Como chegar
|
Contactos

Tecnologias Web 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de criar aplicações web simples e websites usando HTML5, CSS3 e JavaScript 5 no cliente e PHP no servidor:
1- Identificar e caracterizar os diferentes serviços disponíveis na Internet
2- Planear e estruturar o mapa de navegação de um sitio Web.
3- Compreender o funcionamento do WWW: servidor e cliente
4- Identificar principais marcas HTML e saber actualizar conteúdos de uma página web.
5- Compreender o funcionamento dos formulários Web.

Pré-Requisitos Recomendados

São recomendados (não exclusivos) conhecimentos das seguintes matérias:
- Algoritmia e programação;
- Arquitectura de computadores,
- Sistemas de Informação.

Moodle - DEGI-254-1749

Método de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2. Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3. Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Conteúdos Programáticos

Internet e Web - passado, presente e futuro:
- Evolução dos conceitos e tecnologias: Web 1.0, 2.0 e 3.0
- Browser landscape
- Protocolos Web
- HTTP, pedidos e respostas, verbos e retornos
- Exemplos de aplicações/serviços na Web

HTML:
- Fundamentos, sintaxe e boas práticas
- Elementos básicos de conteúdo
- Elementos avançados para aplicações

CSS:
- Fundamentos, sintaxe e boas práticas
- Selectors, properties
- Specificity
- Positioning
- Técnicas avançadas

JavaScript:
- Fundamentos, sintaxe e boas práticas
- Interacção com o DOM
- Eventos

PHP:
- Configuração de um servidor básico
- Fundamentos, sintaxe e boas práticas
- HTML forms interactions
- Cookies, sessions.
- Persistência de informação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

HTML5 specification, W3C Candidate Recommendation 6 August 2013 http://www.w3.org/TR/html5/

CSS standards and drafts, http://www.w3.org/Style/CSS/

ECMAScript specification, Standard ECMA-262 http://www.ecma-international.org/publications/files/ECMA-ST/Ecma-262.pdf

M. Stepp, et al., Web Programming: Step by Step, 2nd edition: Step by Step Publishing, 2012.

PEREIRA, Alexandre ; POUPA, Carlos – Linguagens Web. 5.ª ed. Lisboa : Sílabo, 2013. ISBN 978-972-618-715-8. 436p

Bibliografia Complementar

- Gouveia, L. B. (2006). Negócio Eletrónico – Conceitos e Perspectivas de Desenvolvimento (p. 160). SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação. Porto, Retirado de http://web.spi.pt/negocio_electronico/manual1.htm
- Fonseca, A. N., Ferreira, V.M. (2006), As Oportunidades, os Riscos e os Benefícios do Negócio Electrónico. SPI - Sociendade Portuguesa de Inovação, Porto, Retirado de http://web.spi.pt/negocio_electronico/documentos/manuais_PDF/Manual_II.pdf
- Magalhães, Nuno, Grilo, Alberto (2006), A segurança informática e o negócio eletrónico. SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação. Porto, Retirado de http://web.spi.pt/negocio_electronico/documentos/manuais_PDF/Manual_VII.pdf
- W3schools.com HTML/CSS tutorials, url: http://www.w3schools.com

Planificação Semanal

Semana 1:
- Apresentação da UC e docentes. Logística.

Semana 2:
- Internet e Web: passado, presente e futuro.
- Tecnologias web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0

Semana 3:
- HTML, fundamentos.
- Protocolos Web.
- HTTP, pedidos e respostas, verbos e retornos.

Semana 4:
- HTML, elementos de conteúdo
- HTML, elementos para aplicações
- Editores HTML, experimentação de elementos.

Semana 5:
- CSS, fundamentos.
- CSS, selectors e properties.
- Criação de páginas simples HTML.

Semana 6:
- CSS specificity, tecnicas avançadas.
- Criação de estilos CSS para páginas simples.

Semana 7:
- Javascript, fundamentos.
- Javascript, DOM e eventos simples.
- Criação de páginas complexas com HTML e CSS.

Semana 8:
- Javascript, eventos complexos.
- Criação de páginas complexas com HTML e CSS.

Semana 9:
- Servers, Apache
- PHP, fundamentos.
- Página com validação simples de campos, CSS avançado.

Semana 10:
- PHP forms interactions
- PHP cookies, sessions.
- XAMPP, PHP Hello, World, variables, conditions, structures

Semana 11:
- PHP persistência de informação.
- Server side validation, redirection, cookies

Semana 12:
- PHP persistência de informação
- Dynamic content, files, pagination

Semana 13:
- Frameworks CSS
- PHP e XML

Semana 14:
- Frameworks Javascript
- PHP e XML

Semana 15:
- Acompanhamento do trabalho

* As datas dos testes estão condicionadas à publicação do mapa de avaliações, podendo ser alteradas

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos nucleares da unidade curricular (HTML, CSS, JavaScript e PHP) permitirão alcançar o conhecimento de algumas linguagens de implementação de Web sites com arquitetura cliente-servidor. O conhecimento dessa mesma arquitetura será permitido através dos conteúdos programáticos introdutórios da unidade curricular (essencialmente, componentes arquiteturais da Internet e da Web).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo permitirá assimilar os diferentes conceitos teóricos que fazem parte dos objetivos da unidade curricular. As fichas de trabalho, as demonstrações, os pequenos exercícios e os exercícios evolutivos permitirão consolidar os mesmos conceitos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisão  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)