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Pedagogia e Intervenção Familiar 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:

1. Compreender a importância dos distintos paradigmas teóricos contemporâneos sobre a família;

2 - Identificar novas formas de família nas sociedades ocidentais contemporâneas, suas especificidades, necessidades e implicações para a intervenção do educador social;

3 - Compreender e avaliar o impacto das mudanças societais na estrutura e dinâmicas familiares e na sociedade em geral;

4 - Compreender o papel do educador social em contexto de intervenção familia;

5 - Conhecer diferentes metodologias de intervenção ecológica e sistémica nas dinâmicas familiares.

Pré-Requisitos Recomendados

Sem pré-requisitos

Método de Ensino

Serão utilizados métodos expositivos e métodos ativos. Os primeiros assentarão no recurso a meios audio-visuais e eletrónicos. Os segundos irão basear-se na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente brainstormings, análise e discussão de textos e artigos científicos, debates, análise de casos e apresentação/discussão de trabalhos de grupo em contexto de aula.

A avaliação da unidade curricular irá decorrer em regime de Avaliação Contínua.

Conteúdos Programáticos

1. A família como um sistema
1.1. Dimensões da família
1.2. Família e casamento
1.3. Estilo relacional da família

2. Formas, tipos e etapas da família
2.1. A família nas sociedades contemporâneas
2.2. Diferentes tipos de famílias: desafios para o educador social
2.3. Ciclo e curso de vida da família

3. Parentalidade e práticas parentais
3.1 Estilos educativos parentais
3.2. Parentalidade Positiva
3.3. Direitos da Criança (CSDC)
3.4. A relação escola-família

4. Avaliação da família e das redes de suporte
4.1. Problemas comuns nas famílias
4.2. Avaliação sistémica e ecológica
4.3. Avaliação do suporte social
4.4. Necessidades, prioridades e rotinas da família.

5. Pedagogia e intervenção familiar
5.1. Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia familiar
5.2. Programas de intervenção e apoio comunitário e psicossocial às famílias: Programas de Educação Parental, Programas/grupos Psicoeducativos.
5.3. Princípios éticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Alarcão, M. (2002). (Des)Equilíbrios Familiares. Coimbra: Quarteto Editora.
Amaro, F. (2014). Sociologia da família. Lisboa. Pactor
Carvalho, O. (2011). De pequenino se torce o destino. Porto. Livpsi
Leandro, A. (2010). Direitos da criança e comunidade. In A. Leandro, A. Laborinho Lúcio, y Guerra, P. (Eds.), Estudos de Homenagem a Rui Epifânio (pp. 43-78). Coimbra: Almedina.
Cruz, O. (2013). Parentalidade. Coimbra: Quarteto Editora.
Cruz, O. & Ducharne, M. A. (2006). Intervenção na parentalidade. Revista Galelo-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 11-12, 1138-1663.
Koller S. (2004). Ecologia do desenvolvimento humano. São Paulo, Brasil. Casa do Psicóçogo.
Rodrigo, m. j., Palacios, J. (Coord.). (1998). Família Y Dessarollo humano. Madrid. Alianza Editorial.
Rodrigo, M. J., Martín, J. C., Máiquez, M. L., y Byrne, S. (2008). Preservación familiar. Um enfoque positivo para la intervención com famílias. Madrid: Ediciones Pirámide.

Bibliografia Complementar

Abreu-Lima, I., Alarcão, M., Almeida, A. T., Brandão, T., Cruz, O., Gaspar, M. F., & Ribeiro dos Santos, M., (2010). Avaliação de intervenções de educação parental: Relatório 2007-2010.
Almeida, L. y Freire, T. (2003). Metodologias da investigação em psicologia e educação. Braga, Portugal: Psiquilíbrios.
Ariès, P. (1981) História Social da Criança e da Família, Zahar Editores, Rio de Janeiro, (RJ): LTC;
Alberto, M. M. (2010). Maltrato e trauma na infância. Coimbra: Almedina.
Sampaio, D., Cruz, H., & Carvalho, M. J. (2011). Crianças e jovens em risco: A família no centro da intervenção. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Williams, F. (2010). Repensar as famílias. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Webster-Stratton, C., Gaspar, M. & Seabra-Santos, M. (2012). Incredible Years: Parent, Teachers and children's series: Transpotability to Portugal of Early Intervention Programs for Preventing Conduct Problems and Promoting Social and Emotional Competence. Psychossocial Intervent

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação da UC; Conceito de família; Características estruturais e funcionais do sistema familiar

Semana 2: Família e globalização

Semana 3: Ciclos e curso de vida da família

Semana 4: “A família nas sociedades contemporâneas

Semana 5: Instrumentos e técnicas de avaliação familiar

Semana 6: Parentalidade e práticas parentais. Estilos educativos. Relação escola-família

Semana 7: Esclarecimento de dúvidas; 1º Mini-teste

Semana 8: Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia familiar

Semana 9: Educação parental e familiar; Direitos da Criança (CSDC)

Semana 10: Grupos psicoeducativos

Semana 11: Programas de intervenção e apoio comunitário e psicossocial

Semana 12: Esclarecimento de dúvidas; 2º Mini-teste

Semana 13: Preparação dos trabalhos de grupos para apresentação na aula

Semana 14: Apresentação dos trabalhos de grupo

Coerência do programa para com os objetivos

Procura-se que os estudantes conheçam modelos e instrumentos de avaliação no âmbito da família, e reflitam sobre o papel do educador social face a contextos diferenciados de apoio familiar. Para que o estudante seja capaz de identificar novas formas de família nas sociedades contemporâneas, e implicações para a intervenção do educador social serão abordadas as suas caraterísticas funcionais e estruturais da comunicação e suas finalidades. Para compreender o impacto da globalização sobre a família e a importância das famílias na sociedade em geral serão abordados os estilos educativos parentais, focando-se a relação entre o sistema-escola e o sistema-família. Para o conhecimento de instrumentos e técnicas de avaliação familiar, serão abordados problemas comuns nas famílias e diferentes técnicas e instrumentos de avaliação familiar. Para que o estudante seja capaz de compreender o papel do educador em contextos diversificados de intervenção, serão apresentados diferentes programas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização do método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos constitui um processo basilar para a aquisição de conhecimentos relativos à perspetiva sistémica e ecológica familiar, compreendo os seus processos de funcionamento e desenvolvimento - e.g., Ciclo e curso de vida, rotinas, comunicação na família, a família nas sociedades ocidentais contemporâneas, famílias multidesafiantes, estilos parentais - bem como a sua articulação com outros sistemas, com especial destaque para os serviços sociais e comunitários e a escola. O recurso a métodos ativos, por meio da discussão, reflexão e debate de exemplos e casos práticos familiares, bem como através da pesquisa e familiarização com programas de intervenção familiar - e.g., programas de educação parental, programas sociais e comunitários - e apresentação e discussão de trabalhos de grupo permitirão desenvolver nos alunos as competências de análise e reflexão acerca do papel do educador social no domínio da pedagogia e intervenção familiar.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
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