Como chegar
|
Contactos

Princípios Gerais de Turismo 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular pretende, essencialmente, que os alunos adquiram uma visão teórico-prática global e introdutória sobre o fenómeno do turismo. Pretende-se, em primeira instância, dotar os alunos de conhecimentos gerais que constituam uma base sólida para as restantes unidades curriculares do curso. A estrutura curricular da disciplina pretende que os alunos sejam capazes de:
. Entender o conceito de Turismo e os conceitos principais associados ao Turismo
. Interpretar a perspetiva sistémica do Turismo (modelo de Leiper)
. Identificar o processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional, nomeadamente os momentos chave do seu desenvolvimento
. Conhecer e interpretar a dimensão do Turismo em Portugal e no Mundo, através de indicadores estatísticos
. Aplicar o conceito de sistema turístico caracterizando os elementos da oferta que o compõem
.Descrever os fatores e os determinantes associados à procura turística
. Avaliar as tendências fundamentais do futuro do sect

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos através do método expositivo interativo, estimulando a participação dos alunos através do debate, da análise de estudos de caso, do brainstorming, da resolução de casos práticos, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva interativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas. O recurso a meios audiovisuais e multimédia e a realização de visitas técnicas contribuirão para a consolidação de conhecimentos no âmbito de objetivos específicos.

Conteúdos Programáticos

1. Turismo: enquadramento teórico e conceptualização
1.1 Conceitos fundamentais associados às viagens e ao turismo
1.2 A natureza e características do turismo
1.3 Classificações e tipos de turismo
1.4 A perspetiva sistémica do Turismo

2. A evolução histórica do Turismo
2.1 A nível mundial
2.2 Em Portugal

3. O Turismo como atividade económica

4. O Sistema Turístico: a oferta
4.1 Conceito de Destino Turístico; Tipologias.
4.2 Conceito de Produto Turístico
4.3 Composição e elementos da oferta turística

5. A Procura Turística
5.1 Conceito e formação da procura
5.2 Fatores determinantes da procura
5.3 Motivações associadas à procura turística

6. Questões atuais e tendências futuras no sector do Turismo

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cunha, L. (2001). Introdução ao Turismo. Lisboa: Editorial Verbo. (Existe na Biblioteca)
Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D. & Wanhill, S. (2005). Tourism: Principles and Practice, 3rd edition. Pearson. (Existe na Biblioteca)
Leiper, N. (1979). The Framework of Tourism: Towards a Definition of Tourism, Tourist, and the Tourist Industry. Annals of Tourism Research, 6 (4), 390-407. (Existe na B-On)
Leite, J. C. (2014). Nas encruzilhadas da história: turismo, economia e sociedade. In: Costa, C., Brandão, F., Costa, R. e Breda, Z., Turismo nos países lusófonos: Conhecimento, estratégia e territórios - Volume I. Lisboa: Escolar Editora, pp. 163-186. (Existe na Biblioteca)
World Tourism Organisation (2001). Introducción al Turismo. Madrid, WTO. (Existe online)

Bibliografia Complementar

Cooper, C. & Hall, C. M. (2008). Contemporary Tourism: An International Approach. Oxford and Burlington: Elsevier.
Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D. & Wanhill, S. (2013). Tourism - principles and practice. Harlow: Pearson.
Goeldner, C. R. & Ritchie, J. R. B. (2009). Tourism: Principles, Practices, Philosophies. New Jersey: John Wiley & Sons.
Hall, C. M. & Page, S. J. (2002). The Geography of Tourism and Recreation: Environment, Place and Space. London: Routledge.
Holloway, J. (1995). The business of tourism. London: Longman.
Lickorish, L. J. & Jenkins, C. L. (1997). An introduction to tourism. Oxford, New York: Butterworth-Heinemann. (Tradução: Lickorish, L. J. & Jenkins, C. L. (2000). Introdução ao Turismo, Rio de Janeiro: Editora.
...
Outra bibliografia que se considerar relevante para compreensão de determinadas matérias da componente teórica, será indicada aos alunos durante as aulas.

Planificação Semanal

Semana 1 – Apresentação da disciplina (programa, objetivos, avaliação). Tema 1: Enquadramento teórico e conceptualização do Turismo
Semana 2 – Tema 1: Enquadramento teórico e conceptualização do Turismo
Semana 3 – Tema 1: Enquadramento teórico e conceptualização do Turismo; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 4 – Tema 2: Evolução do Turismo
Semana 5 – Tema 2: Evolução do Turismo; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 6 – Tema 3: O Turismo como atividade económica
Semana 7 – Tema 3: O Turismo como atividade económica; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 8 – Tema 4: O Sistema Turístico - A Oferta
Semana 9 – Tema 4: O Sistema Turístico - A Oferta; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 10: Tema 5: A Procura Turística
Semana 11: Tema 5: A Procura Turística; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 12: Tema 6: Questões atuais e tendências futuras no sector do Turismo; Acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Semana 13: Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo;
Semana 14 - Apresentação de estudos-caso; Reflexão de avaliação final da disciplina.

Coerência do programa para com os objetivos

Para que os alunos identifiquem e compreendam os conceitos fundamentais associados ao turismo (objetivo 1), serão lecionados os conteúdos 1.1, 1.2 e 1.3. A interpretação da perspetiva sistémica do sector do Turismo e a identificação dos principais modelos e teorias (objetivo 2) será conseguida através do conteúdo 1.4. O objetivo 3, que visa a identificação do processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional será concretizado pelos conteúdos integrantes do tema 2. O objetivo 5, onde se pretende que os alunos apliquem o conceito de sistema turístico caracterizando os elementos da oferta que o compõem será concretizado pela lecionação do tema 3. A lecionação dos conteúdos do tema 4, permitirá que os alunos descrevam os fatores e determinantes associados à procura turística (objetivo 6). Os conteúdos do tema 5 permitirão avaliar as tendências fundamentais do futuro do sector do Turismo (objetivos 4 e 7).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia expositiva interativa será utilizada ao nível de todos os objetivos de aprendizagem (do 1 ao 7), permitindo que o aluno apreenda e analise criticamente as dimensões teóricas e concetuais relacionadas com os temas fundamentais do sector das viagens e turismo. Este método será complementado com metodologias adicionais, tais como:
• A discussão e análise crítica das dimensões teóricas/ concetuais apresentadas e as sessões de brainstorming serão úteis para que os alunos consolidem conhecimentos sobre os conceitos fundamentais associados ao Turismo (objetivo 1) e sobre a perspetiva sistémica do sector do Turismo (objetivo 2).
• O recurso a meios audiovisuais e multimédia e posterior debate será o método privilegiado ao nível do objetivo 3, que visa a identificação do processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional.
• No sentido de promover a análise e interpretação da dimensão do Turismo em Portugal e no Mundo (objetivo 4), recorrer-se-á à pesquisa e anál

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.