Como chegar
|
Contactos

Psicologia da Motivação 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar as bases biológicas da motivação humana;
- Analisar a importância da motivação na orientação do comportamento;
- Comparar o conceito de motivação com outros conceitos de natureza psicológica;
- Enumerar as diferentes teorias psicológicas da motivação, reconhecendo os seus pressupostos fundamentais;
- Demonstrar a transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica;
- Conhecer, selecionar e aplicar diferentes medidas de avaliação da motivação humana consoante as especificidades do contexto;
- Promover a motivação em diferentes domínios de ação psicológica.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos alusivos às unidades curriculares de Psicologia da Cognição 1, História da Psicologia e Biologia Humana.
As aprendizagens efetuadas na presente unidade curricular estão em articulação e serão relevantes para a compreensão dos conteúdos programáticos da uc de Psicopatologia 1 (2º ano do plano curricular do ciclo de estudos).

Método de Ensino

A docência da unidade curricular implicará o uso de métodos de ensino/aprendizagem que envolverão aulas expositivas; exploração da leitura; sebentas; exercícios de conhecimento; desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento; trabalhos de grupo e de campo; orientação tutorial; investigação; debate; e aulas abertas.
Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projector de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. Sistemas motivacionais
1.1. Bases biológicas da motivação humana

2. Motivação enquanto processo modulatório
2.1. Enquadramento conceptual
2.2. Motivação e construtos associados
2.3. Motivação como ação dirigida: sistemas de controlo e homeostasia
2.4. Fatores de motivação do comportamento humano

3. Teorias da motivação: teorias gerais e teorias organizacionais
3.1. Perspetiva comportamentalista
3.2. Perspetiva cognitivista
3.3. Perspetiva humanista
3.4. Perspetiva psicanalítica
3.5. Teoria motivacional de Maslow
3.6. Teoria motivacional de Herzberg
3.7. Teoria X e Y de McGregor

4.Transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Braver, T. S. (2016). Motivation and cognitive control. New York: Routledge

-Gleitman, H., Fridlund, A.J., & Reisberg, D. (2007). Psicologia (7ª edição). Fundação Calouste Gulbenkian. Serviço de Educação e Bolsas.

-Goleman, D. (2010). Trabalhar com inteligência emocional. Temas e Debates.

- Kressler, H. (2003). Motivate and reward: performance appraisal and incentive systems for business success. New York : Palgrave.

-Pinder, C. (2008). Work motivation in organization behavior. New York: Psychology Press.

-Sansone, C., & Harackiewicz, J. (2000). Intrinsic and extrinsic motivation : the search for optimal motivation and performance. San Diego : Academic Press.

Bibliografia Complementar

-Weiner, I.B. (2003). Handbook of Psychology. John Wiley & Sons, Inc.

No decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos será dada informação adicional acerca de bibliografia complementar e/ou artigos de investigação científica relevantes para a aprendizagem dos conceitos cuja aquisição se pretende. Quando tal acontecer a referida bibliografia será disponibilizada através da plataforma moodle no sítio correspondente à unidade curricular.

Planificação Semanal

AULA DE 2018-02-05 (Seg; 3h)
- Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos programáticos, metodologias de ensino e de avaliação e planeamento da unidade curricular.
- Apresentação dos objetivos, estrutura e parâmetros de avaliação do trabalho de grupo.
- Em que consiste a motivação humana? Brainstorming em torno do conceito de motivação humana.

AULA DE 2018-02-09 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Estudo da motivação humana: objetivos e constrangimentos.
- Definição científica de motivação e elementos constituintes de uma sequência motivacional.
- Aplicação da metodologia Think-Pair-Share para concretização dos conteúdos programáticos anteriormente referenciados.

AULA DE 2018-02-16 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Exploração dos elementos constituintes de uma sequência motivacional: tipos de motivos e objetivos; importância dos objetivos para a ativação e orientação do comportamento humano.
- Realização de exercícios práticos.

AULA DE 2018-02-19 (Seg; 3h)
- Sentimento de frustração e seu significado.
- Diferentes respostas individuais perante o estado de frustração: agressividade, racionalização, regressão, resignação, transferência, compensação, fuga, projeção e integração (visualização de vídeo).
- Realização do exercício prático: “O serão frustrado”.

AULA DE 2018-02-20 (Ter; 2h)
- Características das pessoas com elevada motivação.
- Bases biológicas da motivação humana.
- Noção de homeostase.

AULA DE 2018-02-23 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Revisão dos conteúdos programáticos lecionados até ao momento: implementação do jogo promotor da aprendizagem Kahoot e esclarecimento de dúvidas.
- Transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica: aula aberta "Potencialidades do Jobshadowing na abordagem exploratória da realidade profissional", realizada pela Prof. Doutora Inês Nascimento (FPCE-UP), 13h30-15h.

AULA DE 2018-02-26 (Seg; 2h)
- Realização do primeiro mini-teste para avaliação de conhecimentos (1º elemento de avaliação).

AULA DE 2018-02-26 (Seg; 3h)
- Aula de apoio tutorial para a realização dos trabalhos de grupo (ponto de situação quanto aos inquéritos realizados, análise dos artigos selecionados pelos diferentes grupos de trabalho e estruturação acompanhada do enquadramento teórico dos trabalho).

AULA DE 2018-02-27 (Ter; 2h)
- Especificidades das teorias psicológicas gerais e das teorias organizacionais da motivação humana.
- Pressupostos da perspetiva comportamentalista e sua importância para a compreensão da motivação humana (introdução).

AULA DE 2018-03-02 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Pressupostos da perspetiva comportamentalista e sua importância para a compreensão da motivação humana (conclusão).
- Pressupostos da perspetiva cognitivista e sua importância para a compreensão da motivação humana.

AULA DE 2018-03-05 (Seg; 3h)
- Transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica: aula aberta "A motivação na cessação tabágica: Definição e aplicação", realizada pela Prof. Doutora Fernanda Afonso (Psicóloga Clínica).

AULA DE 2018-03-09 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Pressupostos da perspetiva psicanalítica e sua importância para a compreensão da motivação humana.

AULA DE 2018-03-12 (Seg; 3h)
- Transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica: aula aberta sobre "Entrevista motivacional: procedimentos e contextos de aplicação", realizada pelo Prof. Doutor Daniel Rijo (FPCE-UC).

AULA DE 2018-03-14 (Quar; 2h)
- Entrega do trabalho de grupo (2º elemento de avaliação)
- Pressupostos gerais da perspetiva humanista e sua importância para a compreensão da motivação humana.
- Pressupostos da Teoria Motivacional de Maslow: hierarquia de necessidades.

AULA DE 2018-03-16 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Importância desta perspetiva humanista para a compreensão da motivação humana em contexto organizacional.
- Conceitos fundamentais da Teoria Bi-fatorial de Herzberg.

AULA DE 2018-03-19 (Seg; 3h)
- Conceitos fundamentais da Teoria X e da Teoria Y de McGregor.

AULA DE 2018-03-23 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Exploração orientada do artigo científico: Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-Determination Theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55(1), 68-78. DOI: 10.1037110003-066X.55.1.68
- Transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica: aula aberta do Ricardo Freire "Perfis motivacionais em jovens atletas de competição", 13h30-15h

AULA DE 2018-04-06 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica: aula aberta sobre “Motivação Académica: considerações teóricas e práticas” realizada pela Prof. Doutora Lurdes Veríssimo (Universidade Católica Portuguesa), 11h

AULA DE 2018-04-09 (Seg; 3h)
- Revisão dos conteúdos programáticos lecionados até ao momento: implementação do jogo promotor da aprendizagem Kahoot e esclarecimento de dúvidas.

AULA DE 2018-04-13 (Sex; 1.5h + 1.5h)
- Realização do segundo mini-teste para avaliação de conhecimentos (3º elemento de avaliação).

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos respeitantes aos “Sistemas motivacionais” e sub-tópicos vão ao encontro do objetivo "Identificar as bases biológicas"; os conteúdos “Motivação enquanto processo modulatório” e sub-tópicos remetem ao cumprimento dos objetivos "Reconhecer a importância da motivação na orientação do comportamento" e "Articular o conceito de motivação com outros conceitos"; os conteúdos relativos às “Teorias da motivação” relacionam-se com o objetivo "Enumerar as diferentes teorias psicológicas da motivação, reconhecendo os seus pressupostos fundamentais"; os objetivos "Reconhecer a transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica", “Selecionar e conhecer diferentes medidas de avaliação da motivação humana consoante as especificidades do contexto” e "Promover a motivação em diferentes domínios de ação psicológica" associam-se à exploração dos conteúdos respeitantes à “Transversalidade da motivação

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O recurso a métodos expositivos de ensino complementados com a realização de debates envolvendo a participação ativa dos estudantes através da criação de exemplos práticos que espelhem os conceitos apresentados, de exercícios de conhecimento, de exercícios de exploração de leitura e sebentas será fundamental para a concretização dos objetivos de conhecimento e análise, manifestos essencialmente na identificação das bases biológicas da motivação humana, na análise da importância da motivação na orientação do comportamento, na comparação do conceito de motivação com outros conceitos de natureza psicológica e na enumeração das diferentes teorias psicológicas da motivação, reconhecendo os seus pressupostos fundamentais. Os recursos relativos ao desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento; trabalhos de grupo e individuais; orientação tutorial; investigação; debate; e aulas abertas, serão fundamentais para a concretização dos objetivos associ

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisão  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)