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Metodologia da Investigação 1 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A unidade curricular pretende introduzir os discentes ao corte epistemológico entre o senso-comum e o conhecimento científico em Psicologia.
No final do ano letivo o discente deverá:

1. Compreender a diferença entre o senso-comum e o método científico na construção do conhecimento
2. Deter conhecimentos teóricos subjacentes à implementação das metodologias de investigação no domínio das ciências sociais
3. Conhecer as etapas de uma investigação científica nos domínios da psicologia
4. Saber:
- definir o problema de investigação
- formular questões/hipóteses de investigação
- identificar e operacionalizar as variáveis
- identificar e diferenciar a população e universo do estudo e a amostra
- identificar diferentes métodos de investigação
- identificar diferentes tipos de amostra e técnicas de amostragem
- utilizar ferramentas de pesquisa bibliográfica
- realizar uma revisão bibliográfica
- utilizar as normas da APA

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem

Método de Ensino

As aulas expositivas teórico-práticas conciliarão metodologias expositiva - suportada em diapositivos e na discussão e comentário da bibliografia recomendada e complementar da unidade curricular, - e ativa - pressupondo a realização de atividades práticas em grupos pelos alunos para operacionalização das etapas de um projeto de investigação em psicologia abordadas na UC. Recorrer-se-á a exemplos práticos para clarificação dos conceitos teóricos apresentados, complementados com exercícios de conhecimento a realizar pelos estudantes.

A metodologia de avaliação é mista, composta por um exame final de avaliação dos conhecimentos (60%) e um trabalho prático de revisão da literatura (40%).

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Ciência e senso comum
1.2. Exigências/características do mét. científico
1.3. Investigação básica e aplicada
2. Etapas
2.1. Problema de investigação
2.2. Teoria, objetivos, estudos exploratórios
2.3. Formular perguntas/objetivos
2.4. Formular hipóteses
– Processo indutivo/dedutivo
– Hip. experimental
– Testar hip. e erros inferenciais
2.5. Modelo de análise: da pergunta/hip. às variáveis
- Tipologia e classificação de variáveis
- Escalas de medida
- Controlo de variáveis
2.6. População e Amostra
- População e população-alvo
- Amostra: tipos e dimensão
- Amostragem
2.7. Desenho e método
- Experimental Vs Observacional
- Transversal Vs Longitudinal
- Mét. epidemiológicos, correlacionais, experimentais e clínicos
3. Revisão bibliográfica
3.1. Pesquisa bibliográfica
3.2. Normas AP

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: American Psychological Association.

Alferes, V. A. (1997). Investigação científica em psicologia: teoria e prática. Coimbra: Almedina. Retrieved from: http://gaius.fpce.uc.pt/niips/docs/val/icp_outputs/ICP-TP%20Alferes1997.pdf

Almeida, L.S., e Freire, T. (2010). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (5.ª Ed.). Braga: Psiquilibrios.

Coutinho, C. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Coimbra: Livraria Almedina.

Creswell, J.W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative and mixed-method approaches. Thousand Oaks: Sage.

Bibliografia Complementar

Howitt, D. & Cramer, D. (2011). Introduction to research methods in psychology (3rd Ed.). Harlow: Pearson Education Limited.

Patton, M.Q. (2002). Qualitative research & evaluation methods. Beverly Hills, CA: Sage.

Pais-Ribeiro, J.L. (2007). Metodologia de investigação em Psicologia e Saúde. Porto: Legis Editora.

Pinto, A.C. (1990). Metodologia da investigação psicológica. Porto: Ediçoes Jornal de Psicologia.

Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lisboa: Lidel.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2013). Manual de Investigação em Ciências Sociais (6.ª Ed.). Lisboa: Gradiva.

Santos, A., e Madureira, J. (2001). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Ed. Afrontamento.
Smith, J.A. (2008). Qualitative Psychology. A practical guide to research methods. London: Sage.

Sternberg, R., & Sternberg, K. (2010). The Psychologist’s Companion: A Guide to Scientific Writing for Students and Researchers (5th Ed.)New York: Cambridge Univer

Planificação Semanal

1 – Apresentação da UC: objetivos, método de ensino-aprendizagem, programa, método de avaliação e bibliografia recomendada. Introdução ao método científico: Ciência e senso comum;

2 – Introdução ao método científico: Exigências/características do método científico, Investigação básica e aplicada

3 – Etapas da investigação: Problema de investigação; Teoria, objetivos, estudos exploratórios; Formular perguntas/objetivos

4 – Etapas da investigação: Formular hipóteses (Processo indutivo e dedutivo, Hipótese experimental, Testar hipóteses e erros inferenciais)

5 – Exercícios práticos de formulação do problema, perguntas, objetivos e hipóteses de investigação

6 – Etapas da investigação: Tipologia e classificação de variáveis, Escalas de medida, Controlo de variáveis

7 – Exercícios práticos de definição e operacionalização das variáveis.

8 – Etapas da investigação: População e Amostra. Leitura e comentário de exemplos de investigações em psicologia.

9 – Etapas da investigação: Desenho e método. Leitura e comentário de exemplos de investigações em psicologia.

10 - Revisão bibliográfica: Pesquisa bibliográfica

11 – Exercícios práticos de pesquisa bibliográfica

12 – Exercícios práticos de pesquisa bibliográfica

13 – Revisão bibliográfica: normas APA de escrita científica e redação de uma revisão de literatura.

14 – Exercícios práticos de aplicação das normas da APA.

15 – Ética e deontologia em investigação. Entrega dos trabalhos.

Coerência do programa para com os objetivos

Os objectivos específicos são uma operacionalização pragmática do objectivo geral relativo à introdução ao pensamento e método científico, conducentes à aquisição de competências inerentes ao desenvolvimento de um projeto de investigação em ciências sociais.

Os conteúdos programáticos seguem fielmente os objectivos de aprendizagem, tratando-se de uma sua operacionalização. Procura enquadrar-se a investigação do ponto de vista epistemológico e sustentando as suas principais tradições e orientações teóricas.
Os objetivos especificos 1, 2 e 3 estão diretamente relacionados com o ponto 1 do conteúdo programático, ao passo que os objetivos 4 e 5 se relacionam com os pontos 2 e 3 do programa da UC.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino são variadas, combinando a exposição e as actividades práticas de aplicação dos conhecimentos teóricos abordados, e visam despertar o interesse dos alunos para a prática da investigação. Os alunos aplicarão os conhecimentos através de leitura, comentário e discussão de texto de suporte, de exercícios práticos individuais e em grupo de operacionalização dos conceitos e competências.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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