Como chegar
|
Contactos

Psicologia do Relacionamento Interpessoal e Dinâmicas de Grupo 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Discutir criticamente o papel da biologia e do contexto na determinação do comportamento social
- Definir o desenvolvimento humano e a formação do Eu em função da interação social
- Descrever o processo de tomada de perspetiva social do indivíduo
- Dar exemplos de padrões biológicos inatos
- Descrever os processos cognitivos e emocionais subjacentes ao comportamento social
- Explicar o papel determinante da comunicação no sistema social
- Identificar e caracterizar diferentes estilos na relação interpessoal, bem como as regras que organizam a dinâmica social
- Caracterizar as relações interpessoais no grupo e a sua dinâmica
- Avaliar o comportamento de liderança em função da tarefa e das relações humanas
- Caracterizar os vários tipos de conflitos e identificar diferentes formas de lidar com o conflito
- Conhecer diferentes formas de avaliação e intervenção em grupo, reconhecendo os pilares teóricos que sustentam a sua criação (focus group, terapia comunitária, psicodrama)

Pré-Requisitos Recomendados

Embora não existam pré-requisitos cuja realização seja obrigatória para a frequência da unidade curricular, é de referir a relevância dos conhecimento adquiridos nas uc's de Psicologia da Cognição 1 e 2, Psicologia das Emoções, Psicologia da Motivação, Psicologia do Desenvolvimento 1 e Psicologia Social 1 para a mais fácil exploração dos conteúdos programáticos da presente uc. De igual forma, os conhecimentos aqui adquiridos estão em articulação com as uc's de Psicologia das Organizações, Psicologia do Desenvolvimento 2, Psicologia Social 2 e Modelos de Intervenção Psicológica 1 e 2.

Método de Ensino

A docência da unidade curricular implicará o uso de métodos de ensino/aprendizagem que envolverão aulas expositivas; desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento; trabalhos de grupo; orientação tutorial; realização de exercícios e atividades práticas; dinâmicas de grupo; visualização de vídeos; e aulas abertas.
Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projector de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. Comportamento social: contributo da biologia e do contexto
2. Processos cognitivos e emocionais nas relações interpessoais
3. Comunicação no sistema social: formas e contextos
4. Orientações e comportamentos no relacionamento interpessoal
5. Grupo como contexto privilegiado de relacionamento interpessoal
6. Liderança e gestão de conflitos
7. Formas de avaliação e intervenção em grupo:
a) Focus group
b) Terapia Comunitária Sistémica Integrativa
c) Psicodrama

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Beaudichon, J. (2001). A comunicação: processos, formas e aplicações. Porto: Porto Editora
-Carmo, H. (2008). Intervenção social com grupos. Lisboa: Universidade Aberta
-Drafke, M. (2002).The human side of organizations. New Jersey: Prentice Hall
-Fachada, M. O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo
-Gleitman, H., Fridlund, A.J., & Reisberg, D. (2007). Psicologia (7ª edição). Fundação Calouste Gulbenkian. Serviço de Educação e Bolsas.
-Lopes, J. A., Robert B. Rutherford, R. B., Cruz, M. C., Mathur, S. R., & Quinn, M. M. (2011). Competências sociais: aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios Editores

Bibliografia Complementar

-Argyle, M. (1994). The psychology of interpersonal behavior. New York: Penguin Books
-Bitti, P. R. (1997). A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa
-Estanqueiro, A. (1997). Saber lidar com as pessoas: princípios da comunicação interpessoal. Lisboa: Presença
-Fritzen, S. J. (1997). Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Petrópolis: Vozes
-Martin, J. (1997). La dynamique des groupes restreints. Paris: Presses Universitaires de France

No decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos será dada informação adicional acerca de bibliografia complementar e/ou artigos de investigação científica relevantes para a aprendizagem dos conceitos cuja aquisição se pretende. Quando tal acontecer a referida bibliografia será disponibilizada através da plataforma moodle no sítio correspondente à unidade curricular.

Planificação Semanal

AULA 07-02-2017:
- Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos programáticos, metodologias de ensino e de avaliação e planeamento da unidade curricular.
- Realização da dinâmica de grupo “O chapéu dos medos” (promoção da comunicação, contacto, confiança, sensibilidade e relações interpessoais).

AULA 14-02-2017:
- A importância da biologia e do contexto para a definição do comportamento social

AULA 21-02-2017:
- Processos cognitivos e emocionais inerentes aos fenómenos relacionais

AULA 07-03-2017:
- O papel da comunicação nas relações interpessoais (AULA ABERTA)

AULA 14-03-2017:
- Formas de interação social
- Regras do relacionamento interpessoal

AULA 21-03-2017:
- Realização do 1º mini-teste para avaliação dos conhecimentos.

AULA 28-03-2017:
- O grupo como contexto privilegiado de relacionamento interpessoal

AULA 04-04-2017:
- Formas de avaliação e intervenção em grupo: Focus Group (AULA ABERTA)

AULA 18-04-2017:
- Liderança e gestão de conflitos (AULA ABERTA)

AULA 02-05-2017:
- Formas de avaliação e intervenção em grupo: apresentação e discussão dos trabalhos individuais.

AULA 16-05-2017:
- Formas de avaliação e intervenção em grupo: Terapia Comunitária Sistémica Integrativa

AULA 23-05-2017:
- Formas de avaliação e intervenção em grupo: Psicodrama (AULA ABERTA)

AULA 30-05-2017:
- Realização do 2º mini-teste para avaliação dos conhecimentos.

Coerência do programa para com os objetivos

A exploração do conteúdo programático 1 permitirá a consecução dos objetivos a) a d); a apresentação do conteúdo programático 2 permitirá ao aluno saber "Descrever os processos cognitivos e emocionais subjacentes ao comportamento social"; a apresentação do conteúdo 3 permitirá ao aluno saber "Explicar o papel determinante da comunicação no sistema social"; a apresentação do conteúdo 4 será essencial para a concretização do objetivo g); a apresentação do conteúdo 5 será essencial para a concretização do objetivo relativo à caracterizar as relações interpessoais no grupo e a sua dinâmica; a apresentação do conteúdo 6 permitirá a concretização dos objetivos i) e j); por último, a apresentação do conteúdo 7 e respetivos sub-tópicos permitirá aos alunos conhecer diferentes formas de avaliação e intervenção em grupo, reconhecendo os pilares teóricos que sustentam a sua criação (particularmente, focus group, terapia comunitária, psicodrama).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A natureza teórico-prática da unidade curricular justifica a articulação entre metodologias expositivas e práticas na exploração da totalidade dos conteúdos programáticos apresentados, contribuindo, consequentemente, para a concretização da generalidade dos objetivos de aprendizagem definidos. De forma particular, serão realizadas, em todas as aulas, dinâmicas de grupo, exercícios teórico práticos e/ou visualização de vídeos que permitirão a exemplificação da globalidade dos conceitos teóricos apresentados, sendo, por isso mesmo, recursos essenciais para a concretização de todos os objetivos listados. O uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento, trabalhos de grupo, orientação tutorial e a realização de aulas abertas será especialmente relevante para a concretização do objetivo respeitante ao conhecimento de diferentes formas de avaliação e intervenção em grupo, reconhecendo os pilares teóricos que sustentam a sua criação (focus group, terapia comunitária, psicodrama).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.