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Gestão de Pessoas 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Esta unidade curricular visa promover competências no domínio da Gestão de Pessoas, de modo a contribuir para a gestão do principal activo de qualquer organização moderna. Contribui-se, deste modo, para a melhoria da competitividade das organizações e a valorização dos seus colaboradores.
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de enquadrar estrategicamente a actividade de Gestão de Pessoas, planificar e operacionalizar as directrizes de um plano de RH, e desenvolver competências para actuar nas áreas fundamentais da Gestão de Pessoas.

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

Método misto, contemplando técnicas expositivas/demonstrativas e técnicas activas, como discussão de casos e resolução de problemas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Gestão de Pessoas (GP) nas organizações
1.1. Natureza e evolução histórica da função
1.2. Enquadramento legal da GP
2. Planeamento e Organização do Trabalho
2.1. Análise e descrição de funções
2.2. Gestão previsional de Pessoas
3. Atracção de Pessoas
3.1. Recrutamento
3.2. Selecção
3.3. Integração
4. Desenvolvimento de Pessoas
4.1. Planeamento da Formação
4.2. Desenvolvimento de Competências
4.3. Gestão de Carreiras
5. Retenção de Pessoas
5.1. Gestão da avaliação de desempenho
5.2. Gestão de remunerações e incentivos
6. Estratégia e GP
6.1. Enquadramento da Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GERH)
6.2. Objectivos e abordagens da GERH
7. Gestão Internacional de Recursos Humanos
7.1. Gestão de expatriados

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ARMSTRONG, Michael (2006) Strategic Human Resource Management – A guide to action, 3rd ed., London, Kogan Page.
CÂMARA, Pedro B.; RODRIGUES, Joaquim Vicente; GUERRA, Paulo Balreira (2013) Humanator XXI. Recursos humanos e sucesso empresarial. Lisboa, D. Quixote.
REES, Gary; SMITH, Paul (2014) Strategic Human Resource Management An International Perspective, London, SAGE.

Bibliografia Complementar

Cartwright, S. & Cooper, C.L. (2012). The Oxford handbook of personnel psychology. Oxford University Press (978-019-9655881-6).
Pina, M & Rego, A. (2009). Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos. Editora RH
Pina e Cunha et al (2010). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Redman, T. and Wilkinson, A. (2006) Contemporary human resource management: text and cases (2ªed.). FT/Prentice Hall.

Planificação Semanal

Semana 1: Introdução à Gestão de Pessoas (GP) nas organizações
Semana 2: Planeamento e Organização do Trabalho
Semana 3: Atracção de Pessoas
Semana 4: Atracção de Pessoas
Semana 5: Apresentação do Caso 1
Semana 6: Desenvolvimento de Pessoas
Semana 7: Desenvolvimento de Pessoas
Semana 8: Apresentação do Caso 2
Semana 9: Retenção de Pessoas
Semana 10: Retenção de Pessoas
Semana 11: Apresentação do Caso 3
Semana 12: Estratégia e GP
Semana 13: Apresentação Projecto Integrador
Semana 14: Gestão Internacional de Recursos Humanos
Semana 15: Revisões e Teste individual

Coerência do programa para com os objetivos

A gestão do principal e mais importante activo das organizações traduz-se no conhecimento dos fundamentos do planeamento de recursos humanos, e da posterior operacionalização nas suas dimensões fundamentais, nomeadamente o recrutamento e selecção, remuneração e incentivos, e a formação e desenvolvimento.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O processo de ensino/aprendizagem é expositivo/demonstrativo para a apresentação dos principais conceitos, modelos e ferramentas. A análise e discussão crítica de estudos de caso é utilizada para a identificação e resolução dos principais problemas que se colocam às organizações. Os estudantes apresentam trabalhos de grupo na sala de aula, que reflectem aplicações em relação à teoria e temas pertinentes. Os estudantes discutem aplicações em relação a empresas existentes para determinarem e proporem melhorias.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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