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Metodologia de Investigação 1 2017/2018

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:
• Identificar e apropriar-se do estilo e forma de escrita científica em psicologia, seguindo normas APA (6ª ed.);
• Identificar o conteúdo e estrutura de uma revisão sistemática da literatura e meta-análise;
• Saber conduzir uma revisão (sistemática) da literatura;
• Identificar questões de investigação em psicologia clínica e da saúde;
• Identificar e derivar objetivos e hipóteses em estudos de psicologia clínica e da saúde;
• Identificar e reconhecer relações entre constructos, variáveis e medidas de avaliação em estudos de psicologia clínica e da saúde;
• Compreender a importância da qualidade dos processos de amostragem para a validade dos resultados;
• Identificar e reflectir acerca das condições éticas da investigação em psicologia clínica e da saúde;
• Apresentar autonomia na reflexão crítica acerca do planeamento e interpretação de investigação em psicologia clínica e da saúde.

Pré-Requisitos Recomendados

O aluno deverá apresentar os conhecimentos básicos adquiridos nas unidades curriculares de 1º ciclo associadas à estatística, análise de dados, metodologia de investigação e fundamentos de avaliação psicológica. O aluno deverá ainda estar familiarizado com a utilização dos recursos de pesquisa bibliográfica ao seu dispor, quer recorrendo a meios físicos (bibliotecas, empréstimos interbibliotecários, etc.), quer recorrendo a bases de dados eletrónicas. O aluno deve ainda ter conhecimentos de língua inglesa.

Método de Ensino

Procurar-se-á um enfoque em metodologias ativas e participativas, com alguma utilização de métodos expositivos e demonstrativos. Recorrer-se-á à exploração de artigos científicos, capítulos e de bases de dados. Os estuantes serão convidados à realização de atividades práticas individualmente e em pequenos grupos, nomeadamente na aplicação de normas e procedimentos de escrita científica em psicologia, revisão da literatura e reflexão e discussão acerca da qualidade e aplicabilidade das metodologias de investigação em psicologia clínica e da saúde. Estas atividades práticas procurarão a resolução ativa de problemas de investigação em psicologia. A docente forncerá feedback contínuo, facilitando a exploração e a emergência da competência nos alunos, através de orientação tutorial.

Conteúdos Programáticos

1. O papel da investigação na psicologia clínica e da saúde.
2. O relatório de investigação em psicologia
2.1 Tipos de relatórios de investigação
2.2 Conteúdos e normas de formatação de relatórios de investigação
3. A revisão da literatura
3.1 Bases de dados, procedimentos e codificação de informação
3.2 A meta-análise e a revisão sistemática da literatura
4. Levantamento de questões de investigação em psicologia clínica e da saúde
4.1 Temas de investigação em psicologia clínica e da saúde
4.2 Identificação de necessidades de investigação
5. Objetivos e hipóteses de investigação
6 Constructos, variáveis e medidas
7. Problemas de generalização e tomada de decisão na investigação. Amostragem.
8. Ética na investigação em Psicologia Clínica e da Saúde

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: American Psychological Association.
Barker, C., Pistrang, N., & Elliott, R. (2016). Research methods in clinical psychology. Chichester: Wiley.
Bryman, A. (2008). Social research methods. Oxford: Oxford University Press.
Creswell, J. W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS (3rd ed.). London: Sage Publications Ltd.
Howittt, D., & Cramer, D. (2011). Introduction to research methods in psychology (3rd. ed.). Harlow, England: Pearson Education Limited.
Perestelo-Pérez, L. (2013). Standards on how to develop and report systematic reviews in Psychology and Health. International Journal of Clinical and Health Psychology, 13, 49-57.

Bibliografia Complementar

Almeida, L. S. & Freire, T. (2010). Metodologia da investigação em psicologia e educação (5ª edição). Braga: Psiquilíbrios.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Coimbra: Livraria Almedina.
Forrester, M. (Ed.) (2010). Doing qualitative research: A pratical guide.. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª ed.). Pêro Pinheiro: Report Number.
Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilíbrios.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics (5th ed.). Boston: Allyn and Bacon.
Wilkinson, D. & Birmingham, P. (2003). Using research instruments: A guide for researchers. London: Routledge.

Planificação Semanal

Semana 1 – Apresentação. O papel da investigação em psicologia clínica e da saúde. Análise crítica da investigação.
Semana 2 – O relatório de investigação em psicologia. Tipos de relatórios de investigação. Conteúdos e normas de formatação de relatórios de investigação.
Semana 3 – A revisão da literatura na fundamentação da investigação em psicologia: bases de dados, procedimentos e codificação de informação.
Semana 4 - A revisão da literatura enquanto tipo de estudo em psicologia: meta-análise, revisão sistemática da literatura e scoping review. Procedimentos na condução de estudos de revisão sistemática da literatura. Orientação tutorial (OT) dos trabalhos de grupo.
Semana 5 – Procedimentos na condução de estudos de revisão sistemática da literatura (continuação). Revisão de normas de formatação APA aplicadas a estudos de revisão da literatura. OT dos trabalhos de grupo.
Semana 6 – Levantamento de questões de investigação em psicologia clínica e da saúde. Procedimentos na condução de estudos de revisão sistemática da literatura (continuação). OT dos trabalhos de grupo.
Semana 7 – OT dos trabalhos de grupo.
Semana 8 – Apresentação dos trabalhos de grupo. Entrega dos trabalhos de grupo.
Semana 9 – Objetivos e hipóteses de investigação.
Semana 10 – Constructos, variáveis e medidas.
Semana 11 – Constructos, variáveis e medidas.
Semana 12 – Problemas de generalização e tomada de decisão na investigação. Amostragem.
Semana 13 – Amostras em estudos de psicologia clínica e da saúde. OT trabalhos individuais.
Semana 14 – Seminário aplicados de investigação em psicologia clínica e da saúde. OT trabalhos individuais. Entrega dos trabalhos individuais.
Semana 15 – Ética na investigação em Psicologia Clínica e da Saúde – questões de aprofundamento. Teste de avaliação. Seminários aplicados de investigação em psicologia clínica e da saúde.

Coerência do programa para com os objetivos

A idetificação e apropriação do estilo e forma de escrita científica em psicologia, seguindo normas APA, será suportada em conteúdos acerca do relatório de investigação em psicologia e suas normas de formatação. A identificação do conteúdo e estrutura de uma revisão de litartura e o desenvolvimento de competências para a condução de uma revisão da literatura suportar-se-á em conteúdos programáticos centrados na revsião da literatura, seus objetivos, suportes e procedimentos. O desenvolvimento de competências de identificação de questões de investigação em psicologia clínica e da saúde, objetivos de investigação e métodos, bem como o desenvolvimento de competências de autonomia na reflexão crítca acerca do planeamento e interpretação de invetsigação em psicologia clínica e da saúde serão suportados em conteúdos acerca de temas e necessidades de investigação neste domínio, hipóteses, variáveis e medidas, amostras e condições éticas para a condução de estudos em psicologia.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização de métodos expositivos permite a transmissão e análise de novos conteúdos relativamente às metodologias de investigação em psicologia. Estes métodos apoiam a aquisição de conhecimentos avançados no domínio, por parte dos/as alunos/as. O recurso a metodologias que impliquem a participação ativa dos/as alunos/as, indiviualmente ou em grupo, faz-se através de exercícios de aplicação das normas de escrita e investigação em psicologia, exploração de artigos de revisão da literatura e condução de uma revisão sistemática da literatura e análise e interpretação de secções de métodos e resultados de relatórios de investigação. Esta apropriação recorre ainda à resolução de problemas aplicados à investigação, nomeadamente no planeamento de investigação e avaliação crítica dos métodos utilizados. A realização de trabalhos individuais e em grupo contribuirá para a aquisição de competências revisão da literatura e de planeamento de investigação e de análise crítica e utilização de métodos e resultados de avaliação. A conjugação destas diferentes metodologias permitirá, deste modo, a prossecução dos objetivos propostos para a Unidade Curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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