Como chegar
|
Contactos

Planeamento Empresarial 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

estudante deve ser capaz de:
Identificar o Planeamento como uma Função da Gestão, enquadrando-o com as demais Funções de Gestão;
Reconhecer e relacionar os níveis e os princípios do Planeamento Empresarial
Definir Missão, Visão e objectivos
Identificar e descrever as técnicas mais utilizadas no planeamento, reconhecendo e sintetizando a informação.
Identificar as diferentes técnicas de tomada de decisão.
Descrever o Planeamento Estratégico enquanto modelo de gestão, identificando os objetivos deste tipo de planeamento.
Identificar e ordenar as diferentes etapas na formulação da Estratégia, sintetizando a implementação e o controle da Estratégia.
Identificar, distinguir e selecionar a melhor Estratégia de internacionalização.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de língua inglesa.
Conhecimentos básicos de Organização de Empresas.

Método de Ensino

É aplicado um método misto, combinando a exposição teórica numa abordagem inicial das matérias com a participação ativa dos estudantes, sendo fomentada a leitura e análise crítica de textos especificamente selecionados, o debate, a argumentação e a aplicação dos novos conceitos e técnicas, bem como a autoaprendizagem através da resolução guiada de problemas sugeridos em casos de estudo e no trabalho final de grupo.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Planeamento
1.1 Como uma Função de Gestão
1.2. Competências da gestão
1.3. Princípios do planeamento
1.4. Níveis de planeamento
2. Missão, Visão e objectivos
3. Técnicas utilizadas no planeamento
3.1. Auditoria interna
3.2. Auditoria externa
4. Planeamento e a tomada de decisão
4.1 Processo de tomada de decisão
4.2. Técnicas de apoio à tomada de decisão
5. Planeamento Estratégico
5.1. Objetivo
5.2. Modelo de Gestão Estratégico
5.3. Análise Estratégica
5.4. Formulação da Estratégia
5.4 Implementação e controlo
6. Globalização e Internacionalização

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida, F. (2016). Introdução à gestão das organizações, Escolar Editora.
Teixeira S.(2011). Gestão Estratégica, Escolar Editora
Sousa, A. (1990), Introdução à Gestão – Uma Abordagem Sistémica, Verbo

Bibliografia Complementar

Hill, C.W. , McShane, S. L: (2008), Principles of Management, McGrawHill Irwin
Hill, M.A.,Ireland, R.D, & Hoskisson, R. E. (2003, Strategic Management and Strategic Competitiveness. SouthWestern Publishing Company

Planificação Semanal

1. Introdução ao Planeamento (2 sessões)
1.1 Como uma Função de Gestão
1.2. Competências da gestão
1.3. Princípios do planeamento
1.4. Níveis de planeamento
2. Missão, Visão e objectivos (2 sessões)
3. Técnicas utilizadas no planeamento (6 sessões)
3.1. Auditoria interna
3.2. Auditoria externa
4. Planeamento e a tomada de decisão (2 sessões)
4.1 Processo de tomada de decisão
4.2. Técnicas de apoio à tomada de decisão
Avaliação 1º Teste 1,5h (1 sessão)
5. Planeamento Estratégico (9 sessões)
5.1. Objetivo
5.2. Modelo de Gestão Estratégico
5.3. Análise Estratégica
5.4. Formulação da Estratégia
5.4 Implementação e controlo
6. Globalização e Internacionalização (2 sessões)
Avaliação 2º Teste 1,5h (1 sessão)

Coerência do programa para com os objetivos

Para o objetivo inicial: “Identificar o Planeamento como uma Função da Gestão, enquadrando-o com as demais Funções de Gestão”, serão lecionados os conteúdos do ponto 1.
Para o segundo e terceiro objetivo “Reconhecer e relacionar os níveis e os princípios do Planeamento Empresarial” e “Definir Missão, Visão e objectivos” serão abordados os pontos 2 e 3 respectivamente.
Para o quarto objetivo: “Identificar e descrever as técnicas mais utilizadas no planeamento, reconhecendo e sintetizando a informação” serão utilizadas as técnicas de auditoria interna e externa inerentes ao ponto 3.
O quinto objetivo: “Identificar as diferentes técnicas de tomada de decisão”, será suportado no capítulo 4.
O sexto objetivo: “Descrever o Planeamento Estratégico enquanto modelo de gestão, identificando os objetivos deste tipo de Planeamento”, será conseguido através do capítulo 5, complementando o sexto objetivo de aprendizagem. O último objetivo será suportado no capitulo 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adaptam-se aos objetivos que se pretendem atingir. Os objetivos serão alcançados através da junção entre: a exposição teórica dos conteúdos, a participação e discussão dos alunos, e a resolução de problemas e casos práticos relacionados com esses conteúdos.
Para atingir cada um dos objectivos propostos irá ser inicialmente utilizada uma exposição teórica, que será complementada com casos práticos, promovendo o debate em sala de aula, e a aplicação no contexto real das empresas.
Os objectivos propostos serão atingidos com a conjugação das várias metodologias referidas e promovendo a autoaprendizagem através da resolução guiada de um trabalho de grupo proposto.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.