
iv) Descrever os principais desenvolvimentos no sistema de regulação do comércio mundial e de integração económica
v) Compreender e distinguir as diferentes teorias que explicam os fluxos comerciais entre países.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de Microeconomia e Macroeconomia

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas.
As aulas teóricas são essencialmente caracterizadas pela exposição oral dos conteúdos programáticos, sendo incentivada a participação dos alunos e a discussão de temas e textos anteriormente distribuídos. Para o aprofundamento das matérias desenvolvidas os alunos deverão ler diversos capítulos de livros seminais.
As aulas práticas têm como principal objectivo aplicar a matéria teórica leccionada, através da resolução de exercícios e da discussão de casos reais.

Conteúdos Programáticos

Capítulo 1: Introdução
1.1. A evolução da economia mundial.
1.2. Indicadores da internacionalização das economias e das empresas.
Capítulo 2: Política comercial externa
2.1. Instrumentos de política comercial externa.
2.2. Protecionismo versus livre comércio: custos e benefícios.
2.3. Integração económica e institucionalização das relações comerciais a nível internacional:
2.4. Movimentos internacionais de capitais: investimento direto estrangeiro e empresas multinacionais.
Capítulo 3: Teorias do comércio internacional
3.1. Teorias baseadas na vantagem comparativa
3.1.1. Vantagem absoluta e vantagem comparativa.
3.1.2. Os determinantes da vantagem comparativa.
3.1.3. Vantagem comparativa e vantagem competitiva.
3.2. Teorias explicativas das trocas intra-industriais.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Krugman, P. & Obstfeld, M. (2014); International Economics, 10ª Edição, Pearson Higher Education
Appleyard, D. & Field, A.(2013); International Economics, 8ª Edição, McGraw-Hill
Medeiros, E. R. (2013); Economia Internacional: Comércio e Finanças, 9ª Edição, Escolar Editora

Bibliografia Complementar

Hill, C. & Hult, T. (2016); International Business: Competing in the Global Marketplace, 11ª Edição, McGraw-Hill

Planificação Semanal

A definir

Coerência do programa para com os objetivos

Objectivos 1 e 2 - Capítulo 1;
Objectivos 3 e 4 - Capítulo 2;
Objectivo 5 - Capítulo 3.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A exposição teórica das matérias acompanhada de exemplificações reais e atuais permite aos estudantes reconhecer a importância dos conteúdos lecionados e alcançar os objectivos definidos para a unidade curricular. A resolução de exercícios e a análise e discussão de casos de estudo permitirão ao estudante o relacionamento entre a aprendizagem teórica e a sua aplicação prática.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
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