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Psicologia do Desenvolvimento 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1.Conhecer os principais modelos descritivos e explicativos do desenvolvimento humano, distinguindo e avaliando as teorias que endossam o determinismo biológico, o determinismo ambiental, o interacionismo epigenético e o contextualismo ecológico/sistémico;
2.Comparar e analisar criticamente as teorias psicológicas do desenvolvimento, em função dos seus fundamentos epistemológicos e metodológicos, bem como da sua validade ou utilidade para a intervenção socioeducativa;
3.Conhecer os padrões de continuidade psicológica e suas mudanças qualitativas ao longo do ciclo vital;
4.Identificar as características normativas das trajetórias de desenvolvimento em contraste com algumas perturbações desenvolvimentais;
5.Compreender e avaliar a dinâmica dos fatores determinantes do desenvolvimento em diferentes indivíduos e contextos, sob o signo da intervenção socioeducativa.

Pré-Requisitos Recomendados

Seria recomendável o domínio de conhecimentos gerais de Psicologia e de Métodos e Técnicas de Investigação.

Método de Ensino

A docência da unidade curricular implicará o uso de métodos de ensino/aprendizagem que envolverão aulas expositivas e ativas, envolvendo a participação dos alunos, tais como exercícios de exploração de leitura; seminários; visualização de vídeos; realização de exercícios para aplicação de conhecimentos; e visitas de estudo. Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de e-learning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia do desenvolvimento enquanto disciplina científica: objeto e método de estudo
2. Determinantes biológicos e ambientais do desenvolvimento e interacionismo epigenético
3. Desenvolvimento fetal e neonatal: trajetórias normativas e fatores determinantes
4. Desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância
5. Adolescência enquanto etapa desenvolvimental: normatividade e psicopatologia
6. Psicologia do desenvolvimento do adulto:
- O “adulto emergente” (J. Arnett)
- Processos de estabilidade e mudança ao longo da adultez
7. Desenvolvimento no idoso: especificidades, défices e intervenção
8. Intervenção sócio-educativa para promoção do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cole, M. & Cole, S. R. (2003). O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Porto Alegre: Artmed.
Gleitman, H., Fridlund, A. J., Reisberg, D. (2007). Psicologia (7ª Edição). Fundação Calouste Gulbenkian.
Guedeney, N., Guedeney, A. (2004). Vinculação: conceitos e aplicações. Climepsi Editores.
Jackson, S. & Goossens, L. (2006). Handbook of Adolescent Development. New York: Psychology Press.
Papalia, D. E., Olds, S. W., Feldman, R. D. (2001). O mundo da criança. McGraw-Hill.
Slater, A. & Muir, D. (2004). Psicologia do desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget.
Smith, P. K., Cowie, H., Blades, M. (2001). Compreender o desenvolvimento da criança. Instituto Piaget: coleção Horizontes Pedagógicos.
Troadec, B. & Martinot, C.(2009). O desenvolvimento cognitivo: Teorias atuais do pensamento em contextos. Lisboa: Instituto Piaget.
Vandenplas-Holper, C.(2000). Psicologia da idade adulta e da velhice: maturidade e sabedoria. Porto: Ed. Asa.

Bibliografia Complementar

No decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos será dada informação adicional acerca de bibliografia complementar e/ou artigos de investigação científica relevantes para a aprendizagem dos conceitos cuja aquisição se pretende. Quando tal acontecer, a mesma será disponibilizada através da plataforma moodle no sítio correspondente à unidade curricular.

Planificação Semanal

SEMANA 1 (18 e 20 de setembro)
- Semana de acolhimento aos estudantes
- Apresentação da unidade curricular em termos dos seus objetivos, conteúdos programáticos, metodologias de ensino e avaliação e planificação
- Introdução ao estudo da Psicologia do Desenvolvimento: eixos orientadores de análise

SEMANA 2 (25 e 27 de setembro)
- 1. Psicologia do desenvolvimento enquanto disciplina científica: objeto e método de estudo
- 2. Determinantes biológicos e ambientais do desenvolvimento e interacionismo epigenético

SEMANA 3 (2 e 4 de outubro)
- 3. Desenvolvimento fetal e neonatal: trajetórias normativas e fatores determinantes

SEMANA 4 – 5 (9 a 18 de outubro)
- 4. Desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância

SEMANA 6 (23 e 25 de outubro)
- 8. Intervenção sócio-educativa para promoção do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital: realização de visita de estudo (data condicionada em função da disponibilidade da instituição para o seu acolhimento)
- Realização do 1º mini-teste (25 de outubro de 2017)

SEMANA 7 – 8 (30 outubro a 8 de novembro)
- 5. Adolescência enquanto etapa desenvolvimental: normatividade e psicopatologia

SEMANA 9 – 10 (13 a 22 de novembro)
- 6. Psicologia do desenvolvimento do adulto:
- O “adulto emergente” (J. Arnett)
- Processos de estabilidade e mudança ao longo da adultez

SEMANA 11 (27 e 29 de novembro)
- 8. Intervenção sócio-educativa para promoção do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital: realização de visita de estudo (data condicionada em função da disponibilidade da instituição para o seu acolhimento)
- Realização do 2º mini-teste (29 de novembro de 2017)

SEMANA 12 – 14 (4 a 20 de dezembro)
- 7. Desenvolvimento no idoso: especificidades, défices e intervenção
- 8. Intervenção sócio-educativa para promoção do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital: realização de visita de estudo (data condicionada em função da disponibilidade da instituição para o seu acolhimento)

SEMANA 15
- Realização do 3º mini-teste (3 de janeiro de 2018)

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de aprendizagem 1. Conhecer os principais modelos descritivos e explicativos do desenvolvimento humano, distinguindo e avaliando as teorias que endossam o determinismo biológico, o determinismo ambiental, o interacionismo epigenético e o contextualismo ecológico/sistémico será concretizado pelos conteúdos programáticos 1 e 2; o objetivo de aprendizagem 2, 3 e 4 serão concretizados pela globalidade dos conteúdos programáticos de 3 a 7; o objetivo de aprendizagem 5.Compreender e avaliar a dinâmica dos fatores determinantes do desenvolvimento em diferentes indivíduos e contextos, sob o signo da intervenção socioeducativa vê a sua especial concretização no conteúdo programático 8, relativo à “Intervenção sócio-educativa para promoção do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital”.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Dado julgar-se essencial para a concretização dos objetivos propostos, o contacto, não apenas com os pilares teóricos centrais da psicologia do desenvolvimento, mas também o confronto com os desafios da prática sócio-educativa ao longo do ciclo vital, que marcará o futuro profissional destes estudantes, a realização de visitas de estudos a diferentes instituições será uma das metodologias centrais adoptadas. As aulas expositivas, a realização de exercícios de exploração de leitura, a visualização de vídeos e a realização de exercícios de aplicação de conhecimentos será também uma constante no auxílio da concretização da globalidade dos objetivos propostos. O uso de demonstrações será particularmente importante na concretização do objetivo relativo à identificar as características normativas das trajetórias de desenvolvimento em contraste com algumas perturbações desenvolvimentais.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
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