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Metodologia de Investigação Científica 2017/2018

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Conhecer as bases da metodologia de investigação em educação.
- Caracterizar os principais paradigmas de investigação em educação.
- Explicitar as fases metodológicas para a elaboração de projetos de investigação.
- Conhecer as principais técnicas de recolha e análise de dados.
- Compreender o uso da metodologia de estudos de caso em educação.
- Aplicar as normas para a elaboração de textos científicos.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos básicos sobre metodologias de investigação.

Método de Ensino

Tendo a unidade curricular um caráter teórico-prático assente na análise e elaboração de documentos, os métodos de ensino adotados serão: expositivos, para a apresentação de quadros teóricos de referência; participativos, com análise e discussão de textos de referência ou resolução de casos práticos; ativos com a realização de trabalhos individuais e ou de grupo e envolvendo pesquisa e estudo/trabalho autónomo. Exposição teórica e prática com análise e elaboração de documentos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à investigação em educação
2. Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico
3. Metodologias quantitativas e qualitativas
4. Processo de investigação em educação:
4.1. Fases do projecto de investigação
4.2. O problema de investigação e as questões de pesquisa
4.3. A construção da problemática
4.4. O design: eixos de análise e operacionalização da pesquisa empírica
4.5. Técnicas e Instrumentos de recolha de informação
4.6. Estrutura de um relatório / monografia / projecto
5. O estudo de caso em investigação em educação
6. Normas para a elaboração de textos científicos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Afonso, N.(2005). Investigação Naturalista em Educação. Um guia prático e crítico.Porto:Edições ASA.
Coleman, M., & Briggs, A. R. (Eds). (2002). Research Methods in Educational Leaderships and Management. London: Paul Chapman Publishing
Denzin, N. K., & Lincoln, Y- S. (Eds.) (1994). Hanbook of Qualitative Research. USA: SAGE.
Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e Prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras:Celta.
Morgado, J. C. (2013). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De facto.
Tuckman, B. W.(1972). Conducting Educational Research. USA:HBJt.

Bibliografia Complementar

Thiétart, R.-A. et al. (1999. Méthodes de Recherche en Manegement. Paris:Dunod.

Planificação Semanal

1ªsemana
Introdução à investigação em educação.

2ª semana
Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico.
Leitura orientada de textos e trabalho de grupo.

3ª semana
Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico
Leitura orientada de textos e trabalho de grupo.

4.ª semana
Metodologias quantitativas e qualitativas
Análise de casos práticos

5.ª semana
Metodologias quantitativas e qualitativas
Análise de casos práticos

6ª semana
Processo de investigação em educação
Trabalho individual

7ª semana
Processo de investigação em educação
Trabalho individual

8ª Semana
Trabalho individual - avaliação.

9ª semana
O estudo de caso em investigação em educação.

10ª
O estudo e caso em investigação.
Leitura orientada de textos e trabalho de grupo.

11ª
Normas para a elaboração de textos científicos
Trabalho de grupo

12ª
Trabalho de grupo

13ª semana
Avaliação

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos estão coerentes com os objectivos da unidade curricular pois cada um deles se destina a atingir os objectivos propostos, fornecendo aos estudantes ferramentas de trabalho e aprendizagem de forma a que eles possam desenvolver as competências necessárias para a elaboração de projectos de investigação correctamente elaborados e com qualidade.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino procuram desenvolver competências de investigação nos estudantes, quer através do trabalho mais orientado resolução de casos práticos, trabalho individual), quer através do trabalho de campo que realizam no seu contexto de trabalho (trabalho de grupo, de forma a atingir os objectivos propostos para esta unidade curricular, tais como: "Conhecer as principais técnicas de recolha e análise de dados", "Compreender o uso da metodologia de estudos de caso em educação" e "Aplicar as normas para a elaboração de textos científicos".

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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