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Metodologia da Investigação 2 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

• Conhecer os conteúdos e normas de formatação de relatórios de investigação em psicologia;
• Reconhecer os objetivos da revisão da literatura e dominar técnicas de pesquisa e revisão bibliográfica;
• Refletir acerca da multiplicidade de objetivos que orientam os estudos em psicologia;
• Conhecer, distinguir e conciliar métodos de investigação quantitativa e qualitativa em psicologia;
• Identificar e selecionar desenhos de investigação;
• Conhecer e compreender a importância da qualidade dos processos de amostragem;
• Conhecer procedimentos de recolha, organização e análise de dados;
• Refletir acerca dos cuidados éticos a ter na investigação;
• Desenvolver competências de reflexão crítica acerca da qualidade dos métodos utilizados na investigação em psicologia;
• Desenvolver autonomia no planeamento de investigação em psicologia.

Pré-Requisitos Recomendados

Recomenda-se o domínio dos fundamentos de investigação em psicologia, tal como apresentados na unidade curricular de Metodologia de Investigação 1.

Método de Ensino

No conjunto de aulas teórico-práticas procurar-se-á uma conciliação entre metodologias expositivas e metodologias ativas, participativas e colaborativas. Os métodos expositivos suportar-se-ão em diapositivos powerpoint, na exploração de artigos científicos e outras formas de relato de investigação, na exploração de bases de dados e ainda na visualização de vídeos. Os métodos ativos basear-se-ão na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente na reflexão e discussão da qualidade e aplicabilidade dos métodos qualitativos e quantitativos de investigação em psicologia, bem como na elaboração e apresentação de dois projetos de investigação. Estas atividades práticas procurarão a resolução ativa de problemas de investigação em psicologia e a avaliação crítica dos métodos utilizados. Os/as alunos/as serão estimulados/as a apresentar e discutir criticamente os métodos de investigação abordados na UC, realizando para o efeito exercícios de trabalho individual e em grupo.

Conteúdos Programáticos

1. O relatório de investigação em psicologia: conteúdos e normas de formatação
2. Levantamento de questões de investigação em psicologia. O papel central da revisão da literatura.
3. Definição dos objetivos de investigação
4. Métodos quantitativos de investigação em psicologia
4.1 Fundamentos e posicionamento do/a investigador/a
4.2 Desenhos de investigação: experimental, correlacional e longitudinal
4.3 Técnicas de amostragem
4.4 Recolha de dados: instrumentos de avaliação e procedimentos
4.5 Cuidados éticos na recolha e tratamento de dados
5. Métodos qualitativos de investigação em psicologia
5.1 Fundamentos e posicionamento do/a investigador/a
5.2 A recolha de dados na investigação qualitativa
5.3 A organização dos dados
5.4 A análise de dados em investigação qualitativa
6. Métodos mistos de investigação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: American Psychological Association.
Almeida, L. S., & Freire, T. (2010). Metodologia da investigação em psicologia e educação (5ª edição). Braga: Psiquilíbrios.
Bryman, A. (2008). Social research methods. Oxford: Oxford University Press.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Coimbra: Livraria Almedina.
Creswell, J. W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Forrester, M. (Ed.) (2010). Doing qualitative research: A pratical guide. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Howittt, D., & Cramer, D. (2011). Introduction to research methods in psychology (3rd. ed.). Harlow, England: Pearson Education Limited.

Bibliografia Complementar

Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª ed.). Pêro Pinheiro: Report Number.
Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilíbrios.
Sternberg, R. J., & Strenberg, K. (2010). The psychologist’s companion: A guide to writing scientific papers for students and researchers (5th ed.). NY: Cambridge University Press.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics (5th ed.). Boston: Allyn and Bacon.
Torres, L. L., & Palhares, J. A. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais da educação. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus
Wilkinson, D. & Birmingham, P. (2003). Using research instruments: A guide for researchers. London: Routledge.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação da UC – objetivos, métodos de ensino e avaliação, e resultados esperados; Métodos na investigação em psicologia: conceitos-chave.
Semana 2: O relatório de investigação em psicologia: conteúdos e normas de formatação
Semana 3: O relatório de investigação em psicologia: conteúdos e normas de formatação. Levantamento de questões de investigação em psicologia. O papel central da revisão da literatura.
Semana 4: O relatório de investigação em psicologia: conteúdos e normas de formatação. Levantamento de questões de investigação em psicologia. O papel central da revisão da literatura. Mini-teste 1 (exercício individual).
Semana 5: Definição dos objetivos de investigação. Métodos quantitativos de investigação em psicologia: Fundamentos e posicionamento do/a investigador/a; Desenhos de investigação.
Semana 6: Métodos quantitativos de investigação em psicologia: Desenhos de investigação; Amostragem.
Semana 7: Métodos quantitativos de investigação em psicologia: Recolha de dados - instrumentos de avaliação e procedimentos. Cuidados éticos na recolha e tratamento de dados
Semana 8: Mini-teste 2 (exercício individual). Trabalho colaborativo para o desenvolvimento do projeto de investigação I, com orientação tutorial.
Semana 9: Apresentações em grupo do projeto de investigação I.
Semana 10: Métodos qualitativos de investigação em psicologia: Fundamentos e posicionamento do/a investigador/a; A recolha de dados.
Semana 11: Métodos qualitativos de investigação em psicologia: A organização dos dados; A análise de dados
Semana 12: Métodos qualitativos de investigação em psicologia: A organização dos dados; A análise de dados. Métodos mistos de investigação em psicologia.
Semana 13: Métodos mistos de investigação em psicologia. Mini-teste 3 (exercício individual).
Semana 14: Trabalho colaborativo para o desenvolvimento do projeto de investigação II, com orientação tutorial.
Semana 15: Apresentações em grupo do projeto de investigação II.

Coerência do programa para com os objetivos

De modo a proporcionar aos alunos/as a aquisição de competências de seleção e utilização de diferentes métodos de investigação em psicologia, os conteúdos programáticos incluem uma diversidade de métodos quantitativos, qualitativos e mistos. De modo a que os/as alunos/as associem diferentes métodos à resposta a diferentes questões de investigação e saibam selecionar estas metodologias de acordo com as mesmas, os conteúdos programáticos incluem a análise e reflexão crítica acerca de relatórios de investigação (formato e conteúdos). Finalmente, de modo a desenvolver competências de planeamento de investigação, bem como de interpretação, análise crítica e/ou relato da secção de método em relatórios de investigação, os conteúdos programáticos incluem a análise do formato e conteúdo dos relatórios, bem como de diferentes opções de objetivos, amostragem, variáveis, procedimentos de recolha de dados e análises de dados.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização de métodos expositivos permite a transmissão e análise de novos conteúdos relativamente às metodologias quantitativas, qualitativas e mistas de investigação em psicologia. Estas metodologias apoiam a aquisição de conhecimentos básicos no domínio, por parte dos/as alunos/as. O recurso a metodologias que impliquem a participação ativa dos/as alunos/as faz-se através da realização de exercícios individuais de análise crítica de relatórios de investigação científica e dos métodos usados nos mesmos, bem como através do desenvolvimento e apresentação em grupo de dois projetos de investigação. A realização dos trabalhos individuais e em grupo contribuirá para a aquisição de competências de reflexão crítica acerca da utilização de metodologias diferenciadas de investigação para diferentes propósitos e questões de estudo. A conjugação destes diferentes métodos permitirá, deste modo, a prossecução dos objetivos propostos para a Unidade Curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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