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Psicologia do Desenvolvimento 1 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
-Contextualizar a emergência e a consolidação da Psicologia do Desenvolvimento enquanto disciplina científica
-Descrever em que consiste o desenvolvimento e quais os seus determinantes biológicos e ambientais
-Refletir criticamente sobre os paradigmas centrais no estudo do desenvolvimento
-Conhece metodologias para avaliação do desenvolvimento em diferentes domínios e etapas de desenvolvimento desde o período fetal até à adolescência
-Descrever as etapas do desenvolvimento fetal e neonatal e seus fatores determinantes, discutindo o seu impacto à luz da investigação desenvolvida com gémeos e fetos únicos
-Conhecer as principais correntes teóricas para compreensão do desenvolvimento psicológico durante a infância e a adolescência
-Descrever o processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e social durante a infância e a adolescência, através dos pressupostos de diferentes perspetivas

Pré-Requisitos Recomendados

Os conteúdos programáticos da presente unidade curricular encontram-se articulados com os da unidade curricular de Psicologia da Educação 1 (2º ano do plano de estudos da licenciatura em Psicologia da UPT). A presente unidade curricular terá continuidade, no 2º semestre, com a unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento 2.

Método de Ensino

A docência da unidade curricular implicará o uso de métodos de ensino/aprendizagem que envolverão aulas expositivas e ativas, envolvendo a participação dos alunos, tais como exercícios de exploração de leitura; seminários; visualização de vídeos; demonstrações práticas; e trabalhos de grupo.
Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de e-learning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia do desenvolvimento enquanto disciplina cientifica: objeto e método de estudo
2. Determinantes biológicos e ambientais do desenvolvimento e interacionismo epigenético
3. Desenvolvimento fetal e neonatal: trajetórias normativas e fatores determinantes
4. Desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância
5. Adolescência enquanto etapa desenvolvimental: normatividade e psicopatologia

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Gleitman, H., Fridlund, A. J., Reisberg, D. (2007). Psicologia (7ª Edição). Fundação Calouste Gulbenkian.
- Guedeney, N., Guedeney, A. (2004). Vinculação: conceitos e aplicações. Climepsi Editores.
- Jackson, S. & Goossens, L. (2006). Handbook of Adolescent Development. New York: Psychology Press.
- Lerner, R.M., Easterbrooks, M. A., Mistry, R. M. (2003). Handbook of Psychology. In: I. B. Weiner (Ed.), Developmental Psychology (volume 6). John Wiley & Sons, Inc.
- Papalia, D. E., Olds, S. W., Feldman, R. D. (2001). O mundo da criança. McGraw-Hill.
- Smith, P. K., Cowie, H., Blades, M. (2001). Compreender o desenvolvimento da criança. Instituto Piaget: coleção Horizontes Pedagógicos.

Bibliografia Complementar

No decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos será dada informação adicional acerca de bibliografia complementar e/ou artigos de investigação científica relevantes para a aprendizagem dos conceitos cuja aquisição se pretende. Quando tal acontecer, a mesma será disponibilizada através da plataforma moodle no sítio correspondente à unidade curricular.

Planificação Semanal

SEMANA 1 (11 e 12 de setembro)
- Apresentação da unidade curricular em termos dos seus objetivos, conteúdos programáticos, metodologias de ensino e avaliação e planificação
- Introdução ao estudo da Psicologia do Desenvolvimento: eixos orientadores de análise

SEMANA 2 – 3 (18 a 26 de setembro)
- 1. Psicologia do desenvolvimento enquanto disciplina científica: objeto e método de estudo
- 2. Determinantes biológicos e ambientais do desenvolvimento e interacionismo epigenético

SEMANA 4 – 6 (2 a 17 de outubro)
- 3. Desenvolvimento fetal e neonatal: trajetórias normativas e fatores determinantes

SEMANA 7 (23 e 24 de outubro)
- Seminário: (Des)ajustamento psicológico na transição para a parentalidade – trajetórias desenvolvimentais que se cruzam (data condicionada em função da disponibilidade da oradora convidada, Prof. Doutora Bárbara Figueiredo, Universidade do Minho)

SEMANA 8 – 11 (30 de outubro a 21 de novembro)
- 1º mini-teste para avaliação dos conhecimentos (31 de outubro de 2017)
- 4. Desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância

SEMANA 12 – 14 (27 de novembro a 12 de dezembro)
- 5. Adolescência enquanto etapa desenvolvimental: normatividade e psicopatologia

SEMANA 15 (18 e 19 de dezembro)
- Seminário: Vivência da violência pelos adolescentes: formas e contextos (data condicionada em função da disponibilidade da oradora convidada, Prof. Doutora Marlene Matos, Universidade do Minho)
- 2º mini-teste para avaliação dos conhecimentos (19 de dezembro de 2017)

Coerência do programa para com os objetivos

A exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular e a sua exploração ativa com os alunos, recorrendo as metodologias de ensino acima descritas, permitirão a concretização dos objetivos de aprendizagem com os quais os referidos conteúdos estão diretamente relacionados. Dado o nível de ensino em questão, os objetivos estabelecidos visam a aquisição e aprofundamento dos conhecimentos científicos fundamentais na área específica da Psicologia do Desenvolvimento, com desenvolvimento de competências transversais ao exercício futuro da profissão, como a análise crítica da investigação desenvolvida no domínio.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Dado julgar-se essencial para a concretização dos objetivos propostos, o contacto, não apenas com os pilares teóricos centrais da psicologia do desenvolvimento, mas também o confronto com os desafios das investigações mais recentes desenvolvidas neste domínio, procura-se promover ao longo de todo o semestre a realização de encontros com investigadores nacionais. As aulas expositivas, a realização de exercícios de exploração de leitura, a visualização de vídeos e a realização de trabalhos de grupo será uma constante no auxílio da concretização da globalidade dos objetivos propostos. O uso de demonstrações será particularmente importante na concretização do objetivo relativo ao conhecimento de metodologias para avaliação do desenvolvimento em diferentes domínios e etapas de desenvolvimento desde o período fetal até à adolescência.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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