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Métodos e Técnicas de Estudo 2017/2018

  • 3 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Pretende-se que o aluno fique habilitado a:
- proceder à reavaliação dos seus métodos de estudo, aperfeiçoando-os no sentido de melhor os adequar ao estudo de disciplinas jurídicas;
- apreender regras de método a utilizar no estudo;
- desenvolver competências no domínio da investigação científica.

Pré-Requisitos Recomendados

Nenhum em especial.

Método de Ensino

Para fazer face aos objectivos propostos, seguem-se os métodos expositivo, exemplificativo e interactivo, acompanhando o desenvolvimento das competências em matéria de estudo com ilustrações da aplicação prática das técnicas adquiridas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução e objectivos da unidade curricular.

2. A organização do tempo para efeitos de estudo:
2.1. Análise da utilização do tempo pessoal.
2.2. A planificação do estudo.
2.3. Conselhos práticos em matéria de organização temporal.

3. A leitura, trabalho e compreensão dos textos:
3.1. Essencialização.
3.2. Estruturação.
3.3. Elaboração.
3.4. A leitura crítica.
3.5. A leitura não destinada a estudo.

4. A memorização:
4.1. Revisão dos materiais de estudo.
4.2. Memorização.

5. O trabalho de pesquisa:
5.1. Definição do argumento e do escopo.
5.2. Pesquisa de informações não convencionais.
5.3. A investigação bibliográfica.
5.4. Organização da informação.

6. A resolução de casos práticos:
6.1. Esquemas genéricos de resolução.
6.2. Exemplos e propostas de resolução.

7. A prestação de provas: exames escritos e orais.

8. A elaboração de trabalhos escritos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

GONZÁLEZ, José A. R. L. / GONZÁLEZ, Maria do Carmo P. F. L., Guia de Estudo de Direito, Quid Juris, 4.ª ed., 2011

Bibliografia Complementar

SERAFINI, Maria Teresa, Saber Estudar e Aprender, Editorial Presença, 3.ª edição

Planificação Semanal

Semana 1:
1. Introdução: apresentação do plano da UC, com exposição sobre a metodologia a seguir e enunciação dos objectivos perseguidos nas aulas.

Semana 2:
2. A organização do tempo para efeitos de estudo:
2.1. Análise da utilização do tempo pessoal.
2.2. A planificação do estudo.
2.3. conselhos práticos em matéria de organização temporal.

Semana 3:
3. A leitura, trabalho e compreensão dos textos:
3.1. Essencialização.

Semana 4:
3.2. Estruturação.

Semana 5:
3.3. Elaboração.

Semana 6:
3.4. A leitura crítica..
3.5. A leitura não destinada a estudo.

Semana 7:
Realização do primeiro mini-teste.

Semana 8:
4. A memorização:
4.1. Revisão dos materiais de estudo.
4.2. Memorização.

Semana 9:
5. O trabalho de pesquisa:
5.1. Definição do argumento e do escopo.
5.2. Pesquisa de informações não convencionais.

Semana 10:
5.3. A investigação bibliográfica.
5.4. Organização da informação.

Semana 11:
6. A resolução de casos práticos:
6.1. Esquemas genéricos de resolução.

Semana 12:
6.2. Exemplos e propostas de resolução.

Semana 13:
7. A prestação de provas: exames escritos e orais.

Semana 14:
8. A elaboração de trabalhos escritos.

Semana 15:
Realização do segundo mini-teste.

Coerência do programa para com os objetivos

Aos objectivos propostos correspondem os seguintes conteúdos programáticos (a que se referem os pontos seguidamente indicados do programa supra): 1) organização do tempo de estudo (Ponto 2.); 2) estudo de textos (Ponto 3.); 3) pesquisa de informação (Ponto 5.); 4) capacidade de esquematização (Pontos 6. a 8.).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo permite (por referência ao programa da unidade curricular) estabelecer as regras de procedimento referenciais a adoptar no estudo (Pontos 2. a 5.), e os métodos exemplificativo e interactivo permitem trabalhar e realçar a aplicação prática das técnicas de estudo desenvolvidas, com significante indução doa alunos em termos de participação (Pontos 6. a 8.).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSim 
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação Sim
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escrita Sim
CriatividadeSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipa  
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