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Gestão e Avaliação de Projetos de SI/TI 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

i.Perceber a importância da Gestão de Projetos, bem como dos conceitos e fundamentos englobadas
ii. Definir o âmbito de projeto, a sua importância e as etapas necessárias ao projeto
iii. Conceber e gerir plano detalhado de projeto
iv. Estimar e acompanhar os custos de projeto. Conceber e gerir diversas áreas inerentes a projetos de TI: plano de qualidade, plano de gestão de Recursos Humanos, plano de comunicação, plano de riscos
v. Perceber o fecho de projeto e avaliar o projeto.
vi. Desenvolver conhecimentos teóricos e competências práticas transversais que possibilitem o desenvolvimento de funções de liderança.
vii. Identificar variáveis e os processos que influenciam o desempenho do líder e das equipas.
viii. Refletir criticamente sobre a importância e dificuldade do trabalho do líder e do trabalho em equipa no contexto organizacional.
ix. Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de projeto e suas componentes no trabalho final.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de sistemas de IT
Tarbalho com ferramentas de gestão (word, excel)

Método de Ensino

Nas aulas recorrer-se-á alternativamente ao método expositivo e método de casos práticos, pretendendo-se contudo a participação ativa dos estudantes através da interpelação direta entre o docente e os estudantes e vice versa. Assim para cada tema apresentado, são feitos exercícios práticos sobre os mesmos. Formas de Avaliação: Contínua Época Normal: Trabalho 70% Participação nas aulas - 30% Época Recurso e Época Especial: Trabalho 100%

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Gestão de Projetos
2. Fundamentos de Gestão de Projetos
3. Estruturas e Ferramentas de Gestão
4. Definição do âmbito
5. WBS - definição dos pacotes de trabalho
6. Identificação das atividades e Sequência de atividades
7. Estimativa de recursos e Estimativa de duração
8. Cronograma e plano de projeto
9. Estimativas de custos
10. Plano de gestão da Qualidade
11. Plano de gestão de Recursos Humanos
12. Plano de comunicação
13. Identificação de risco e plano de resposta ao risco
14. Garantia e controlo de qualidade
15. Monitorização de riscos
16. Entrega do produto e aceitação formal
17. Avaliação da performance final de projeto
18. Encerramento administrativo do projeto
19. Liderança e estilo de gestão.
20. Liderança, trabalho de equipa e mudança organizacional: dimensões interpessoais e psicológicas relevantes na adaptação
21. Definição de Especificações do Trabalho prático a realizar

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Miguel, A. (2011). António Gestão Moderna de Projectos. 4 ª Edição Actualizada. FCA Feio, R. (2011). Gestão de Projetos com o Microsoft Project 2010. FCA Rubin, K. S. (2012). Essential Scrum: A Practical Guide to the Most Popular Agile Process. Addison-Wesley Signature Series
A Guide to the Project Management Body of Knowledge, (PMBOK® Guide) – Fourth Edition, Project Management Institute Inc., 2008.

Burke, R. & Barron, S. (2007). Project Management Leadership. Burke Publishing
Pinto, J. K., Thomas, P., Trailer, J., Palmer, T. & Michele, G. (1998). Project Leadership: From Theory to Practice. Project Management Institute Communications Office

Planificação Semanal

8 aulas:
Aula 1:Apresentação à introdução da disciplina, planeamento de conteúdos, objectivo e forma de avaliação. Introdução à Gestão de Projetos.

Aula 2: Definição e identificação dos stakeholders num projeto.
Identificação de fatores que podem levar ao sucesso e insucesso do projeto.
Visão geral dos Grupos de Processo e Áreas de Conhecimento de Gestão de Projeto.
Definição do project charter, nas suas diversas vertentes

Aula 3: Gestão de Ambito: Visão de definição de Identificação de Requisitos e Âmbito do Projeto . Contempla Planear a gestão do âmbito; Recolher os requisitos ; Definir o âmbito ; Criar a Work Breakdown Structure (WBS/EDT)
Gestão Qualidade
Gestão de Risco
Plano de Comunicação

Aula 4: Gestão de Custos: Estimativa de custos, Orçamentação, Controle de Custos
Gestão de Prazo: Definição da atividade, Sequenciamento de atividades, Estimativa de recursos da atividade, Estimativa de duração da atividade
Desenvolvimento do Cronograma, Controle do Cronograma
Visão global de Microsoft Project

Aula 5: Gestão de planeamento de Recursos Humanos.
Gestão de Aquisições
Processo de Encerramento


Aula 6: Introdução à Liderança de projetos
Abordagem de Teorias de liderança e perfis Liderança e Colaboração
Abordagem a Promover Desempenho; Cultivar a aprendizagem; Garantir resultados

Aula 7: Garantir Resultados: Medição de Performance
Desenvolver um Projeto Visão: Uma Abordagem Passo-a-Passo
Colaboração: montar equipa
Liderança e ética

Aula 8: Gestão de Conflitos
Liderança e Estratégia do Projeto: Condução do Projeto de Sucesso

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de Perceber a importância da Gestão de Projetos, bem como dos conceitos e fundamentos englobadas é conseguido através dos tópicos Introdução à Gestão de Projetos e Fundamentos de Gestão de Projetos. Para os objetivos de definição do âmbito de projeto são endereçados os tópicos 4 e 5 do conteúdo do curso. O objetivo iii é endereçado nos pontos 6 e 7 do conteúdo. Face à conceção e gestão do plano de trabalho detalhado (objetivo iv ), a mesma é obtida pelo tópico 8 uma vez que o aluno ficará a saber de que forma poderá definir planos de projeto. Os custos de projeto são endereçados no tópico 9, permitindo identificar as várias componentes de custo e forma de controle do mesmo. O objetivo vi de definição de vários projetos de controle de projeto são remetidos para os conteúdos 10 a 15. O fecho e avaliação de projeto (objetivo vii) é coberto pelos tópicos 16 e 17.
O objetivo vii “Desenvolver conhecimentos teóricos e competências práticas transversais que possibilitem o desenvol

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Nas aulas o método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos. A interpelação direta entre docente e estudantes estimulará o pensamento crítico, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e de interiorizar os conceitos essenciais. A resolução de exercícios práticos será utilizada para desenvolver os objetivos iv. - vi. As aulas decorrerão em contexto de trabalho colaborativo, onde as capacidades de trabalho em grupo na realização de projeto permitindo desta forma aplicar os conhecimentos adquiridos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade de decisão  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Resolução de problemas  
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